Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Chega a altura de pedir ajuda :)

    Tenho no terraço do meu apartamento um abrigo de jardim que instalei à cerca de 2 anos.

    Quando comprei no Aki, sugeriram que tratasse a madeira com um produto para eliminar quaisquer "bichos" que a madeira pudesse já ter, conhecido por xelophene, e depois duas demãos de Bondex Intempérie (escolhi incolor).

    Assim fiz, antes de montar o abrigo apliquei à pistola o xelophene (deve ter sido tiro e queda para os bichos (se é que lá estavam), pois tinha um cheiro horrível, muito forte, não era capaz de aguentar sem máscara, e de seguida a 1ª demão também foi dada à pistola antes de montar, para tratar também as partes que depois de montar ficarão inacessíveis.

    A 2ª demão foi dada depois de montar, com trincha, com o intuito de, por assim dizer, "selar" as juntas.

    Pois bem, em relação ao verniz parece-me que deverá existir uma melhor solução, pois como podem ver nas fotos, começaram a aparecer umas manchas acizentadas, como tal peço que os entendidos na matéria façam o favor de me ajudar, se possível, a escolher uma melhor solução para tratar a madeira do abrigo.

    Estou agora a pedir ajuda porque sei que está na altura, o Bondex Intempérie deve ser aplicado ano sim, ano não.

    Acho que agora existe um produto novo da Bondex, que é o Bondex ADN, ouvi dizer que é melhor, mas pronto, agradeço sugestões.

    Aqui ficam algumas fotos das manchas e dos produtos que apliquei à 2 anos.

    Abrigo1

    Abrigo2

    Abrigo3

    Abrigo4

    Xelophene

    Bondex
  2.  # 2

    As manchas cinzentas é mesmo a madeira a começar a apodrecer...
  3.  # 3

    Colocado por: tiagofz6nAs manchas cinzentas é mesmo a madeira a começar a apodrecer...


    :(

    obrigado pela sua resposta, o que fazer neste caso?

    impressionante que gastei mais de 600 euros a tratar todas as peças e mesmo assim...

    só mais tarde é que soube onde podia mandar tratar a madeira (aquele tratamento que dá um aspecto esverdeado à madeira, que penso ser o melhor e mais eficaz), senão tinha sido essa a solução, mesmo que fosse mais caro, pelo menos ficava descansado.

    já me lembrei de isolar tudo por fora, mas teria sempre de voltar a dar algum tratamento antes de isolar, até porque durante o verão, dentro do abrigo fica muito quente.
  4.  # 4

    Esse tratamento esverdeado é autoclave e apenas protege contra o bicho da madeira e outras pragas, assim como o xylophene. Mas não impede que a madeira apodreça.

    Já o Bondex, esse sim é uma boa protecção, mas eu aconselho a aplicar anualmente e não, ano sim ano não.
    O maior problema aqui é a qualidade das madeiras, que vão mesmo continuar a apodrecer. É irreversível.

    Agora para isso durar mais uns tempos não é má ideia voltar a dar Bondex mas, se arranjar outra forma de isolar tudo por fora como disse talvez seja melhor, dependendo do que tem em mente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  5.  # 5

    Colocado por: tiagofz6nEsse tratamento esverdeado é autoclave e apenas protege contra o bicho da madeira e outras pragas, assim como o xylophene. Mas não impede que a madeira apodreça.

    Já o Bondex, esse sim é uma boa protecção, mas eu aconselho a aplicar anualmente e não, ano sim ano não.
    O maior problema aqui é a qualidade das madeiras, que vão mesmo continuar a apodrecer. É irreversível.

    Agora para isso durar mais uns tempos não é má ideia voltar a dar Bondex mas, se arranjar outra forma de isolar tudo por fora como disse talvez seja melhor, dependendo do que tem em mente.


    o que me estava agora a lembrar era de "raspar" com uma plaina (ou lixar) a parte cinzenta, voltar a tratar, talvez com bondex ADN que me disseram ser mais recente e melhor, e então depois isolar pelo exterior.

    Quanto ao isolamento, o que me estava a ocorrer seria bi-painel em alumínio ou pvc, neste caso bastava chapa só de um lado, na minha área usa-se com chapa dos dois lados para fazer portas lisas sem luminosidade, mas neste caso talvez não fosse necessário.

    Comprei aquilo como sendo Pinho nórdico, mas se calhar de nórdico tem pouco...
  6.  # 6

    Colocado por: two-rokPois bem, em relação ao verniz parece-me que deverá existir uma melhor solução, pois como podem ver nas fotos, começaram a aparecer umas manchas acizentadas, como tal peço que os entendidos na matéria façam o favor de me ajudar, se possível, a escolher uma melhor solução para tratar a madeira do abrigo.


    De uma espreitadela neste tópico.
    https://forumdacasa.com/discussion/17847/oleo-teca-ou-impregnante-aquoso/#Item_18
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  7.  # 7

    Sim deve lixar não só as partes cinzentas mas tudo antes de voltar a dar bondex.
    Quanto ao isolamento parece-me bem. Neste momento qualquer coisa que impeça a madeira de apanhar mais água ajuda. Eu se calhar punha a tal chapa só na parte de traz e de lado, já que a frente com o beirado até tem algum resguardo. Ou então na frente punha só da janela para baixo. E encostava a chapa aqueles topos saídos, em pormenor na 3ª imagem, o que iria deixar uma caixa de ar.

    A madeira até deve ser mesmo pinho nórdico visto que o nacional tem mais nós e a casquinha tem um pouco menos e é mais branca. O problema é a secagem da madeira mal feita. É atar, encher e por ao fumeiro, se é que me entende.
    Os preços a que vendem esses abrigos e outros do género são absurdos! Em alguns casos não sei bem se chegava só para comprar o material, em condições, e fazer eu tudo. Portanto eles têm que rentabilizar a coisa o mais possível, e ter madeira a secar anos a fio certamente que não é opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo16062021ETICS homem Etics..porra!!


    Preços?

    Colocado por: LucilioDe uma espreitadela neste tópico.
    https://forumdacasa.com/discussion/17847/oleo-teca-ou-impregnante-aquoso/#Item_18


    Essas soluções são superiores ao bondex ADN?
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021Quantos m2 ?


    Talvez uns 30m2
  10.  # 10

    Colocado por: Anonimo16062021Fica por volta dos 900€..isto é se o two-rok for benfiquista :-)


    Com ou sem montagem?
    Com ou sem IVA?

    PS: Se fosse portista tinha desconto? :P
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo16062021Não tem desconto..mas sim mais 50% de acréscimo


    Folgo em saber :P

    Quanto ao resto, falaremos quando aplicar o bondex adn.


    PS: obrigado pela atenção
  12.  # 12

    E já agora umas febras :)
    Concordam com este comentário: two-rok
  13.  # 13

    Colocado por: ?petróleo

    óleo linhaça


    Pode explicar melhor?

    mistura-se os dois produtos? em que proporção?

    qual a duração desse tratamento?
  14.  # 14

    Colocado por: Anonimo16062021
    Depende que tipo de febras:-)


    Das melhores :)
  15.  # 15

    Colocado por: ?esses xilofenes e afins não são mais que petroleo

    então use-se a "gordura" mais fina que existe...o petróleo....para impregnar,para a dita protecção do bicho....(técnica usada pelos restauradores de móveis)


    é preciso voltar a "impregnar"? ou apenas tratar com óleo de linhaça?

    Colocado por: ?para a tratar superficialmente...um óleo natural...a linhaça...que pode ser traçada,e agora não digo com o quê..pergunte ao homem das


    lol ok.

    sr. tiagofz6n, o óleo de linhaça "traça-se" com o quê? é melhor traçar ou não traçar?
  16.  # 16

    Colocado por: tiagofz6nDas melhores :)


    Então certamente não serão aquelas de colocar na grelha, pois são muito secas... :P
  17.  # 17

    coloque oleo de motor usado - apenas para o exterior. ( vai ficar mais escuro..vai cheirar um pouco durante uns tempos,. mas e barato e funciona)
  18.  # 18

    Pois por acaso não sei mesmo.
    Mas o meu pai deve saber, parece-me que isso devem ser técnicas mais antigas.

    Só ouvi falar de óleo usado como já foi dito, petróleo, gasóleo...
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradascoloque oleo de motor usado - apenas para o exterior. ( vai ficar mais escuro..vai cheirar um pouco durante uns tempos,. mas e barato e funciona)


    E quanto tempo demoraria a secar?
    É que tenho aqui um reguila de 2 anos que não pára quieto...
  20.  # 20

    Colocado por: ?ele não sabe!!


    então diga-me você, homem de deus :P
 
0.0217 seg. NEW