Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Apesar dos inúmeros artigos neste fórum sobre o tema "solar", não encontrei nada sobre esta marca o que me deixou preocupado pois significa que, ou ninguém conhece ou as experiências não são boas...

Assim, gostaria de expor a minha situação, solicitando a ajuda/esclarecimentos possíveis:

Tenho a seguinte proposta em análise:

- Kit solar térmico de circulação forçada, com painéis da marca EZINC, modelo "superline L USB"
    - Depósito acumulador de dupla serpentina, 300 L, da marca Coballes, em aço inox aisi 316 L;
    - Caldeira a lenha para aquecimento central e apoio ao solar

Relativamente à caldeira, parece-me que vai ao encontro do que pretendo e, pelo que já li por aqui, é uma boa escolha...
    Relativamente ao depósito (que também é espanhol), parece-me bem, embora no site daquela marca não encontre depósitos de 2 serpentinas em aço inox aisi 316 l, mas sim duplex 2205... (essa questão terá de ser esclarecida com o fornecedor do orçamento).
    Relativamente aos painéis é que a situação fica muito mais complicada...pois nunca li ou ouvi falar desta marca. Depois de algumas "viagens" que fiz pelo google, parece que é uma empresa lider na Turquia, já com largos anos de experiência na fabricação de modelos solares (especialmente o termossifão) e uma das maiores da Europa, neste ramo e que está bem implementada nos EUA...

Também pude constatar que estes painéis são certificados.

Mas, quanto ao seu rendimento fiquei um pouco desiludido pois parece que têm um nível de eficiência na ordem dos 73%, o que me parece um pouco menos (quase 10 pontos percentuais) do que a maioria dos painéis mais conhecidos e considerados como "bons".

Por estas razões, gostava de saber a opinião dos entendidos (ou pelo menos mais experientes) na matéria a fim de me esclarecerem quanto a estes painéis em concreto e se a questão do rendimento é uma questão que se faz efectivamente sentir na realidade (isto é, se faz mesmo a diferença) ou não.

Agradeço desde já toda a colaboração que possam disponibilizar.

Cump.
  2.  # 2

E qual o orçamento??
    Também ando à procura de solar térmico CF.
  3.  # 3

a mim falaram-me da nau???
  4.  # 4

Colocado por: ?não é mau

Se o Sr. incógnito aprova, já não procuro mais!
  5.  # 5

Colocado por: ?se conseguir ver os equipamentos ao vivo...melhor...

Penso que existe uma instalação para os meus lados. Preços ainda não sei. Depois comento.
  6.  # 6

Colocado por: nandogoncaE qual o orçamento??
    Também ando à procura de solar térmico CF.

Neste caso em concreto, o valor não está discriminado, pois está incluída também a caldeira e respectiva instalação (tudo, ronda os 6.500 €).

Mas tenho um, que considero bastante interessante, de uma empresa que me inspira bastante confiança, com uns painéis da HUCUSOLAR (espanhóis, certificados e c/ um rendimento de 81%), com depósito de 300 L em aço inox duplex 2205, pelo preço de 4.400 €; e outro que difere apenas no depósito, que é de cobre, pelo preço de 4.700 €...

De qualquer modo, tendo em conta que o que menciono em 1.º lugar, globalmente, é mais barato, agradecia que alguém me esclarecesse sobre os factos que refiro no inicio desta "discussão" (marca EZINC e a importância da questão do rendimento nos painéis solares).

Obrigado

Cump.
  7.  # 7

Boas até agora recebi 3 orçamentos.
    2 Painéis e acumulador de 300L, Circulação forçada.
    H-solar - sem instalação - 2895€
    Rotex - Sem instalação - 3560€
    Solahart - com instalação - 3950€
    Estou à espera de mais orçamentos.
  8.  # 8

? então o inox para acumuladores é melhor que o cobre????
    O inox precisa do ânodo??
  9.  # 9

Ok, tinha uma ideia contrária.
    É que tenho uma marca que tem acumulador em cobre e pensei que fosse superior.
    Mas em comparação com aço vitrificado e cobre, qual escolhia??
    O cobre não necessita de ânodo pois não??
  10.  # 10

Estou a obter orçamentos para várias marcas.

Rotex
    Nau
    Solahart
    H-solar
    Tisun
    Solargus
    Junkers
    Vulcano
    Solius
    Rigsun
  11.  # 11

Colocado por: nandogoncaEstou a obter orçamentos para várias marcas.

Depois partilhe, S.f.f.!
  12.  # 12

Relativamente à questão dos depósitos, é bem verdade... orçamento com depósito de cobre é mais caro do que o de inox... Há quem defenda "com unhas e dentes" o cobre, porque é mais fácil de reparar (em caso de ruptura); é estanhado por dentro, salvaguardando assim o contacto com a água e a libertação de óxido (de cobre). Do outro lado do "ringue" estão os que defendem (também com unhas e dentes) o inox, por ser inócuo para a saúde humana.
    Todavia, quem não o defende, "atira" com eventuais falhas nas soldagens (ou soldaduras) as quais, não sendo bem feitas e também em inox, oxidam, originando fissuras e contaminações da AQS...
    Perante todos estes cenários (já para não falar no vitrificado e nas fissuras por mau manuseamento e choque térmico), venha cada um e escolha, esgrimindo os seus melhores argumentos (por isso é que qualquer um deles continua a ser vendido, onde influenciará, obviamente, também o preço).
    Cá por mim, que pretendo durabilidade/preço/salvaguarda da saúde , estou inclinado para o inox (como disse em cima, o depósito que me é proposto foi-me apresentado como inox aisi 316 L (apesar de eu desconfiar que seja duplex, que como a própria palavra indica é uma combinação austenítica-ferrítica, com uma grande capacidade de resistência à corrosão, segundo parece...).

Agora em relação ao título deste tópico, será que nenhum entendido deste fórum me pode esclarecer, mesmo, sobre a a marca em análise e se a taxa de eficiência dos painéis solares é assim tão decisiva para o seu efectivo rendimento, ou será apenas uma questão de pormenor, não detectável na sua utilização comum (tipo, um automóvel que chega aos 100 K/h em 8 segundos, por ex. e o outro em 12, o que no dia a dia se torna (quase) irrelevante)?
    Obrigado

Cump.
  13.  # 13

Colocado por: cargadetrabalhosDepois partilhe, S.f.f.!

Colocado por: nandogoncaBoas até agora recebi 3 orçamentos.
    H-solar -sem instalação-2895€
    Rotex -Sem instalação-3560€
    Solahart -com instalação-3950€
    Estou à espera de mais orçamentos.
  14.  # 14

Colocado por: ?e essas chegam????

Já mandei mail às marcas para indicarem representantes na minha zona, algumas não responderam...
  15.  # 15

Então como ficamos em releção aos painéis da marca EZINC?
  16.  # 16

H-solar -sem instalação/ sem iva -2895€
    Rotex -Sem instalação/ sem Iva -3560€
    Solahart -com instalação -3950€
    Solius - com instalação e iva - 3367€
    Rotex - com instalação e iva - 4500€
    Solargus - com instalação e iva - 3816€
    Junkers - com instalação e iva - 4553€
    Rigsun - com instalação e iva - 4348€
  17.  # 17

tanta escolha!!!!
  18.  # 18

Colocado por: ?
    ainda faltam muitos!!

acredito....
  19.  # 19

Até agora já recebi estes,mas estou à espera de mais, mas estou a ver que anda tudo no mesmo...
    Mediante os produtos e valores qual escolhiam??
  20.  # 20

Colocado por: nandogonca2 Painéis e acumulador de 300L, Circulação forçada.
    H-solar -sem instalação/ sem iva -2895€
    Rotex -Sem instalação/ sem Iva -3560€
    Solahart -com instalação -3950€
    Solius - com instalação e iva - 3367€
    Rotex - com instalação e iva - 4500€
    Solargus - com instalação e iva - 3816€
    Junkers - com instalação e iva - 4553€
    Rigsun - com instalação e iva - 4348€

Nau - com instalação e iva - 4009€

0.0243 seg. NEW