Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Estou a remodelar uma casa térrea e tem sido uma aventura para conseguir determinar onde e como está feito o sistema de esgotos. Já consegui saber como estava feito e tenho uma ideia de como vou fazer, mas tenho bastantes dúvidas. Tenho lido bastante sobre o tema aqui no forum, mas não encontrei respostas muito conclusivas. Não sou canalizador nem engenheiro civil, nem trolha, mas o orçamento é muito reduzido e tenho que fazer eu o trabalho. Sei que não ficará tão bem, nem cumprirá algumas das regras, mas como o sistema anterior funcionava relativamente bem, bastará uma reformulação e muita força de vontade.
    Agradeço muito toda e qualquer ajuda que me possam dar.

Cozinha:

- O lavatório é de pedra antigo e gostaria de mantê-lo, no entanto a passagem do ralo é demasiado estreita para colocar um sifão de gordura normal e vi aqui no forum que os sifões de chão não são indicados para a cozinha.
    Na cozinha apenas vou ter a saída para MLL e para o lava loiça.
    Existe algum sifão de chão que possa utilizar para ambos (género a caixa de gordura que os brasileiros usam) ?
    Ou o melhor é alargar o ralo do lava loiça e colocar um sifão directamente ? (preferia não modificar o lava-loiça)

- Da cozinha o tubo sai para o exterior onde vai para uma caixa de inspecção com tampa sifonada e daí segue para a caixa principal.
    Nestas transições exteriores posso utilizar um tubo de PEBD ou PEAD normal, desses que se compram em rolo? ou o melhor é mesmo usar o PVC?
    Será o PEBD resistente à temperatura de saida por exemplo da MLL?

- No WC, as águas cinzentas são encaminhadas para um sifão de chão (com ralo) e daí para uma caixa de passagem, já no exterior. Após a caixa de passagem é ligado ao tubo principal de descarga da sanita (ligação feita no exterior)
    Esta caixa de passagem serve para no futuro encaminhar as águas cinzentas para tratamento.

- O tubo com águas negras/cinzentas, vai desaguar na caixa principal, bem como o tubo da MLR que se encontra próximo da mesma e desagua directamente (passando por um sifão)

- A caixa principal encontra-se neste momento justamente por cima de um tubo de queda onde desaguam os outros tubos. Esse tubo desce aprox. 2 metros e provavelmente estará roto na extremidade porque aparece bastante água na parede de uma espécie de cave que fica contigua com o tubo.
    Ao que pecebo o sistema não tem ventilação.
    Penso fazer uma nova caixa, em que o tubo de saída atravessa para dentro da parede da "cave", desactivando o outro tubo que estará roto. Penso também colocar um tubo de ventilação a derivar desse tubo de queda, antes da caixa principal. Estarei a pensar bem ?

Vou fazer todo o sistema com tubos de PVC (excepto, se possivel , entre caixas) com união com O-ring. Esta é a melhor opção qualidade preço? ou o de colar é melhor?

Para o tubo de saida da sanita utiliza-se 90 ou 110 mm?

Muito obrigado

Um abraço
  2.  # 2

Estive a fazer um esquema muito redimentar para que se perceba melhor.
      esgotos_geral_basico.jpg
  3.  # 3

Acho essa instalação muito confusa e não consegui perceber as suas intenções. Pretende tratar todas as águas? Aquela a que chama caixa principal é a Caixa Ramal de Ligação (de onde sai a ligação ao colector público)?
  4.  # 4

Obrigado pelos vossos comentários. Pelo menos 2 questões já ficam resolvidas :).
    Ambos o ? e o JCardoso já me têm ajudado bastante e vejo que pelos vistos continuam... muito obrigado

Caro JCardoso,

Apenas pretendo tratar as águas cinzentas (cozinha, banheira, lavatório e bidé), no entanto apenas o farei no futuro. Abaixo envio o esquema com pequenos ajustes. A caixa a tracejado será parte do sistema futuro de reciclagem das ditas águas. Neste momento, o objectivo é fazer as coisas normalmente (a descarregar para o colector publico), mas deixando tudo preparado para no futuro fazer a ligação para recliclagem das águas (tamponando a ligação que vou fazer agora).

A caixa que chamo de principal é a caixa de onde sai o tubo que irá ligar ao colector publico. - penso que seja a "caixa de ramal de ligação"
    No entanto esse tubo desce ao longo de uma parede enterrada (parede de um curral) e depois, pelo que percebo estende-se ao longo do curral antes de sair da propriedade.
    Na passagem pelo curral o tubo recebe escoamento de mais 2 ou 3 ralos.

Para tentar explicar melhor, o terreno faz uma espécie de socalco, sendo a caixa principal na parte superior e o piso do curral na parte inferior.

Envio também o esquema da parte da caixa/curral em corte para tentar explicar melhor. A parte dentro da elipse a tracejado apenas presumo que seja assim dado que no curral entra alguma água pela parede na zona onde estará o tubo. De qualquer modo a ideia era passar o tubo para dentro do curral, atravessando a parede, para não voltar a ter estes problemas.
    A parte restante no chão do curral ficará para depois.

Uma vez mais obrigado pela vossa ajuda.
      esgotos_geral_basico2.JPG
  5.  # 5

corte
      caixa esgoto - corte.JPG
  6.  # 6

Ninguem tem opinioes???
  7.  # 7

Sem analisar profundamente, a primeira coisa que me parece incorrecta é as ligações em forquilha e as ligações sifão/sifão.
  8.  # 8

caro tenazes respondendo á sua questão peço desculpa mas não tenho opiniões, pois isso que apresenta ai não é nada, no entanto deve andar por ai o não me lembro agora, talvez o possa ajudar
  9.  # 9

Pensei que já tinha respondido, não sei o que aconteceu. Amanhã dou-lhe a minha opinião.
  10.  # 10

- No WC, as águas cinzentas são encaminhadas para um sifão de chão (com ralo) e daí para uma caixa de passagem, já no exterior. Após a caixa de passagem é ligado ao tubo principal de descarga da sanita (ligação feita no exterior)

Não devia, deve ligar directamente à caixa.

Não estou a ver a necessidade da "caixa de passagem". Para já ligue directamente à caixa a que chama principal; deixe feita a ligação (tamponada por enquanto) para a futura recolha e tratamento. Se o esquema que mostra é fiel à realidade então falta aí a ventilação da caixa que recolhe as águas da cozinha - suponho ser a caixa da rede mais a montante.
    (Em princípio a CRL não é essa, será a que está no limite do terreno e de onde é feita a ligação ao colector público)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  11.  # 11

Não devia, deve ligar directamente à caixa.

Obrigado, vou fazer isso, assim até fica mais simples :)

Não estou a ver a necessidade da "caixa de passagem". Para já ligue directamente à caixa a que chama principal; deixe feita a ligação (tamponada por enquanto) para a futura recolha e tratamento.

O propósito da caixa de passagem é para que possa depois abrir a passagem para tratamento e tamponar a ligação á "caixa principal" sem ter que partir o chão, visto que no compartimento anexo ao WC vou colocar tijoleira. Estava a ver alguma outra forma de fazer isto? como estava a considerar trocar o tampão?

Se o esquema que mostra é fiel à realidade então falta aí a ventilação da caixa que recolhe as águas da cozinha - suponho ser a caixa da rede mais a montante.

A ventilação da "caixa principal" não é suficiente só por si? é que a caixa da cozinha fica numa zona em que não é nada fácil fazer a ventilação. Se for mesmo necessário lá terei que arranjar forma.

(Em princípio a CRL não é essa, será a que está no limite do terreno e de onde é feita a ligação ao colector público)

Este sistema de esgoto é bastante antigo (mas já tem os tubos em plástico) e penso que tenha sido feito "a olho". Será possivel que não exista essa caixa?, é que depois do curral é quintal e não encontro mais caixas em lado nenhum. No fundo do quintal sei que passa um tubo enterrado num local que foi uma espécie de ribeiro, poderá passar ai o tubo de esgotos?

Obrigado!!!!

Abraço
  12.  # 12

Upsss, os "quotes" ficaram um pouco baralhados, mas acho que dá para perceber :)
  13.  # 13

Boa tarde a todos,

Este tópico "morreu" entretanto e eu acatei as dicas e fui fazendo as valas e a preparar as caixas...
    Surgiu-me agora a dúvida se é aconselhável colocar tubos de PVC enterrados no exterior (entre caixas), segundo li são mais susceptiveis de rachar que os de PEAD/PEBD. A profundidade das valas vai de 0,5 m a 0,8m e o diametro maximo dos tubos é de 110 mm. Sei que no geral toda a gente utiliza o PVC, mas não seria melhor o PEAD ou PEBD (desse preto com risca azul), por exemplo? (falamos de aguas cinzentas e pluviais, na saida da sanita penso meter PVC, mas também ica a 1,5 m da caixa)

Outras questões:

Relativamente à ventilação da caixa principal, em vez de derivar do tubo de saida, por questoes de espaco vou ter que colocar a sair directamente da caixa. Terá alguma influencia na eficácia da ventilação?

Nas MLR/MLL posso colocar um sifão de chão? ou corre o risco de entupir com os detritos? Vou colocar a saida diam. 40mm

No lava loiças penso colocar um sifao de bancada. È o mais indicado? ou entope muito? Qual a melhor solução? no brasil usam caixas de gordura que me parecem bastante boas, mas aqui não consigo encontrar...

Penso colocar um ralo de chão sifonado no WC e outro na zona onde vai ficar a MLR. Será que vai sair cheiro? ou a ventilação da caixa principal será suficiente? (naturalmente há sempre o risco da água do sifão do ralo secar dado que não serão utilizados requentemente)

Desculpem tantas duvidas, provavelmente muitas destas coisas são burrice minha e pensar de mais nas coisas. Estou mesmo em vias de ter esta parte concluida e toda a ajuda é bem vinda...

obrigado e um abraço
  14.  # 14

Boa noite o projecto esta bem explicito mas a distancia que tem da cozinha ate a caixa e enorme e vai trazer-lhe problemas!

Estou disponível para uma visita ao local a fim de lhe explicar melhor como fazer mas o melhor e por tudo novo em PVC!

O orçamento é grátis

Para marcar visita contactar: Pedro Fialho

Telm: 912317137

Sem ourtro assunto

Melhores Cumprimentos
  15.  # 15

Boa tarde,

Obrigado pelo seu comentario, mas já vem tarde. Tenho as caixas já praticamente todas feitas, usei PVC para fazer as ligaçoes, num caso de 90 e nos restantes de 110. Relativamente à caixa da cozinha, acho que tem toda a razão, por isso acabei por construir uma caixa de gordura logo à saida da cozinha e dai é que é feita a ligação para a outra caixa.

Se quiser dar mais dicas, agradeço...toda a ajuda é bem vinda

0.0198 seg. NEW