Iniciar sessão ou registar-se
    • Ornels
    • 20 junho 2011 editado

# 1

Boa Tarde!

Estou numa situação que não percebo a razão!
    No ano 2010 mês de Julho vendi a minha casa e paguei a divida ao banco...o restante dinheiro coloquei-o no banco! Tinham me informado que durante 3 anos tinha que o gastar ou então pagaria um X as finanças. No IRS deste ano isso tudo foi colocado, e não sei o que se passa que já por 2 vezes recebo carta das finanças a falar sobre a morada onde vivo que não coincide com a do imóvel. Já fui as finanças e está tudo certo, pois vendi a minha casa mas estou no mesmo sitio a viver, a casa da minha mãe é ao lado da que eu vendi e é la que estou a viver neste momento... Hoje tornei novamente a receber mais uma carta das finanças a falar da mesma coisa, da morada que não coincide. Já aconteceu está situação alguém? Alguém sabe me explicar?

É verdade que tenho 3 anos para gastar esse dinheiro para as finanças não ficar com nenhum?
    Ou mesmo comprando algo com esse dinheiro neste momento as finanças tem o direito de ficar com X dinheiro???
    É porque estou a pensar neste momento a comprar um apartamento, e já me disseram que mesmo comprando as finanças ficam com X de €.

Pois ando baralhada e não sei o que fazer! Se for para pagar as finanças ainda é uma boa quantia de €!
  1.  # 2

olà,
    Primeiro é preciso saber se de facto houve lugar a mais valias na venda da sua casa, se sim tem um determinado período de tempo para as aplicar na compra de um outro imóvel para que não sejam taxadas... Parece-me que é assim. No entanto não percebo o que essa questão tem a aver com a morada. Quanto às mais valias há um cálculo que se faz para determinar se as houve ou não, depende do ano em que comprou o imóvel (quociente de desvalorização) e dos valores pelos quais comprou e depois vendeu.
    Espero ter ajudado um bocadito!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ornels
    •  
      FD
    • 20 junho 2011

# 3

Colocado por: OrnelsAlguém sabe me explicar?

Eu não sei explicar mas suponho que seja uma comunicação automática ou seja, ninguém decide que lhe vai enviar uma carta, é um programa informático que o faz.

Colocado por: OrnelsÉ verdade que tenho 3 anos para gastar esse dinheiro para as finanças não ficar com nenhum?

Desde que a casa que vendeu fosse habitação própria e permanente e desde que invista tudo, tem 3 anos para reinvestir de forma a não ter que pagar nada às finanças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ornels
  2.  # 4

Colocado por: SofiaPaulaolà,
    Primeiro é preciso saber se de facto houve lugar a mais valias na venda da sua casa, se sim tem um determinado período de tempo para as aplicar na compra de um outro imóvel para que não sejam taxadas... Parece-me que é assim. No entanto não percebo o que essa questão tem a aver com a morada. Quanto às mais valias há um cálculo que se faz para determinar se as houve ou não, depende do ano em que comprou o imóvel (quociente de desvalorização) e dos valores pelos quais comprou e depois vendeu.
    Espero ter ajudado um bocadito!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ornels

Obrigada desde já pela sua atenção!
    Hoje estive na finanças para tentar resolver o problema...o senhor la esteve alterando no IRS algumas coisas para ver se era algo de errado escrito! Agora vou aguardar!
    Perguntei nas finanças, e sim tenho 3 anos para investir o resto do dinheiro que ficou da venda!

Vendi o imóvel vai fazer em Julho um ano, paguei a divida ao banco e o restante que ficou esta na minha conta que é para eu investir num outro imóvel...

Colocado por: FD
    Eu não sei explicar mas suponho que seja uma comunicação automática ou seja, ninguém decide que lhe vai enviar uma carta, é um programa informático que o faz.

Desde que a casa que vendeu fosse habitação própria e permanente e desde que invista tudo, tem 3 anos para reinvestir de forma a não ter que pagar nada às finanças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ornels

Obrigada pela sua atenção!
    O senhor das finanças me disse o mesmo...que é uma comunicação automática!
    Sim era uma habitação própria e permanente! O restante € é para investir tudo num outro imóvel!
    • adan
    • 21 junho 2011

# 5

Veja se o que aconteceu foi isto:

https://forumdacasa.com/discussion/11679/irs-e-construcao/#Item_4

Pois a mim foi exctamente isso... e a mensagem de erro das FINANÇAS era a mesma (H66)...
  3.  # 6

Colocado por: adanVeja se o que aconteceu foi isto:

https://forumdacasa.com/discussion/11679/irs-e-construcao/#Item_4

Pois a mim foi exctamente isso... e a mensagem de erro das FINANÇAS era a mesma (H66)...

Obrigada desde já pela sua atenção!
    Parece ser um erro electrónico, pois também o chefe das finanças onde vivo não está a perceber a razão...mas o meu caso é diferente do seu, o erro é que parece ser mais ou menos igual!! Enfim!
  4.  # 7

Recebi o seguinte email antes de me enviarem a carta para casa:
    Caro(a) contribuinte,

Na sequência do procedimento de liquidação das declarações de IRS, relativas ao ano de 2010, a sua declaração de rendimentos Modelo 3 com a identificação J0225/ 30 , foi seleccionada para análise pelo que brevemente lhe será remetida, via CTT, uma notificação dando-lhe conhecimento da(s) situação(ões) a ser(em) verificada(s) pelos serviços da Direcção-Geral dos Impostos bem como dos procedimentos a adoptar tendo em vista a resolução da(s) mesma(s).

Mais se informa que a(s) referida(s) situação(ões) se encontra(m) desde esta data já perfeitamente identificada(s) na sua área pessoal do site do Portal das Finanças, disponível em www.portaldasfinancas.gov.pt, na opção Consultar / Divergências. Através desse site poderá substituir a declaração ou enviar por via electrónica os esclarecimentos que entenda serem oportunos tendo em vista a eventual resolução da(s) questão(ões) em análise.

Com os melhores cumprimentos,

O Director-Geral dos Impostos,
    José António de Azevedo Pereira.
  5.  # 8

Olá Boa Tarde!
    Pensei que o meu problema já estava resolvido mas acabei de receber um outro email das Finanças que diz o seguinte:

Caro(a) contribuinte,

Na sequência do procedimento de liquidação das declarações de IRS, relativas ao ano de 2010, a sua declaração de rendimentos Modelo 3 com a identificação J0240/ 57 , foi seleccionada para análise pelo que brevemente lhe será remetida, via CTT, uma notificação dando-lhe conhecimento da(s) situação(ões) a ser(em) verificada(s) pelos serviços da Direcção-Geral dos Impostos bem como dos procedimentos a adoptar tendo em vista a resolução da(s) mesma(s).

Mais se informa que a(s) referida(s) situação(ões) se encontra(m) desde esta data já perfeitamente identificada(s) na sua área pessoal do site do Portal das Finanças, disponível em www.portaldasfinancas.gov.pt, na opção Consultar / Divergências. Através desse site poderá substituir a declaração ou enviar por via electrónica os esclarecimentos que entenda serem oportunos tendo em vista a eventual resolução da(s) questão(ões) em análise.

Com os melhores cumprimentos,

O Director-Geral dos Impostos,
    José António de Azevedo Pereira.

0.0141 seg. NEW