Iniciar sessão ou registar-se
    • vlg
    • 20 junho 2011 editado

     # 1

    Estamos a construir uma moradia, no entanto está a ser difícil escolher, na parte da carpintaria - portas, rodapés e roupeiros - o tipo de madeira. Queríamos colocar também como revestimento das escadas interiores cerâmica ou alguma pedra branca e os "espelhos" das escadas À cor da madeira escolhida. O nosso objectivo era ter madeira escura, muito escura, pois o piso será branco e queremos apostar na decoração em tons de preto e branco. Indicaram-nos a sucupira, em substituição do Wengué, pois fica mais económico, a madeira é igualmente boa e faz o mesmo efeito. Estamos mesmo sem saber o que fazer, pois nunca vimos a sucupira aplicada em casas...
    Será que alguém nos pode ajudar, dando a sua opinião?
    Muito obrigada...
  1.  # 2

    se esta preocupado com o preço... tem sempre o carvalho, com uma velatura castanho escuro. soluçao mais barata de imitaçao de WENGUE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vlg
  2.  # 3

    Correcto e afirmativo Sr. Arq. :-)
    O carvalho escurecido fica mais barato e é o mais parecido com o Wengue.

    Mas a questão dos preços só se aplica no que for mesmo em madeira maciça. Ou seja, se as portas não forem maciças (que deve ser o caso), assim como as aduelas e rodapés, que podem ser contraplacado marítimo folheado no caso das aduelas e casquinha ou MDF folheado no caso dos rodapés, o preço não deve ser muito diferente. Já para não falar nos roupeiros que devem ser chapa de aglomerado folheado ou laminado.
    Mas isto sou eu a falar sem saber... até pode ser tudo madeira maciça...
    Sabe se é?

    Quanto à estética eu pessoalmente adoro a madeira de Sucupira. Quem gosta dos veios do carvalho mas prefere uma madeira mais escura, em principio deve gostar também.
    Posso tentar arranjar umas fotos de uma moradia que fiz em Sucupira mas não prometo nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vlg
  3.  # 4

    Colocado por: vlgO nosso objectivo era ter madeira escura, muito escura

    então é claramente wengue.
    sucupira é mais castanha.

    tem razão em relação ao carvalho com velatura, mas tem de ser preto para ficar à cor do wengué.

    a foto não tem muita definição (telemovel fraco), portas e aros em wengue.
    2ªa foto tudo sucupira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vlg
      Imagem(29) (1).jpg
      IMAGE_074.jpg
    • vlg
    • 20 junho 2011

     # 5

    Obrigado a todos pelas respostas e sugestões. A informação que o carpinteiro nos diz é que essas velaturas à cor ficam muito dispendiosas, que de facto a sucupira é mais económico. Mas realmente , apesar de bonita a sucupira parece-nos bastante acastanhada para o piso branco e mobiliário preto. Acham que estéticamente fica bem?
  4.  # 6

    Sucupira sem duvida......se não tiver ainda o mobiliário poderá sempre ajustar a côr adequada aos espaços....se gostar de portas, aros e rodapés mais claros e não quiser gastar o valor de um lacado, poderá optar por madeira de carvalho com decapê branco, fica lindissimo......branco ou outra côr....fica com os veios da madeira, mas com côr....Espero ter ajudado
  5.  # 7

    Colocado por: tiagofz6nCorrecto e afirmativo Sr. Arq. :-)
    O carvalho escurecido fica mais barato e é o mais parecido com o Wengue.

    Mas a questão dos preços só se aplica no que for mesmo em madeira maciça. Ou seja, se as portas não forem maciças (que deve ser o caso), assim como as aduelas e rodapés, que podem ser contraplacado marítimo folheado no caso das aduelas e casquinha ou MDF folheado no caso dos rodapés, o preço não deve ser muito diferente. Já para não falar nos roupeiros que devem ser chapa de aglomerado folheado ou laminado.
    Mas isto sou eu a falar sem saber... até pode ser tudo madeira maciça...
    Sabe se é?

    Quanto à estética eu pessoalmente adoro a madeira de Sucupira. Quem gosta dos veios do carvalho mas prefere uma madeira mais escura, em principio deve gostar também.
    Posso tentar arranjar umas fotos de uma moradia que fiz em Sucupira mas não prometo nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vlg

    Para mim já está esclarecido, pois já fez a divisão entre maciço e partículas, o resto são pormenores.
    Se quer uma madeira escura terá que optar pelo Wengue. Mas a Sucupira para mim é mais bonita, a cor não é tão homogénea, tem mais nuances de tonalidades e com o tempo vai oxidar, ficando mais escura.
    Hoje em dia já encontra estas duas madeiras com facilidades, tanto nos aros e portas, rodapés, pavimentos e em chapas com acabamento de folha natural ou de imitação ( melaminicos e termolaminados ). Não é por aqui que vai encontrar dificuldades. Nos maciços, na sucupira tem sempre mais facilidades de encontrar madeiras com secções diferentes.
    Não concordo quando dizem que o carvalho com velatura fica mais barato. Por experiência própria é ao contrário, e depois nem é peixe, nem é carne. Ás vezes fica uma cagada, peço desculpa pelo termo empregue, mas é a pura verdade. Para quem é muito séptico como eu, é só fazer as contas à madeira de carvalho, depois à velatura e à mão de obra de envernizar mais uma vez, é só a somar.
    No meu caso particular, gosto mais da sucupira, mas gostos não se discutem, educam-se.

    Leitão
  6.  # 8

    No caso de ser aduelas e rodapés em madeira maciça fica mais barato dar uma velatura no carvalho do que fazer em madeira de Wengue. Mais barato que essas duas opções é fazer em Sucupira.

    Agora o mais normal é que as aduelas sejam em contraplacado marítimo, mdf ou outro mas folheado.
    Nesse caso é mais caro dar velatura no folheado de carvalho. Sai mais barato o folheado de Wengue e mais barato ainda o de Sucupira, mas sem diferenças muito grandes(entre folheados). Também não convém esquecer que há folheado de Wengue compósito e normal.

    Imagem wengue normal:
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ad/Wengefurn.jpg

    Imagem wengue compósito:
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d9/Wenge01.jpg

    É verdade que as velaturas às vezes ficam uma cagada.
    Não ficam uniformes, ficam com manchas, há peças que parece que levaram mais cor que outras, etc...
    Eu também não gosto.

    Agora se a decoração a preto e branco fica bem com a sucupira, já vai da opinião de cada um.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vlg
    • vlg
    • 24 junho 2011

     # 9

    Outra dúvida que temos é, se em termos estéticos deveríamos optar pelo mesmo tipo de piso, cerâmica branca, no 2º piso, dos quartos, ou outra cerâmica, como tinhamos pensado inicialmente - cerâmica a imitar carvalho branco da cinca...
  7.  # 10


    Quanto à estética eu pessoalmente adoro a madeira de Sucupira. Quem gosta dos veios do carvalho mas prefere uma madeira mais escura, em principio deve gostar também.
    Se quer uma madeira escura terá que optar pelo Wengue. Mas a Sucupira para mim é mais bonita, a cor não é tão homogénea, tem mais nuances de tonalidades e com o tempo vai oxidar, ficando mais escura.
    No meu caso particular, gosto mais da sucupira, mas gostos não se discutem, educam-se.

    Leitão


    Eu pessoalmente gosto da sucupira. Transmite a sensação de conforto.
    Os acabamentos de "preto e branco" cansam depressa.

    Cmps
  8.  # 11

    Eu referia-me a conforto visual.
  9.  # 12

    Eu tenho tudo em sucupira!
    Acho uma côr e textura bastante bonita.
    Agora exige é umas 2 boas camadas de tapaporos. Bem dadas... a Sucupira é muito fibrosa... e são muitos os veios para tapar!
      111.jpg
      29.jpg
      34.jpg
  10.  # 13

    Colocado por: ?
    eu sei.....por isso eu disse....



    algo que não tem muito a ver com este tópico, mas o ? conhece a Schuco?
  11.  # 14

    ?

    Quando me refiro a conforto visual, dou-lhe este exemplo: tem uma parede pintada de verde-alface e outra cor de laranja. O que sente em relação a uma e outra?

    Uma madeira de cor preto e outra de castanho, concerteza que o efeito será diferente de uma e outra.

    jfsmoreira

    exclente, o aspecto do soalho e escada!!!

    Cmps
  12.  # 15

    Como sempre, só fala com sabedoria sobre tubos e artigos sanitários!!!
  13.  # 16

    eu não uso, apenas prescrevo ou recomendo.
    Esta discussão a dois não faz sentido.
    Espero mais opiniões!!!
  14.  # 17

    Boa tarde,

    E sucupira com decape branco/cinzento escuro, alguém tem esta solução ou com outro tipo de madeira para portas e paineis?
  15.  # 18

    Boa noite...peço desculpa pela intromissão no tópico mas também estou com uma dúvida nas carpintarias.

    A minha obra está a levar soalho maciço de Sucupira (réguas de 12cm com comprimentos diversos, entre os 1,50m aos 2,00m).

    A minha dúvida está na carpintaria das portas e roupeiros...o chão, rodapés e aros das portas serão em sucupira.
    As portas terão uma faixa vertical de +/- de 20cm sucupira e o resto da largura da porta noutro tipo de madeira com o veio da madeira na horizontal. O outro tipo de madeira que me assola é o Mutene...o que acham? Combina bem com a sucupira?

    O carpinteiro deu a ideia de combinar a sucupira com Pau Ferro ou Pau Santo mas eu não gosto destas madeiras por achar que ficam muito "berrantes"...não é isso que eu e a minha patroa, idealizamos...pretendemos algo diferente mas discreto, com bom gosto.

    Precisam-se de opiniões!
  16.  # 19

    Colocado por: InTheHousealgo diferente mas discreto, com bom gosto


    não peça opiniões ao carpinteiro!:P
    O carpinteiro percebe de carpintaria e madeira, a composição de materiais não faz parte da sua profissão. Tudo o que lhe disser é de gosto próprio e senso comum, tanto pode acertar como pode errar.


    Cumprimentos,

    Rodrigo
  17.  # 20

    Não gosta de carvalho americano...
    Eu também tive algumas dificuldades na selecção da carpintaria. Depois de muito ver, pesquisar decidi-me por carvalho americano nas portas e roupeiros com os veios na horizontal e no soalho dos quartos Zebrano Grapfite da Wicanders, réguas de 1220*140 com 14 cm de espessura. Vai ser instalada a partir do dia 18 deste mês, vamos ver como fica a combinação...
 
0.0220 seg. NEW