Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

muito boa tarde! tenho uma questão que secalhar para alguns é um pouco ridicula mas cá vai: quanto € seria preciso para construir uma casinha tipo akelas do ikea com poucos metros quadrados? com materias básicos e as divisões essencias? seria para ser tipo um anexo à casa dos meus pais onde actualmente vivo.

obrigada pela atenção!
  2.  # 2

Um abrigo de jardim ??! ...
  3.  # 3

mais ou menos isso mas tem de ser para habitar...

Obrigada :)
  4.  # 4

É impossível dizer valores sem saber quantos metros quadrados são, assim como tudo o resto basicamente...
    Interiores, revestimentos, pavimentos, quantas portas, janelas, materiais, etc, etc.

Mas fica melhor servida se fizer um anexo em alvenaria, paredes de tijolo e cimento, ao inveja de madeira. E vai ser muito mais durável, confortável e mesmo mais económico.
  5.  # 5

Com que bases é que afirma isso?
    Será porque temos engenheiros que fazem cursos ao Domingo, e com tal são muito aplicados. Mas tanto em madeira ou em alvenaria é necessário projecto, ou então compre um contentor com rodas e pode sempre afirmar que é amovível.

Leitão

Leitão
  6.  # 6

Olá Ana Catarina Moreira,

Só conseguimos ter uma estimativa orçamental minimamente consistente, sabendo primeiro saber o que quer construir, qual a área de construção, quantas divisões, etc...
    Por mais pequena que seja a casa, vai precisar de projecto licenciado. Escolha bem o arquitecto e o tipo de serviços que ele vai prestar, pois com uma boa gestão do projecto consegue poupar muito dinheiro.

Cumprimentos,

http://pedroresendearq.blogspot.com/
  7.  # 7

Há 2 ou 3 anos fiz uma "coisa" dessas.
    Tinha (salvo erro) as dimensões 4m x 11m, e cabia lá uma sala (a cozinha estava embutida num armário), um WC e um quarto. Custou acho eu entre 28 mil e 30 mil euros (também não tenho a certeza mas posso confirmar isso, e também não me lembro se já foi com IVA ou não).
    Esse anexo foi possível construir sem ter que licenciar, mas cada caso é um caso.

Cumprimentos
  8.  # 8

Obrigada pelos esclarecimentos de todos.

RC | ARQ: era mesmo isso que eu pretendia.. se pudesse dar mais informações, agradecia.

Muito Obrigada.
  9.  # 9

Colocado por: anacatarinamoreiraObrigada pelos esclarecimentos de todos.

RC | ARQ: era mesmo isso que eu pretendia.. se pudesse dar mais informações, agradecia.

Muito Obrigada.

Aqui vão mais algumas informações, que confirmei durante o dia de hoje:

As dimensões são 4m x 11m interiores. Tem por isso um pouco mais de 50 m2 de área bruta.
    O preço foi de 35 mil euros, mais IVA (acima do que estava a dizer, mas pelo menos fica aqui corrigido). Na altura ponderou-se fazer em madeira, em LSF, ou em construção dita "tradicional" com porticados de betão e alvenaria, que foi a versão que venceu pelo factor preço.
    Muito resumidamente foi revestida com ETICS pelo exterior, no chão foi colocado material cerâmico preto (parecia ardósia serrada e ficou muito bem), com tectos falsos em todos os compartimentos. Nas paredes, gesso projectado e cerâmica nas zonas de água. Dois armários lacados a branco, um no quarto e outro que "esconde" a cozinha.
    Deixo também uma imagem. Não deixo fotos porque fiquei de ir lá almoçar há um ano e só agora com este tópico é que me lembrei... já está marcado!
    :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      Anexo_Alvenaria.jpg
  10.  # 10

Está porreiro... mas precisa sempre de licenciamento/ comunicação prévia ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RC | ARQ
  11.  # 11

Colocado por: Pedro BarradasEstá porreiro... mas precisa sempre de licenciamento/ comunicação prévia ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RC | ARQ

Exactamente... foi uma Comunicação Prévia. Tinha-me esquecido desse "pormenor".
  12.  # 12

Muito NICE... carote para fazer umas patuscadas, mas altamente.

Só estrutura, alvenarias e rebocos em quanto terá ficado... (sem ETICS)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RC | ARQ
  13.  # 13

Muito Obrigada! Vamos lá ver o quê que vamos decidir...

Em relação à licença ou aviso prévio, consiste em quê? É preciso pagar certo?

:)
  14.  # 14

Colocado por: anacatarinamoreiraMuito Obrigada! Vamos lá ver o quê que vamos decidir...

Em relação à licença ou aviso prévio, consiste em quê? É preciso pagar certo?

:)

Certo. A Comunicação Prévia consiste num procedimento administrativo mais rápido que um Licenciamento, mas têm que ser elaborados projectos, pagas as taxas devidas à Câmara, etc.
  15.  # 15

Colocado por: rjafonsoMuito NICE... carote para fazer umas patuscadas, mas altamente.

Só estrutura, alvenarias e rebocos em quanto terá ficado... (sem ETICS)

Estrutura e alvenarias salvo erro ficou em 12 mil euros. Com rebocos não sei, mas quando conseguir confirmar isso coloco por aqui.

0.0184 seg. NEW