Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Acho que depende do bicho que for, existe um tipo de bicho que uma vez lá, não há nada a fazer,

mas eu sou leigo na matéria, espere pela resposta de alguém com mais conhecimento.
    • PASA
    • 11 outubro 2011

# 22

Li algures na net que o ciclo de vida dos bichos da madeira é de 5 a 10 anos. não entendo como é possível o bicho da madeira infestar madeiras com 50 e tal anos, que supostamente já não têm matéria "comestível", seiva, ou não é assim?
  2.  # 23

Bom dia,

Não sendo profissional, tenho andado bem atento a este tema. Inclusivamente o meu telhado esté neste momento a ser substituido integralmente e posso-lhe adiantar algumas coisas:

- apesar do que dizem os defensores das marcas, fui ver uns quantos madeiramentos de telhado em pinho já com bastantes anos (cerca de 10 anos) e que foram tratados com uma mistura de gasoleo e óleo que neste caso é óleo novo porque os barrotes ficavam á vista e nem sinal de bicho ou fungos. Dado ser uma zona de campo o bicho da madeira aqui ataca tudo e todos com "alta velocidade". óleo queimado com gasóleo é ainda mais eficaz

- toda a gente aqui na zona trata as madeiras dessa forma e realmente foram vários os que me juraram a pés juntos que com esse tratamento o bicho ficava longe. A verdade é que são pessoas fartas de fazer telhados e outras estruturas em madeira e terão alguma experiencia.

- Na minha casa os barrotes de pinho não tratado estavam todos minados. Os que levaram óleo queimado, mesmo estando misturados com os outros não tinham nem um furo!! E estamos a falar de madeiras com seguramente mais de 30-40 anos. (provavelmente bem mais)

- Pelo que vi/li o comum é serem 2 tipos de bicho, o caruncho que faz uns furinhos pequenos tipo picada que demora muitos anos até comprometer estruturalmente a madeira e a "broca" que é uma espécie de besouro que põe ovos na madeira e em que as larvas constroem tuneis intermináveis de dimensão maior e cujas entradas normalmente são furos obliquos. Atenção que se for esse o caso, a madeira perde rapidamente a sua resistencia. Pelo que li, esta "broca", ao contrário do caruncho, não ataca madeiras com verniz ou tinta.

- Apesar de o meu empreiteiro dizer que, mesmo a madeira estando já infestada, o gaóleo resolve porque a torna imprópria para consumo dos bichos, parece-me que isso supõe impregnar a madeira até ao cerne, coisa dificil de fazer á trincha pricnipalmente com madeira já colocada. Nesse caso o ideal é impregnar com um produto com componente insecticida tipo cuprinol, que mesmo ficando á supergficie, mata os bichos quando os adultos escavarem para sair. O gasóleo + óleo resulta bem e é garantido para casos de prevenção de humidade e bicho. Para madeira já atacada já não sei.

- Já li/ouvi que se se misturar sulfato de cobre confere propriedades altamente fungicidas (alguns produtos do mercado têm este componente) e se se diluir umas bolas de naftalina fica com proriedades insecticidas. Mas nada disto é garantido.

Se consultar os ingredientes do cuprinol ou de produtos de tratamento preventivo tipo Nilzone (marca barata) vai ver que são estes com a excepção de que o cuprinol inclui o insecticida permentrina que não sei como arranjar. (talvez alguem saiba??)

Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mac
  3.  # 24

Colocado por: TenazesSe consultar os ingredientes do cuprinol ou de produtos de tratamento preventivo tipo Nilzone (marca barata) vai ver que são estes com a excepção de que o cuprinol inclui o insecticida permentrina que não sei como arranjar. (talvez alguem saiba??)

porque não compra cuprinol?
  4.  # 25

Utilizo cuprinol ou xylophene quando estou a tratar um móvel ou algo com dimensões mais reduzidas ou maior valor. Para tratar e impregnar convenientemente e eficazmente todo um madeiramento de telhado ou por exemplo um palheiro vão ser precisos muitos litros, o que acarreta um custo muito elevado. Há muitas situações em que mais vale por novo...
    Dou-lhe um exemplo, o soalho da minha casa é de tacos e está completamente atacado por xilofagos, neste caso o preço de um chão novo em tábua de solho colocado por mim fica praticamente o mesmo do que tratar convenientemente com esses produtos. E é garantido que não tem bicho. Nesse caso um tratamento com gásoleo+oleo preventivamente serve ás mil maravilhas e sai baratissimo.

Mas é como disse, em caso de madeira já atacada o que dá mais garantias é o cuprinol ou xylophene (ou colocar no congelador por uns dias - mas só para peças pequenas...hehehe)
    Não sei se alguem já experimentou o gasoleo em madeira já atacada...?

Enfim, a questão acaba por ser mais o preço...
  5.  # 26

Disse aquilo porque o sr disse que não sabia onde arranjar permentrina.
  6.  # 27

haa, ok :)
    • PASA
    • 12 outubro 2011

# 28

Já vi que não leram sobre o ciclo de vida dos "beetles" da madeira...

Qual a proporção a utilizar na receita gasóleo/óleo?
    E que tipo de óleo?
    E tem mesmo que ser queimado?
    Desculpem a minha ignorância.
  7.  # 29

Boa tarde,

Por acaso até li sobre o ciclo de vida tanto dos carunchos cmo das brocas....é um tema que me interessa bastane porque considero a madeira um material optimo.. :)

O óleo que se mistura com o gasoleo pode ou não ser queimado, se for queimado é mais efica mas a madeira fica com uma cor escura. Quando a madeira é para ficar à vista usa-se óleo novo de carro ou mota.
    Já fiz com várias proporções, mas vou perguntar ao me empreiteiro qual vai utilizar e depois ponho aqui...ele tem muito mais experiencia

inte
    • J.C
    • 13 outubro 2011

# 30

Colocado por: TenazesBoa tarde,

Por acaso até li sobre o ciclo de vida tanto dos carunchos cmo das brocas....é um tema que me interessa bastane porque considero a madeira um material optimo.. :)

O óleo que se mistura com o gasoleo pode ou não ser queimado, se for queimado é mais efica mas a madeira fica com uma cor escura. Quando a madeira é para ficar à vista usa-se óleo novo de carro ou mota.
    Já fiz com várias proporções, mas vou perguntar ao me empreiteiro qual vai utilizar e depois ponho aqui...ele tem muito mais experiencia

inte

Cuprinol incolor (se é para ficar á vista) é remedio santo.
  8.  # 31

boas noites desde ja obrigado pelos comentarios! mas ainda nao sei o que fazer aparentemente o ataque nao é muito e o aspecto que tem é de levantar uma farpa e akilo ta a madeira em pó! mas nao é em todos os sitios! quanto ao aspecto nao me importa caso seja oleo queimado pois é para forrar depois tudo a madeira! o que queria era um produto que desse resultado e de preferencia nao gastar muito! se o oleo com o gaselo (ate punha galp gforce lololol) fosse bom para madeira ja contaminda era optimo! vao pondo mais relatos de quem ja tratou este tipo de madeiras ja contaminadas... cumprimentos
  9.  # 32

Eu uso acuprinol e de seguida bondex e tenho-me dado bem quer em interior ou exterior.
  10.  # 33

um bondex qualquer?
    • gotcha
    • 20 outubro 2011 editado

# 34

joao!

Mas usa em madeira ja contaminada? cumprimentos
    Concordam com este comentário: joão132
  11.  # 35

Boas, comprei uma casa bastante antiga, tão antiga que nem a câmara municipal sabe a idade dela.

Óbvio, com soalhos em madeira que alguns já foram substituídos por placa em betão, mas tenho uma escada em madeira que estava revestida com uma alcatifa, e não imaginam os senhores o e que eu encontrei um dia que resolvi tirar a dita, as escadas estavam cheias de bicho, comprei acuprinol , vende-se em qualquer drogaria neste caso 10 litros porque dei 3 demãos e sempre a tentar ensopar ao máximo a madeira, no fim se secarem a minha esposa queria aplicar cera eu não deixei, porque entendo que a cera cria uma capa que impermeabiliza a madeira e tudo o que seja aplicado depois não chega à mesma, então optei pelo bondex, levou também 3 demãos, ficou a madeira escura e brilhante, estou satisfeito com o resultado final, claro dá bastante trabalho, mas com eu comprei a casa à 10 anos e ainda não acabei o restauro, é para fazer devagar, são necessários três requisitos, 1º. ter verba disponível para aquisição dos materiais, 2º. ter tempo para executar o trabalho, 3º. ter vontade ou seja ausência de preguiça, o que nem sempre acontece.
    Seguem as fotos.
  12.  # 36

A escada originalmente.
      Imagem 012 (Cópia).jpg
  13.  # 37

A escada no final
      Imagem 014 (Cópia).jpg
  14.  # 38

Será que o cuprinol matou o bicho todo?
  15.  # 39

Acho que ficou linda, e o bicho desapareceu, até em alguns buracos eu injectei acuprinol com uma seringa.
      Imagem 015 (Cópia).jpg
  16.  # 40

Colocado por: two-rokSerá que o cuprinol matou o bicho todo?

Provavelmente não, mas de tempos a tempos terá que levar outra carga, já se sabe que as madeiras querem manutenção, foi por isso é que não deixei a minha esposa por cera.

Agora não se matem a trabalhar, porque o fim de semana é para descansar e estar com a família, o que nem sempre acontece.

Um abraço e bom fim de semana.

0.0252 seg. NEW