Iniciar sessão ou registar-se
    • PASA
    • 14 dezembro 2011

     # 1

    ZeTomes, a criolina é um desinfectante, teria que ser aplicado com regularidade, o óleo queimado é melhor solução.
  1.  # 2

    Colocado por: TenazesBom dia,

    Apesar de caro, sempre que usei o Xylophene , este foi 100% eficaz. Sempre usei em pequenos moveis e coisas assim porque em grandes áreas fica mesmo muito caro. Quando o usei, injectei os buracos com uma seringa e dei cerca de 3-4 demãos até encharcar bem a madeira... nunca mais entrou bicho...

    Para os barrotes de telhado, sempre me disseram que utilizando o gasoleo com oleo, este tornava a madeira não comestivel para os bichos, mesmo em madeira já afectada, se fosse bem banhada, o bicho abandonava a madeira e já não voltava (ver ciclo do caruncho).
    De qualquer maneira, já vi em algum lado que se podia colocar umas bolas de naftalina na mistura para servirem de insecticida, mas atenção: - nunca experimentei isto ; - os vapores devem fazer um mal terrivel

    um abraço

    segundo experiência de pessoas ligadas à carpintaria e a materiais de construção, o gasóleo misturado com o óleo servirá para torná-lo mais líquido e penetrante atribuindo um carácter mais esponjoso (no sentido de embeber a solução) à madeira. Vou evitar produtos mais nocivos por ter asma.
    Abraço
  2.  # 3

    Colocado por: PASAZeTomes, a criolina é um desinfectante, teria que ser aplicado com regularidade, o óleo queimado é melhor solução.

    Fico mais esclarecido assim, queria mesmo evitar utilizar produtos mais tóxicos. Continuarei na opção do óleo queimado seguindo a técnica da seringa e envolvendo os toros de madeira lesada ou com celofane ou vedando-os lateralmente com grude ou pele elástica para o óleo se entranhar melhor.
  3.  # 4

    Boas noites malta bem estou a xegar a conclusao que o melhor sera mesmo o oleo queimado e gasoleo! e porque nao oleo novo? outra duvida que seriga voces usam para injetar o produto na madeira!? cumprimentos
    •  
      ZeTomes
    • 14 dezembro 2011 editado

     # 5

    Colocado por: gotchaBoas noites malta bem estou a xegar a conclusao que o melhor sera mesmo o oleo queimado e gasoleo! e porque nao oleo novo? outra duvida que seriga voces usam para injetar o produto na madeira!? cumprimentos

    Vivas,
    não faço ideia porque não óleo novo... (talvez o velho tenha uma composição mais tóxica para o bicho) também o velho não custa nada - basta dirigir-se a uma bomba de gasolina próxima e pedir os restos, certamente que lho darão em quantidades que quiser.
    Estava a pensar nas seringas vazias, que geralmente se utilizam nos veterinários para dar leite a animais ainda pequenos. Pensei também numa seringa com agulha que furasse as zonas ocas na madeira pelo bicho, mas também não tenho a certeza.
  4.  # 6

    Boas,

    Relativamente a óleo novo, segundo me dizem, o óleo queimado é mais tóxico para o bicho e melhor preservante a longo prazo, mas sempre que a madeira fica á vista usa-se óleo novo e resulta muito bem na mesma (foi o que utilizaram nas vigas da minha casa e de muitas outras na zona). Sobre o óleo queimado, como já aqui disse vi uns barrotes que tinham levado e estavam no meio de outros cheios de bicho (que não tinham levado) e estavam impecáveis... isto ao longo de mais de 20-30 anos.

    A seringa, sempre usei uma de agulha das normais de injecções. Normalmente injecto nos furos e em zonas que a madeira está oca, furo a pelicula superficial com a agulha e produto lá para dentro...

    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casas_do_Rio
    • PASA
    • 15 dezembro 2011 editado

     # 7

    já se sabe que ao usar óleo usado, não se está a alimentar a gigantesca indústria do petróleo e outras derivadas... daí o óleo usado ser tóxico, cancerigeno e outras que tal... os produtos manufacturados pela indústria e devidamente publicitados é que são bons e baratos... e super saudáveis! e vê-se, as construções e técnicas utilizadas pelos antigos... a minha casa tem, pelo menos 180 anos e mete no bolso, em termos de robustez e conforto térmico a maioria das construções modernas feitas com materais state-of-the-art ...
    •  
      ZeTomes
    • 15 dezembro 2011 editado

     # 8

    Antes de eu sequer fazer alguma ideia de que se utilizava óleo velho para preservar a madeira, ao deparar-me pela primeira vez com as vigas e os barrotes no sótão, assustei-me achando-os todos podres por estarem escuros. Na realidade, exceptuando as zonas de infiltração, as madeiras que não levaram óleo e a viga que já tinha bicho de início, 90 % da madeira com mais de 50 anos está como nova. É claro que ao contactar as casas de materiais, tirando o pessoal antigo e prestável, ninguém apresentou outra solução excepto as ofertas das marcas de produtos. Um litro de cuprinol é nada menos do que 18 €, 25 l de óleo foram amavelmente oferecidos na bomba de gasolina, e serão novamente assim necessite...
  5.  # 9

    Eu tive um caso à bem pouco tempo onde queria ter usado óleo queimado, mas felizmente antes de o fazer pensei um pouco e cheguei à conclusão de que naquele caso específico não era viável.

    Um jardim de abrigo (penso que já aqui falei sobre ele), o problema é que demoraria uma eternidade a secar, e até lá era uma desgraça, quem se lá encostasse ficava com a roupa estragada, e eu tenho um filho com 2 anos, e para além disso, a roupa no estendal, quando está algum vento, ela encosta-se ao abrigo...

    Mas para vigas e outra peças que fiquem fora do alcance, é uma óptima solução, e dizem que se o óleo for fervido, ainda impregna melhor.

    Acabei por colocar Lasur Decorativo Incolor da Titan, 4 litros 70€ (sim custou a pagar...).
  6.  # 10

    Boas noites! eu óleo queimado tenho o que quiser tenho la uns 800l (sou mecânico lol) a minha casa tem mais de 50 anos e acreditem ou não (ver se tiro foto) os barrotes do sótão não tem tratamento nenhum são em pinho! mas a la uns pontos que ja apareceu o bicho então quero tratar daquilo mas ainda é uma área grande e a comprar produto ficaria uma fortuna! o que estou a pensar é comprar 1 litro do xilofene e dar/injectar na zona atacada e depois dar o óleo com gasóleo. tenho uma duvida para 5 litros que quantidade meto de gasóleo? ja agora aquilo ficara seco ou vai sempre sujar? cumprimentos
  7.  # 11

    Bom dia,

    A ideia de utilizar o xilofene na zona atacada e depois colocar tratamento preventivo parece-me boa... é mesmo assim que costumo fazer e nunca tive problemas (costumo injectar no minimo 2 vezes e com o cuidado de abranger todos os furos).
    Quanto ao óleo, o empreiteiro usa 5 partes de óleo para 15 de gasóleo, mas para óleo novo dado que as madeiras ficam à vista... segundo me disse o gasóleo tem também um grande efeito na preservação da madeira, além de que ajuda a diluir um pouco o óleo para melhor penetração. Segundo consta o óleo queimado é ainda melhor e normalmente usa-se com só um pouco de gasóleo para facilitar a penetração ou mesmo sem nada. O ideal é aplicar com o óleo um pouco quente porque dilata as fibras da madeira e ajuda a entrar...
    Demora uns dias a absorver, penso que depende da quantidade de óleo/gasóleo. Posso adiantar que nas madeiras que já vi tratadas com óleo queimado (apenas óleo) fica seco ao tacto e com uma cor tipo "preto esverdeado".

    Espero que tenha ajudado...

    (ainda bem que anda um mecanico por aqui... vou em breve empreender um "restauro" de uma ford transit de 77 e irei precisar de umas dicas...

    abraço
  8.  # 12

    Bom dia

    Em termos de aplicação do óleo, além da solução da trincha/pincel, será possível aplicar por exemplo à pistola (compressor) ou com uma maquina de aplicar herbicida por exemplo?

    É que tenho traves relativamente altas e "entrelaçadas" o que dificulta a aplicação a pincel.

    Desde já agradeço a atenção,

    um abraço
  9.  # 13

    óleo queimado !!!!!?????? aquilo que se diz que não deve ter contacto com pele e que é altamente canceroso depois de rolar num motor de automóveis , viver debaixo disto ???? eu nunca faria tal coisa para isso antes comprar um insecticida rico em cipermetrina que é a substancia activa que mata as térmitas e carunches da madeira e fazer um tratamento com a mistura de algo tipo agua ou um derivado qualquer de óleo mas vegetal ... sei que os produtos xilofegos tem como base derivados de petróleo mas não é óleo queimado nem gasóleo , mas também há produtos em base aquosa tão eficazes ... quando se pede as pessoas para substituir as telhas de amianto alguns colocam óleo queimado nas traves ...faz-me confusão .
  10.  # 14

    Colocado por: rafaelisidoroóleo queimado !!!!!?????? aquilo que se diz que não deve ter contacto com pele e que é altamente canceroso depois de rolar num motor de automóveis , viver debaixo disto ???? eu nunca faria tal coisa para isso antes comprar um insecticida rico em cipermetrina que é a substancia activa que mata as térmitas e carunches da madeira e fazer um tratamento com a mistura de algo tipo agua ou um derivado qualquer de óleo mas vegetal ... sei que os produtos xilofegos tem como base derivados de petróleo mas não é óleo queimado nem gasóleo , mas também há produtos em base aquosa tão eficazes ... quando se pede as pessoas para substituir as telhas de amianto alguns colocam óleo queimado nas traves ...faz-me confusão .


    Nao querendo entrar em conflito mas eu e todos os mecanicos todos os dias andamos com as maos cheias de oleo! eu penso que agora se tornou moda ser tudo canserisno kk coisa epah é canserisno! acredito que algumas sejam mas acho que ta a bicar banalizado esse termo, e meter comida na micro-ondas por exemplo sera que faz bem? quantos milhares nao usam? verduras etc que comemos nao levam quimicos? nao faram mal? axo isso muito relativo... ate porque os gases que o oleo possam ter (se é que os teem) acabam por evaporar! digo eu... corrijame se tiver errado.... cumprimentos
    Concordam com este comentário: two-rok, Tenazes
    • gotcha
    • 22 dezembro 2011 editado

     # 15

    Colocado por: TenazesBom dia,

    A ideia de utilizar o xilofene na zona atacada e depois colocar tratamento preventivo parece-me boa... é mesmo assim que costumo fazer e nunca tive problemas (costumo injectar no minimo 2 vezes e com o cuidado de abranger todos os furos).
    Quanto ao óleo, o empreiteiro usa 5 partes de óleo para 15 de gasóleo, mas para óleo novo dado que as madeiras ficam à vista... segundo me disse o gasóleo tem também um grande efeito na preservação da madeira, além de que ajuda a diluir um pouco o óleo para melhor penetração. Segundo consta o óleo queimado é ainda melhor e normalmente usa-se com só um pouco de gasóleo para facilitar a penetração ou mesmo sem nada. O ideal é aplicar com o óleo um pouco quente porque dilata as fibras da madeira e ajuda a entrar...
    Demora uns dias a absorver, penso que depende da quantidade de óleo/gasóleo. Posso adiantar que nas madeiras que já vi tratadas com óleo queimado (apenas óleo) fica seco ao tacto e com uma cor tipo "preto esverdeado".

    Espero que tenha ajudado...


    Mas so oleo fica mesmo seco? nao suja? se for assim dou so oleo! cumps


    (ainda bem que anda um mecanico por aqui... vou em breve empreender um "restauro" de uma ford transit de 77 e irei precisar de umas dicas...

    abraço


    Viva eu de ford transit nao pesco muito pois foi um carro em que numca mexi mas basicamente é tudo parecido kk coisa disponha ajudo de boa vontade! cumprimentos
  11.  # 16

    Colocado por: Casas_do_RioBom dia

    Em termos de aplicação do óleo, além da solução da trincha/pincel, será possível aplicar por exemplo à pistola (compressor) ou com uma maquina de aplicar herbicida por exemplo?

    É que tenho traves relativamente altas e "entrelaçadas" o que dificulta a aplicação a pincel.

    Desde já agradeço a atenção,

    um abraço


    Devido a sua espessura nao sera facill mas esperimente aquecer ou diluir bem e tente dar com a makina do herbicida! com o compressor penso que nao sera boa ideia pois deve mandar gordura do oleo pa todo o lado incluisve pa sitio nao desejados! isso a trincha e rolo da-se rapido! penso eu!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casas_do_Rio
  12.  # 17

    eu no meu abrigo utilizei trincha mas como aquilo não rendia utilizei uma esponja velha de lavar os carros.

    Em relação ao comentário do rafaelisidoro os meus avos/bisavos sempre viveram em casas em que os barrotes eram tratados com oleo queimado e nunca tiveram problemas.
    mas é a minha opinião

    cumprimentos
  13.  # 18

    Colocado por: gotcha

    Nao querendo entrar em conflito mas eu e todos os mecanicos todos os dias andamos com as maos cheias de oleo! eu penso que agora se tornou moda ser tudo canserisno kk coisa epah é canserisno! acredito que algumas sejam mas acho que ta a bicar banalizado esse termo, e meter comida na micro-ondas por exemplo sera que faz bem? quantos milhares nao usam? verduras etc que comemos nao levam quimicos? nao faram mal? axo isso muito relativo... ate porque os gases que o oleo possam ter (se é que os teem) acabam por evaporar! digo eu... corrijame se tiver errado.... cumprimentos
    Concordam com este comentário:two-rok


    Bom Dia , como tudo na vida que temos é um risco eu não me posso meter na cabeça de cada um né e só dei a minha opinião , a sua falta de cuidado só a si lhe interessa e se você não faz por melhorar a sua qualidade de vida o problema será seu , luvas e mascaras são aconselhados pelas marcas como material indispensável , se não usa garanto que é porque não quer ...
    Quanto a gazes acumulados no lubrificante que se substituis nos automóveis podes ter a certeza que são muito prejudiciais á saúde tal como ao ambiente pois saiba também que óleos de alta qualidade retém muitos gazes que não são omitidos para a atmosfera e para lhe dar um exemplo que você trabalha com isso pode confirmar nem todos os óleos teem o mesmo cheiro nem a mesma intensidade ...ate tem uns que cheiram a gasolina é ... são para isso que são feitos também ...para reter o máximo de toxinas ...também os lubrificantes tem lixivias e sabões que não são bons para a pele e se queres ver uma irritação de um lubrificante coloca-o nas axilas durante o dia de trabalho e depois vem dizer o que acontece .
    Claro que não se morre hoje nem amanha mas acredita que não faz bem nenhum .
    Quanto a produtos fitofarmaceuticos também tem vindo a ser desenvolvido trabalhos na área da saúde e ambiente e já não são os produtos que era nem são vendidos como antes , apesar que em alguns sítios não se cumpre a lei .
    Agora um pouco de mim .
    Fizemos uma casa ,a dos meus pais , os acabamentos foram feitos por mim e pelo meu irmão nas madeiras usamos bondex extra tratamento a base de agua , bondex normal de agua , vernizes de agua para as escadas ...também temos carros e fazemos a nossa manutenção daí o meu irmão ser mecânico só para teres a noção estamos a restaurar o meu daihatsu rocky neste momento nos tempos livres , trabalha-mos com chapa com soldas gás próprio com tintas de carro de base de agua , sempre com mascaras enfim ...temos também um quintal grande e um terreno agrícola e garanto que só usamos sulfato nas bananeiras de contacto ou seja com o tempo certo de segurança não tem perigo nenhum todas as outras hortaliças não tem remédios nem venenos ... mas é a minha maneira de pensar
    Se eu vou morrer claro que vou , se é primeiro que tu ? isso já não sei , mas não é isso que importa mas sim o que me vai na consciência e saber que estou a contribuir para um futuro melhor nas gerações que se seguem para mim chega e me põe satisfeito comigo próprio
    • PASA
    • 3 janeiro 2012

     # 19

    e misturar 5 partes de gasóleo com 1 de petróleo? não será este mais eficaz na função de diluir que o gasóleo? foi o que um carpinteiro me aconselhou, e em barrotes à vista, só petróleo, muuuito mais barato e eficaz que cuprinóis e cia... só que deita cheiro que demora a desaparecer, fora isso...
  14.  # 20

    Tenho acompanhado a discussão sobre o bicho da madeira que pelos vistos já tem uns bons anos. Gostaria de entretanto de saber ao fim destes anos o que aconteceu com a madeira de cada um de vocês.
    Pois tenho uma casa com mais de 100 anos com um soalho com a mesma idade. Aquilo é que tá madeira naquele tempo, não a porcaria que se vende hoje em dia. Entretanto a casa ficou fechada durante uns anos e continua, sendo que cada vez que lá vou ano a ano, reparei que o bicho começou a atacar ao fim de 100 anos, tudo porque está fechada e não areja. É o soalho são os móveis e até já é o teto.
    Não concordo com aquilo que alguns aqui referem que o cuprinol ou xilofene é que são bons, e porquê? Porque já gastei fortunas nesses produtos e o bicho deve tomar banho com eles e adorar, pois continua por lá feliz e contente da vida. São produtos muito caros, e para um soalho nem 5 litros dão. O que me disseram foi que se a parte de baixo do soalho não for também tratada que não adianta só passar na parte de cima. Ora não tenho acesso á parte de baixo. Quanto a usar uma seringa para injetar, bem que podia tirar o ano inteiro para fazer esse trabalho.
    Entretanto ando a recuperar uma porta com mais de 100 anos que estava atacada de bicho e já com partes a desfazerem-se, mas desta vez usei criolina pura com duas demãos, depois de seca irei usar bondes e vamos ver se dura pelo menos 50 anos mais. Lembro-me dos meus avós usarem a criolina nos barrotes dos telhados e sei que duravam uma eternidade. O problema é o cheiro, por isso depende do local onde se use. Como a porta é num anexo exterior não tenho esse problema e a criolina é muito barata. Quanto ao óleo usado com gasolio acredito que funcione como prevenção mas não como tratamento para matar o bicho.
 
0.0264 seg. NEW