pois eu à 3 anos atrás tive que entregar a casa ao banco, porque foi a única solução. Claro que quando a adquiri avaliaram por um grande valor e claro para eu conseguir obter mais € e agora avaliaram um pequeno valor, conclusão o restante da divida será pago por um crédito. Ou seja, fiquei sem casa mas continuo a pagar ao banco... claro que assim, nunca irei conseguir comprar outra (visto a minha vida ter começado a melhorar depois do meu marido ter ficado desempregado) ou mesmo arrendar, porque só um ordenado vai para pagar a prestação ao banco....
o valor inicial foi 140 mil e quando fiz a dação foi avaliada por 102 mil e claro estou a pagar a diferença, num crédito que o banco diz "que é parecido" com a taxa de juro da compra de uma casa... mas no inicio queriam um crédito de 10 anos a pagar 600 mensais... DOIDOS, assim ficava com a casa... então estamos a pagar mediante as nossas possibilidades e é um crédito anual, ou seja, todos os anos lá tenho que ir com meu marido e meus pais (fiadores, que exigiram a continuarem a ser fiadores), assinar o crédito....
não sei se sabe mas houve pessoas que foram para tribunal com os bancos, porque entregaram o bem e continuam a pagar e ganharam a causa. o tribunal decidiu a favor delas e deixaram de pagar o bem, porque o devolveram.