Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola,

Solicito a vossa ajuda para decifrar o conteúdo de 2 portarias a vigorar em 2011 em que ambas estabelecem e/ou referem o custo médio de construção por m2.

Temos assim a Portaria n.º 1172/2010 que define como aplicável para 2011 um Valor Médio de Construção por m2 consoante a zona :

a) Para a zona I — € 743,70;
    b) Para a zona II — € 650,10;
    c) Para a zona III — € 588,98.

Depois temos a Portaria n.º 1330/2010, que define como aplicável para 2011 um Valor Médio de Construção por m2 de 482.40 €.

A minha questão é a seguinte :

Nos casos de construção de uma moradia unifamiliar, qual é o custo médio por m2 que as finanças consideram para efeitos de avaliação do imóvel a construir e consequente calculo do IMI ?

Pela minha interpretação, a primeira portaria destina-se a estabelecer valores médios para Arrendamento balizados pelos valores de construção por m2 dependentes da zona. Para efeitos de avaliação do valor de construção de um imóvel e consequente cálculo do respectivo IMI, julgo que a portaria a aplicar é a segunda, ou seja aquela que estabelece um Custo de Construção Médio por m2 de 482,40 €. Confirmam esta análise ?

Fiquei com dúvidas porque os valores da primeira portaria (em que por exemplo para a Zona 1 se considera um valor de 743 € m2)
    apresentam-se mais próximos do valor médio de construção por m2 real com as construções de hoje do que os 482,40 € m2 ...

E julgo que estes valores apresentados não incluem impostos, diga-se IVA, correcto ?

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: SchopferGottA minha questão é a seguinte :

Nos casos de construção de uma moradia unifamiliar, qual é o custo médio por m2 que as finanças consideram para efeitos de avaliação do imóvel a construir e consequente calculo do IMI ?

As finanças utilizam o valor da portaria1330/2010, acrescido de 25% para o terreno: 482.40x1.25 = 603.00€7m2, só que este valor tem que ser multiplicado, pela área, pelo coeficiente de localização, coef. qualidade e conforto e coef de vestutez. No site das finanças pode fazer a simulação.

Colocado por: SchopferGottFiquei com dúvidas porque os valores da primeira portaria (em que por exemplo para a Zona 1 se considera um valor de 743 € m2)
    apresentam-se mais próximos do valor médio de construção por m2 real com as construções de hoje do que os 482,40 € m2 ...

E julgo que estes valores apresentados não incluem impostos, diga-se IVA, correcto ?

Estes valores não tem nada a ver com custos reais de construção, servem apenas para a função para a qual que foram criados, um para determinação das rendas e outro para o cálculo do IMI.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SchopferGott

0.0069 seg. NEW