Como moro no último andar, decidi aproveitar um espaço no sótão (6m x 2.8m) para fazer um terraço. O pavimento são traves de madeira (barrotes) com soalho. Estou a pensar retirar o soalho, colocar um novo barrote por cima de cada um dos barrotes já existentes para criar a pendente para escoamento de águas (será 0.5% de 2.8metros = 1.4cm suficiente?). Por cima destes novos barrotes penso colocar uma camada de placas de OSB com 2.1cm de espessura. Por cima do OSB uma camada de tela asfáltica e por cima da tela um "deck" em madeira ou um revestimento em tijoleira artesanal. Como revestimento térmico colocarei uma camada de cortiça 3cm entre os barrotes. Algumas sugestões ou correções?
Antes de mais. Sabe que essa alteração (tirar cobertura inclinada e passar a cobertura plana), necessita de Licenciamento camarário e consequentes Projectos, Licenças Tecnicos responsaveis pela obra, empreiteiro geral e alvarás?
Esse tipo de intervenção necessita de ser analisado in loco e devidamente dimensionado e acompanhado por tecnicos qualificados.
Penso que 0.5% é o suficiente para um escoamento normal das águas. Mas este valor depende também da textura do material de revestimento. Não sei o que é OSB, ou então não estou a associar essa sigla. No entanto: em 2.8m, 0.5% de inclinação será um diferencial de cotas nos extremos de 0.014 m (1,4cm). Talvez com um jogo das espessuras dos materiais que vai aplicar não seja necessário um novo barrote para criar a pendente necessária.
kugu_elu... o problema aqui, é que ainda falta saber se ESTA solução técnica de intervenção ou uma variante desta, é a adequada para o local em questão. (fora as questões legais).
Pedro Barradas Sim, concordo. O meu comentário é em relação a eventualidade de se usar essa solução. Quanto ao facto de a solução ser ou não indicada não há nada a dizer pelas razões que já mencionou. Umas fotos poderiam talvez ajudar a pelo menos tentar averiguar se a solução e exequível. Digo eu, não estou dentro dessa área.