Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva!

Sendo este o meu primeiro post, gostaria antes de mais, agradecer a todos os participantes deste fórum por toda a informação que tem aqui partilhado.

Relativamente a este post, penso que muito já foi dito acerca da necessidade dos arquitectos, da forma de trabalhar com eles e dos seus honorários, no entanto, há ainda algumas questões que gostaria que me ajudassem a esclarecer relativamente a escolha do mesmo.

Estou nesta altura a procurar contactos de arquitectos por indicação de amigos e na internet, nomeadamente nos fóruns - se tiverem a gentileza de me recomendar algum arquitecto no Algarve fico agradecido ;)

Com base na informação recolhida vou seleccionar alguns para pedir orçamento, mas imaginando que depois de receber o orçamento, ver os trabalhos realizados e discutir ideias fico na dúvida entre 2 deles, será que é comum pedir a cada um deles um primeiro esboço, mesmo que pouco detalhado para poder ajudar na escolha final (mesmo que tenha de pagar para isso)?

Gostaria de ouvir opiniões de quem já passou por este tipo de situação e o que fizeram para tomar a decisão final?

Também gostaria de saber por parte dos arquitectos como reagem a este tipo de pedido e se o mesmo acontece com frequência?

Cumprimentos,

MAntonio

PS: Acho que os ateliers e gabinetes de arquitectura deveriam fazer um esforço para melhorar a indexação dos seus sites no Google. Alguns são impossíveis de encontrar se não conhecermos o nome exacto do atelier ou do arquitecto. Procurem no Google por “arquitectos algarve” e reparem no número reduzidos de ateliers correctamente indexados.
  2.  # 2

Boas... O Algarve é grande.
    Qual o Concelho onde pretende construir?

O meu gabinete poderá estar interessado, se o MAntonio, também estiver ;)
    A disponibilidade para começar um eventual trabalho, só depois da segunda quinzena de Setembro.

Quanto às suas questões, pode pedir para lhe elaborarem estudos prévios de Arquitectura.. pagos, ou não.. mas não é habitual.
    No entanto ,nada como uma reunião presêncial para mostrar trabalho e ver.. se realmente existe empatia para levar o Projecto a "bom Porto".

Havendo remuneração pelo Estudo prévio, esse valor será descontado dos honorarios globais (entretanto definidos na proposta de honorários) do gabinete "ganhador".
    Préviamente haverá necessidade de mandar elaborar um Levantamento topográfico. Conhecer quais as condicionantes urbanisticas para o terreno, visita ao local, etc, etc..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MAntonio
  3.  # 3

Mantonio

tudo é possivel se as regras forem claras, e só tem a ganhar ao alargar o seu leque de opções/ soluções.
    eu defendo mesmo esse tipo de estratégia para encontrar a equipa certa para o projecto de uma casa e não só.
    a minha ideia era que selecionasse alguns gabinetes e lhes pedisse uma descrição dos trabalhos e orçamento para um estudo prévio. depois escolhia 2, 3 ou o que achasse certo e pedia-lhes que mediante esse orçamento lhe elaborassem o tal estudo prévio com a particularidade de não assumir nenhum compromisso com nenhum a não ser o pagamento precisamente desse estudo. Acho que não ficaria caro e seria uma mais valia para si.
  4.  # 4

Fica em que zona do Algarve? E que tipo de arquitectura pretende?
  5.  # 5

Viva!

É bom ouvir a opinião de arquitectos pois não quero estar a pedir coisas for do habitual e assim já fico com uma ideia das respostas que posso vir a obter. Acho que o processo descrito pelo marco1 é aquele que me parece dar mais garantias de uma boa escolha e é assim que vou proceder.

O concelho onde pretendo construir é o de Faro, quanto a arquitectura, a minha preferencia vai para arquitectura moderna, mas gosto de ver traços modernos misturados com traços mais tradicionais.

Obrigado

MAntonio
  6.  # 6

Colocado por: MAntonioCom base na informação recolhida vou seleccionar alguns para pedir orçamento, mas imaginando que depois de receber o orçamento, ver os trabalhos realizados e discutir ideias fico na dúvida entre 2 deles, será que é comum pedir a cada um deles um primeiro esboço, mesmo que pouco detalhado para poder ajudar na escolha final (mesmo que tenha de pagar para isso)?

veja sempre primeiro o trabalho de cada arquitecto depois escolher aqueles que lhe agrada em termos de trabalho realizado, e só ai perguntar pelo orçamento, nunca ao contrario.

pode pedir um esboço sim , mas como diz pago, deve pagar por ele, mas atenção o arquitecto deve concordar também claro.

um ponto muito importante também, se o portfolio do arquitecto constar de projectos muito parecidos fuja logo, por exemplo, casas cúbicas que não se distinguem umas das outras :)
  7.  # 7

O Fernando Gabriel colocou o dedo na ferida. Um das coisas que me preocupa é exactamente essas casas "cúbicas" que aparecem por todos os portfolios em quantidades abundantes. Gosto de arquitectura moderna, mas não quero que a minha casa seja mais um cubo entre tantos outros.

Essa é uma das razões pela qual gostava de ver um esboço ou um estudo prévio antes de entregar o projecto. Outro problema que me preocupa tem a ver com a orientação da casa pois o terreno é numa encosta virada a norte e é também a norte que eu gostava de colocar os maiores envidraçados pois é a vista mais bonita e desafogada, mas isso seria exactamente o contrario ao aconselhado em termos de ganhos solares e iluminação natural. Mesmo sendo numa encosta, o terreno permite uma boa orientação solar ... as vistas a sul é que são pouco interessantes. Vendo um esboço dá logo para perceber a sensibilidade do arquitecto para com estas questões.

Cumprimentos,

MAntonio
    • fjv
    • 22 junho 2011

# 8

Acho que não há necessidade de pedir um esboço.
    Eu, para efectuar a escolha do arquitecto, vi o seu portefólio (mostrar parte do portefólio no site é um bom veiculo de publicidade), foi-me mostrado um projecto de licenciamento e de execução de uma casa e pela longa conversa que tivemos.
    A parte monetária, desde que estivesse dentro dos meus um "valores", não foi factor de escolha. Só se tivesse muito hesitante entre dois é que servia de "desempate" :)

Para o arquitecto apresentar um bom "esboço", terá que ter em conta, além do "feed back" do futuro proprietário, a topologia do terreno, do meio envolvente e, penso eu, de muito/algum trabalho. E para isso terá de ser pago.
    Será que se escolhe um arquitecto pelo esboço feito durante a conversa que se tem na reunião para a proposta da execução do trabalho?
  8.  # 9

Boa noite,

Deverá contudo ter algumas referencias dos trabalhos do atelier com quem pretende fazer a casa.
    Contudo, o portfolio, obra feita, feedback do técnico são factores preponderantes para um bom trabalho. É necessário haver também uma ideia já concebida (mas não fechada) pelo cliente, para o arquitecto perceber o que se pretende.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  9.  # 10

Colocado por: MAntonioO Fernando Gabriel colocou o dedo na ferida. Um das coisas que me preocupa é exactamente essas casas "cúbicas" que aparecem por todos os portfolios em quantidades abundantes. Gosto de arquitectura moderna, mas não quero que a minha casa seja mais um cubo entre tantos outros.

pois, é o que se vê mais para ai hoje em dia,
    não há personalização do desenho, cada casa vive para um sitio, para uma pessoa, uma casa no sahara não pode ser igual a uma casa na antárctica.
    essas casas que vê são projectos feitos em cima do joelho num abrir de olhos, conscientemente ou inconscientemente
    é como lhe venderem um calçado 38 quando calça um 42.

Colocado por: MAntonionuma encosta virada a norte e é também a norte que eu gostava de colocar os maiores envidraçados pois é a vista mais bonita e desafogada, mas isso seria exactamente o contrario ao aconselhado em termos de ganhos solares e iluminação natural. Mesmo sendo numa encosta, o terreno permite uma boa orientação solar ... as vistas a sul é que são pouco interessantes. Vendo um esboço dá logo para perceber a sensibilidade do arquitecto para com estas questões.

não é necessariamente proibido abrir janelas a norte, e se existir razão suficiente pode-se fazer.
    tem é de se compensar energicamente em espessura de paredes e isolamento. e ter cuidado com aguas nesse lado. e há maneiras de levar calor para essa zona - compensar
  10.  # 11

Obrigado a todos pelos vossos comentários. Vou marcar umas reuniões e depois veremos, mas se não ficar convencido, prefiro pagar por 1 ou 2 esboços ou estudos prévios para tirar as dúvidas.

Cumprimentos,

MAntonio
  11.  # 12

Bom Dia MAntonio ,

Nosso escritório fica em Faro,Gambelas. Caso prentende falar com um arquitecto que nos acompanha em algum projectos, segue o nosso email.

[email protected]
  12.  # 13

MAntónio
    Penso que se optar pelo Pedro Barradas ficará muito bem servido.
    Também tenho um colega de faculdade que colabora neste atelier, gosto muito do trabalho dele. Estão sediados em Pêra e foram os que projectaram o autódromo de Portimão.
    Concordam com este comentário: j cardoso
  13.  # 14

Não só concordo com o que foi dito como acho até que, a avaliar pelos comentários que aqui são feitos a propósito de vários temas, a qualidade do serviço de arquitectura já deve cobrir todo o território.
  14.  # 15

Boa tarde tenho uma duvida, qual é a distância maxima a utilizar entre pilares numa vivenda unifamiliar com 2 pisos.
    espero a voça resposta obg.
  15.  # 16

você hoje deve ter ficado com uma raiva dos diabos ao ver no Noticias aquele "congro" de 2mt.....diga lá?

Obrigado pela notícia, ainda não sabia. Essas coisas não me dão inveja, dão-me é a esperança que um dia me aconteça a mim.

PS: por este ano posso considerar-me satisfeito: apanhei outro dia uma truta-fário com 2,1 Kg perto da foz de um rio que passa na sua terra. Só espero que sobreviva este ano para que no próximo me venha à mão outra vez.
  16.  # 17

Yuri,

Isso é alvo de projecto de estabilidade. Não há distancias pré concebidas, mas sim estudadas e calculadas.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  17.  # 18

Colocado por: YURI DUNNBoa tarde tenho uma duvida, qual é a distância maxima a utilizar entre pilares numa vivenda unifamiliar com 2 pisos.
    espero a voça resposta obg.

É +/- entre o assim assim e o bastante.

Cumprimentos.
  18.  # 19

Boas MAntónio,

Desde já quero dizer que compreendo as suas dúvidas e interrogações, próprias de quem procura a realização de um sonho, sobretudo se for a sua primeira construção (para habitar nela claro).
    Sou arquitecto e com pouco porto fólio de obra.
    Sei que é muito difícil, por esta limitação enunciada, e por experiência própria, provar o nosso valor e qualidades...

Óbvio que ver o portofólio importa, e sobretudo conversar com o arquitecto, como já foi dito, parece-me preponderante. Contudo, e já o fiz por diversas vezes, em função de uma ideia feita de uma pretensão do cliente, pode-se fazer uma primeira abordagem para um projecto. Eu não o cobro, porque também não sai do atelier documento nenhum com ela, mas se cobrarem será razoável uma vez que ouve trabalho nela.
    A decisão de se juntar a um arquitecto deverá recair não só pelos honorários (ainda que admita ser um factor importante), mas sobretudo saber se o atelier é uma autêntica industria. Atenção que valor demasiado baixo de honorários poderá significar pouco empenho pelo trabalho...
    Aconselho a conversar calmamente com os arquitectos que escolher, fale-lhe logo de todas as suas ideias e seja receptivo a sua conversa procurando sempre encontrar a razão para as suas afirmações e/ou opiniões. A medida que a conversa rolar você vai ver que o discurso de alguns é tão convicto e tão fluído que sentirá segurança. Mais com uns do que com outros...
    Se é o projecto dos seus sonhos, vale a pena a busca. O resulta vai sair valorizado.
    Quanto aos formalismos, lembre-se sempre que, ainda que a maioria das pessoas veja a sua casa de fora, você vai passar mais tempo lá dentro pelo que pense bem o que é realmente importante. Tudo tem que ser interessante e elegante, mas a sua vivência do espaço é pelo interior...

Desejo-lhe sorte e as maiores felicidades.
    FPereira
  19.  # 20

Boas o nosso gabinete é no norte mas nada impede de executar-mos e acompanha-mos a obra, pois o pais é relativamente pequeno, o mais importante, é identificar-se com os trabalhos dos arquitectos, e a qualidade do seu trabalho,
    somos um gabinete com certificado de qualidade, e temos executado trabalhos em diversos concelhos

o nosso site - riscosingular.com

0.0210 seg. NEW