Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Este tópico vem no seguimento do meu outro da rega: https://forumdacasa.com/discussion/18181/9/vou-construir-um-sistema-de-rega-automatica-e-percebo-menos-disso-do-que-de-um-lagar-de-azeite-p/#Item_28

Dado a importancia cienfica em causa, resolvi começar novo tópico.

Tenho ali um caixote com montes de rolinhos de cabo tipo intercomunicador, o qual me deram num banco que foi remodelado e iam deitar aquilo fora.
    Lembrei-me que podia usar estes cabos para comandar as electovalvulas. Metia dentro de um tubo jotagris por causa do sol, e já tá

Há bocado passei pela habitual casa de electricidade , e perguntei por curiosidade qual o cabo que costumam usar, bem como expus a minha intenção de usar fio de intercomunicador.

Estava lá também o Sr. Mário electricista dinossaurico a abastecer-se, que é o pai de um amigo meu .

Começou uma discussão em torno da alimentação das electrovalvulas, e às tantas já discutiam se o ideal eram condutores de 1.5mm ou 2.5mm, e eu a ver a minha carteira a andar para trás, e ao mesmo tempo pouco convencido de que tal fosse possivel.

Há bocado resolvi fazer uma experiencia laboratorial com o seguinte

>Programador Rain Bird 9 zonas (24v AC)
    >Electrovalvula 1" Rain Bird (24v AC)
    >Multimetro dinossaurico mas muito fiável
    >Diversos cabos tipo intercomunicador, quase todos eles com 6 fios multifilares

Liguei a electrovalvula na 1ª saida, e forcei a ligar.
    Senti-a a tremer, medi e tinha 26v
    Será que faz mal ligar electrovalvulas a seco ?

Adiante

Experimentei umas 5 pontas, com tamanhos entre os 7 e os 20 metros, praticamente não constatei valores abaixo dos 25V junto à electrovalvula, ou sejam, perdas insignificantes

Já com puca fé no meu dinossaurico multimetro, fui buscar um pedaço com uns 30 metros de fio creme de telefone, daquele paralelo, e ai sim, baixou para 15V ;)
    Até fiquei admirado, pois esse fio telefonico é da grossura de um cabelo

Depois ainda na onda dos telefones, experimentei com cabo unifilar da PT, com 4 condutores, e mais uma vez 25V

POr ultimo, já que estava a lidar com cabos que era suposto nem darem por serem cabos de transporte de alta frequencia e não de corrente, testei com um pedaço de 50 e tal metros de cabo de rede informatica CAT 5E , e deu uns 23V. Mesmo assim nada mau :)

NOTA: EM todos os testes usei sempre apenas um unico par, ou seja, não agrupei fios 2 a dois para minorar perdas

Após estes testes sou capaz de usar um cabo que ali tenho que tem 6x 1mm multificar, com uns 20 e tal metros, deve cobrir as minhas necessidades, pelo menos para chegar às 2 caixas principais, e depois dessas derivo com cabo mais banal de comunicador.

Repare-se que admito que para distancias maiores, tipo 50, 100 metros, que um cabo melhor possa ser determinante, mas para 20 metros atrevo.me a dizer que desde que não seja fio paralelo de telefone, de resto tudo dá. Vai na volta até cabo de antena dá, não experimentei, mas deve dar :D

O que costumam usar ?

Nota: Fotos com má qualidade, tiradas com o telefone
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
      Imagem0074.jpg
      Imagem0075.jpg
      Imagem0076.jpg
      Imagem0077.jpg
  2.  # 2

• eu
    • 23 junho 2011

# 3

Uma vez que o preço do cobre disparou nos últimos tempos, este tópico é bastante relevante.
  3.  # 4

Colocado por: civismoO que costumam usar ?

cabo RG6 de antena (esqueceu-se deste ou não tinha disponivel) garante velocidades até 2,4Ghz, com ele por certo as torneiras eléctricas não vão ter problemas de captação dos sinais de satelite, tem é que orientar bem as bobines solenoides para o Hispasat, que é a 30º norte, isto se quiser apanhar a TvCabo ou o MEO.

e como o núcleo é de 0,75mm2 e a malha exterior é reforçada em cobre, dá para correntes até 2A a uma distancia de 100 metros, acha que serve? estava-me a esquecer de um dado importantíssimo, tem protecção anti-UV, logo é mesmo aquilo que precissa para ficar ao sol.
  4.  # 5

apesar do outro comentario ser um pouco a reinar, não deixa de ter alguma verdade (não totalmente).

Qualquer cabo com 1mm é mais do que suficiente para aquilo que pretende, o numero de condutores terá que ser o numero de válvulas que pretende controlar mais um condutor (comum), qualquer cabo com isolamento simples é satisfatório, e estamos a falar de baixa tensão nem precisa de luvas ao manusea-lo porque não apanha "choque",

Colocado por: civismocabos de transporte de alta frequencia e não de corrente, testei com um pedaço de 50 e tal metros de cabo de rede informatica CAT 5E

já agora nunca ouviu falar em POE (Power Over Ethernet) com capacidade até 75VA em 48V
  5.  # 6

Colocado por: Pedro Barradashttp://www.hunterrega.com/support/faqs/installer_faq.html

http://www.aquamatic.pt/ProdutosRainBird2009/0090.pdf

http://www.rainbird.pt/17-6300-Liste-de-produits.php?id_categories=18&t=1&n=9

http://www.novaspaisagens.com/uploads/3/2/3/2/3232339/conceitos_gerais_em_projecto_de_rega.pdf

abraços.

Ehpá, obrigado !

No caso da rainbird, porque será que usa cabo com 1 condutor ??? o retorno é feito como ? Pela terra ?

E no caso da hunter, estou com dificuldade de interpretar esta tabela ... já percebi que os numeros longos da tabela são os cm´s que o cabo pode ter , mas de resto n estou a conseguir ...

Será tipo , ter 6 cabos comuns shuntados para controlar 18 electrovalvulas ?
  6.  # 7

Colocado por: jorgealves

cabo RG6 de antena (esqueceu-se deste ou não tinha disponivel) garante velocidades até 2,4Ghz, com ele por certo as torneiras eléctricas não vão ter problemas de captação dos sinais de satelite, tem é que orientar bem as bobines solenoides para o Hispasat, que é a 30º norte, isto se quiser apanhar a TvCabo ou o MEO.

e como o núcleo é de 0,75mm2 e a malha exterior é reforçada em cobre, dá para correntes até 2A a uma distancia de 100 metros, acha que serve? estava-me a esquecer de um dado importantíssimo, tem protecção anti-UV, logo é mesmo aquilo que precissa para ficar ao sol.

LOL
  7.  # 8

Colocado por: jorgealvesapesar do outro comentario ser um pouco a reinar, não deixa de ter alguma verdade (não totalmente).

Qualquer cabo com 1mm é mais do que suficiente para aquilo que pretende, o numero de condutores terá que ser o numero de válvulas que pretende controlar mais um condutor (comum), qualquer cabo com isolamento simples é satisfatório, e estamos a falar de baixa tensão nem precisa de luvas ao manusea-lo porque não apanha "choque",

já agora nunca ouviu falar em POE (Power Over Ethernet) com capacidade até 75VA em 48V

Boas! As luvas prendem-se com facto de que fiz aquele teste na obra da minha casa, e estava tudo cheio de pó de obras, inclusive os cabos, por isso estava com luvas.

Realmente o cabo mesmo da rainbird é de 0.80mm , por isso 1mm é mesmo mais que suficiente, não sabia, mas vem aqui neste link que o Pedro Barradas colocou: http://www.aquamatic.pt/ProdutosRainBird2009/0090.pdf

Quanto ao POE , conheço , é o sistema que permite injectar a alimentação num cabo de rede, por forma a por exemplo alimentar um access point passando um unico cabo.
    Em todo o caso , 75VA a 48v, são 37.50VA aproximadamente a 24V (das electrovalvulas), ainda assim é suficiente

Ehpá, vai ficar orgulhoso ! Comprei o meu primeiro rolo de JOTAGRIS!!!

Realmente sou parvo em não o ter feito antes, os motivos sempre foram :

>Pensava que era muiiito mais caro que o anelado
    >Pensava que não ia gastar 100 metros , mas afinal já gastei uns 200 e ainda gasto os 100 na boa

Comprei de 20mm, ficou em 29€ o rolo de 100 (muito menos que os 43€ do AKI)

Obrigado pela sua insistencia
      Imagem0093.jpg
  8.  # 9

Colocado por: civismoObrigado pela sua insistencia

de nada,

para complicar e dizer mal é que existimos.
  9.  # 10

Nota: A imagem do multimetro a acusar 23V foi quando usei um dos pares de um cabo de rede CAT5E , com 50 e tal metros

0.0172 seg. NEW