Iniciar sessão ou registar-se
    • zontor
    • 23 junho 2011 editado

     # 1

    boa noite,

    tenho pesquisado um pouco e relativamente aos pavimentos em piso flutuante tem-se em todos a designação AC3/AC4, etc. para ter uma noção da sua resistência a riscos, utilização, etc. não discutindo se detrmidadas marcas em AC3 são melhores que outras em AC4.

    O que gostaria de saber neste tópico é em que ponto conseguimos analisar os pavimentos cerâmicos neste aspeco. Como sei que o pavimento não irá riscar com mesas, sofás, ou mesmo cadeiras de escritório a arrojar no chão?

    É dependente da marca? qualquer série de determinada marca é boa e não risca? Quais? Existe tipos que basicamente de qualquer marca são resistentes? quais? como se consegue analisar isso?

    Por exemplo a revigres apresenta produtos no site divididos por tráfego ligeiro, médio, forte ou exteriores. Qual se destina ao uso que indiquei anteriormente? No site da Recer o catálogo indica os que são recomendados para uso em pavimento, nenhum destes riscará? como se comparam com outras marcas?

    Junto anexo foto de uma cerâmica que tenho no apartamento actual (cerca de 30 a 40 anos) e que não se notam nenhuns riscos apesar de ter zona de uma cadeira de escritório com rodas que por vezes arrastam em vez de rodar e tamém cadeiras ou sofás e não se nota nenhum risco, mesmo analisando mais de perto pois o seu padrão de cor também ajuda a disfarçar.

    Como posso analisar várias marcas para um pavimento que tenha a mesma resistência? Se bem que gostaria de blocos maiores 45cmx45cm por exemplo.
      chao.jpg
  1.  # 2

    niguém dá ideias como avaliar a resistência/tipos de cerâmicas para pavimento?

    Será que todas os modelos indicados pelos fabricantes para uso em pavimento são suficientes para não ficarem com riscos de sofás, mesas, cadeiras, etc.?
  2.  # 3

    Os pavimentos cerâmicos.. salvo entretanto terem sido alteradas as normas das Classes de resistência à abrasão,a norma internacional correspondente é a "ISO 10545-7:1996 - Ceramic tiles - Part 7: Determination of resistance to surface abrasion for glazed tile"

    A escala PEI é dividida:
    PEI 0 - o produto é recomendado somente para uso em paredes;

    A adequação do PEI dos produtos ao local é, em termos gerais, o seguinte:
    PEI I - Naõ adequado a pavimentos.
    PEI II – Pavimento destinado a locais com tráfego ligeiro
    PEI III – Pavimento destinado a locais com tráfego moderado.
    PEI IV – Pavimento destinado a locais com tráfego médio - forte
    PEI V – Pavimento destinado a locais com tráfego forte, excepto locais públicos de tráfego intenso.


    Outros factores também devem ser analisados em função do ambiente onde o produto vai ser utilizado. Deste modo, a resistência à acção de produtos químicos, taxa de absorção de água, assim como a resistência ao escorregamento são alguns dos itens que devem ser pensados antes de adquirir um produto cerâmico.

    Cuidados na manutenção do produto também devem ser observados, já que o uso de produtos de limpeza inadequados, arraste de móveis, entre outros, podem provocar danos irreparáveis ao produto. Na dúvida, entre em contato com o departamento técnico do fabricante e esclareça suas questões. Para cada ambiente, um produto adequado.
    Pense sempre nisto...

    Existe também quem classifique e aparece em alguns catalogos a classificação através da escala de MOHS:
    o qual, nas normas internacionais da série ISO 10.545 não tem correspondencia.

    A escala de MOHS, vai de 1 (talco) a 10(diamante)
    Os riscos (na superficie do revestimento) são uma característica que está directamente associada com a dureza Mohs dos esmaltes cerâmicos e nada tem haver com o PEI,daí que os esmaltes brilhantes utilizados têm dureza Mohs entre 3 e 4 (a escala vai de 1 a 10) independente de fabricante, país de fabricação ou se foi fabricado por via seca ou via húmida e ainda totalmente independente do conhecido PEI.

    Só para exemplificar, um mineral muito comum e encontrado abundantemente no planeta é a areia (quartzo), cuja dureza Mohs é 7.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira, zontor
  3.  # 4

    obrigado pelo comentário Pedro,

    achei algumas referências ao PEI em alguns catálogos, se bem que um pouco escondidas :P mas efectivamente a classificação por "tráfego" fica um pouco aquem relativamente à questão da dureza dos materiais.
 
0.0114 seg. NEW