Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

vou casar e estava a pensar fazer com regime de bens aquiridos.
    Os meus pais ja faleceram e deixaram me 2 casas e ainda tenho uma casa de solteira. uma das casas herdadas eu e o meu irmão decidimos não vendar a outra casa ficou combinado eu comprar a parte dele algo que so vai acontecer após o casamento. Assim como a venda da minha casa de solteira só será vendida após o casamento. eu li em post vossos que por divorcio o cônjuge não tem direito aos bens da herança mas no meu caso a metade de uma casa sera feita ja casada.
    não estou a pensar divorciar me mas não queria que caso a vida de para o torto os bens q eram da minha família saíssem dela. Assim como antes de haver filhos caso me acontecesse algo não queria tirar do meu irmão um património que foram os nossos pais a construir. qual o melhor procedimento haverá alguma forma de me precaver um acordo pré nupcial?

Obrigada.
  2.  # 2

União de facto né?
  3.  # 3

Acordo pré nupcial, casamento com separação de bens.

(note que, se conseguir provar que comprou a metade da casa do seu irmão com o proveito da venda da sua casa de solteira, não deveria haver problema).

Consulte um Advogado ANTES de casar!
  4.  # 4

Marisa: Acordo pré-nupcial é na verdade uma maneira de começar mal algo que já pode correr mal por muitos outros lados, quanto mais agora o acordo pré-nupcial. Muito provávelmente vai trazer desconfiança e stress emocioanl que, esse sim, leva ao divórcio. Estudos foram feitos que demosntram q casamentos c\ acordo pré-nupcial tem uma probabilidade muito maior de acabar em divórcio.

Eu seria incapaz de olhar a minha mulher nos olhos, se fizesse uma tal coisa.

Fazer uma união de facto apenas para acautelar os seus bens, parece-mer absolutamente horrível.

O seu futuro marido vai de ceteza contribuir monetáriamente para a vossa futura casa.

Em caso de divorcio, aquando da separação dos bens terá.se.á em conta a participação dos fundos com origem na sua herança
    Concordam com este comentário: Quid Iuris
  5.  # 5

Colocado por: Paramonte Estudos foram feitos que demosntram q casamentos c\ acordo pré-nupcial tem uma probabilidade muito maior de acabar em divórcio.
    Eu seria incapaz de olhar a minha mulher nos olhos, se fizesse uma tal coisa.

Isso não será um bocado de preconceito?

Dá a impressão é que você não consegue olhar a sua mulher nos olhos para coisa nenhuma. :-)
    Ou pior: dá a impressão que você acha que ela não confiaria em si se você lhe propusesse casarem com separação de bens.

A minha família está cheia de empresários e, POR ISSO, todos nos casámos com acordo pré-nupcial (separação de bens).

Caso contrário, cada vez que uma das nossas empresas contraísse um empréstimo avalizado pelos sócios, ou um de nós assinasse uma letra de livrança, lá teria de estar presente a nossa mulherzinha (ou maridinho) para assinar o documento, confirmando que concordava!

Por outro lado, sendo empresários corremos riscos. Graças à separação de bens, se a coisa der para o torto, pelo menos não tocam nos bens do cônjuge.

Eu casei há 30 anos com separação de bens, e a minha mulher sempre teve o nome nas minhas contas bancárias e vice-versa. E nunca fizemos contas a quem é que gastava o quê.

Quanto a mim, o melhor é estarmos de consciência tranquila e só nos comprometermos para uma situação em que as coisas ficam bem claras, preto no branco.
    De qualquer maneira, mantenho o que escrevi: consulteM um Advogado antes de casar.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  6.  # 6

A Marisa não me pareceu ser empresária, apenas me pareceu uma pessoa que vai herdar alguns bens imobiliários, é uma coisa muito diferente!
  7.  # 7

Boa tarde a ambos,

desde já quero agradecer os vossos comentários e a amabilidade de me estarem a responder.

Este é um assunto que eu e a pessoa com quem quero partilhar o resto da minha vida falamos abertamente e sem discussão. Só não quero caso me aconteça alguma coisa antes de ter um filho meu que o meu irmao perca ou tenha de partilhar o que os meus pais ao longo de uma vida conquistaram e pelo qual fizeram tanto sacrifício. Nos iremos viver para a casa que já é metade minha e que pretendo comprar depois a metade do meu irmão.

Do que li para assegurar antes de ter filhos e para precaver que o que é da família fica na família o melhor será separação total de bens e os bens que depois de casados adquirirmos os dois pomos em nome de ambos. Mas irei sem duvida consultar um advogado.

Tenho a sorte de ter um homem maravilhoso com quem posso falar abertamente sobre estas questões que obviamente não sao para levar de animo leve.

Mais uma vez obrigada.

0.0108 seg. NEW