Iniciar sessão ou registar-se
    • jmaia
    • 8 outubro 2008 editado

     # 1

    Caros.

    Estou a usar na minha habitação o Bloco Térmico da Maxit de 25 e o respectivo cimento M5 para o assentamento, ora, após alguns dias a "pisar" como os dedos (sim com os dedos) este esfarela-se, parece que não tem qualquer resistência, mais, por curiosidade fiz um pequena pressão num bloco e este descolou-se pura e simplemente.

    Já liguei para a Maxit a expor esta situação, foi-me dito que isto não era normal, perguntaram-me se o cimento estava com validade, pois está, portanto não será este factor, perguntaram-me se estavam a usar a agua correcta, perguntei ao empreiteiro, este disse-me que sim.
    Sugestões, explicações etc etc aceitam-se.

    Cumprimentos,
    JMaia
  1.  # 2

    pela descrição pode ser devido a excesso de água ou de excesso de tempo de vida.

    No primeiro caso, ou adicionaram água a mais logo na amassadura, ou por terem esperado tempo demais, adicionaram mais água e estragaram a argamassa.
    No segundo caso, passa-se o seguinte: todas as argamassas e cimentos colas, têm um tempo de vida (POT LIFE) durante o qual conservam as suas caracteristicas, a partir do qual se vão degradando. Leia na ficha técnica qual é. Os pedreiros têm a mania de fazer argamassa a mais e para ajudar fica ao sol.

    Para despistar, faça você mesmo um saco de argamassa com a quantidade de água indicada na ficha do produto e depois experimente

    O empreiteiro vai sempre dizer que fez de acordo com as regras, porque sabe, que no caso da asneira ser dele, vai ter de assumir os custos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmaia
    • jmaia
    • 8 outubro 2008 editado

     # 3

    Sr. Paulo Correia.

    Agradeço os seus comentários, contudo permita que lhe questione o seguinte:

    - Imagine que de facto está a usar agua a mais. O que posso fazer uma vez que as paredes já (quase) estão todas levantadas?
    - Se ficar assim quais são os reais riscos que corro?
    - Uma vez que vou usar capoto se ficar assim no futuro certamente ireio ter problemas não ?
    - Em termos de rachadelas (interiores) estas podem aparecer ?

    Nota: em conversa com o fincionario este disse-me que ja tinha detectado este problema, mas continuo a assentar tijolo, e começou a regar as paredes para tentar iliminar esta situação.


    Obrigado.
  2.  # 4

    Colocado por: jmaiaImagine que de facto está a usar agua a mais. O que posso fazer uma vez que as paredes já (quase) estão todas levantadas?

    Se a argamassa não está a funcionar, só tem mesmo um remédio. Desmontar tudo e voltar a fazer de novo, senão até o lobo mau lhe manda as paredes ao chão com um sopro.

    Colocado por: jmaia- Se ficar assim quais são os reais riscos que corro?

    Simples, que as paredes lhe caiam em cima. Se elas não estão seguras com argamassa é como ter os blocos empilhados uns em cima dos outros.

    Colocado por: jmaiaUma vez que vou usar capoto se ficar assim no futuro certamente ireio ter problemas não ?

    Òbvio, o capotto é um revestimento, não estrutura ou segura nada

    Colocado por: jmaia- Em termos de rachadelas (interiores) estas podem aparecer ?

    Provavélmente será o últimoo dos seus problemas

    Colocado por: jmaiaem conversa com o fincionario este disse-me que ja tinha detectado este problema, mas continuo a assentar tijolo, e começou a regar as paredes para tentar iliminar esta situação.

    Pelo amor de deus, se a argamassa não cria presa, manda-se água para cima? Se ela já não estava boa, com água pararam a hidratação do cimento e acabaram com o resto. Isso não é uma lage de betão, onde se mete água para baixar a temperatura.

    Vá u uma das suas paredes mais pequenas e dê-lhe um encontrão forte, fica logo com um boa ideia dos perigos que corre. Neste momento o que perde, é argamassa, terá de limpar os blocos e voltar a assentar.
  3.  # 5

    Estive a ver a ficha técnica do produto:

    Tempo de vida: do amassado Aprox. 1 hora (+20ºC)
    Água de amassadura: 4,7 – 5,0 litros por cada saco de 27 kg

    Os seus problemas devem estar aqui (estão sempre)
    • VMC
    • 13 outubro 2008

     # 6

    Já utilizei essa massa em 3 obras e concordo com o PauloCorreia. Nunca tive esse tipo de problemas, no entanto, quando a massa não está completamente seca pode ser mais fácil de desfazer do que o cimento normal, talvez por possuir pequenos granulos de argila expandida. Eu tambem faço o capoto, mas não é isso que aumenta a resistência da parede, aumenta a resistência térmica, não mecânica.
    É muito chato e dá alguma despesa, mas é melhor retirar tudo, limpar e voltar a colocar correctamente.
  4.  # 7

    VMC

    Precisava de saber preços para aplicação do bloco térmico de 25 + Capotto (MO + MAT). è uma área onde não trabalho e precisava de aferir os preços que tenho. Se mos puder facultar agradecia imenso.
    • VMC
    • 14 outubro 2008

     # 8

    Caro Paulo Correia

    Tenho todo o prazer em poder transmitir a minha experiência.

    O Bloco térmico anda à volta de € 27/m2 e o capotto (Maxit 408 + Maxit Scratch), incluindo socos é na ordem dos € 34.

    Atenção que na zona onde trabalho actualmente se situa no Baixo Alentejo, onde os custos de transporte, principalmente dos blocos é muito significativo. Num semi-reboque o transporte significa 25%!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Correia
  5.  # 9

    Colocado por: VMCAtenção que na zona onde trabalho actualmente se situa no Baixo Alentejo, onde os custos de transporte, principalmente dos blocos é muito significativo. Num semi-reboque o transporte significa 25%!


    Eu trabalho entre o Alto Alentejo e o Algarve (Sagres). Thanks pelos preços
 
0.0153 seg. NEW