Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas acabei de pagar o IMI, pela 1.ª vez

Como achava muito estranho não ter recebido a notificação para pagamento ou lá como se´chama isso, pensei:será que só para o proximo ano? No entanto fui ao portal das Finanças ver o que por lá se passava e já falavam em execução fiscal e o diabo. Liguei para a minha repartição, lá me informei da coisa e acabei neste momento de pagar pela net.
    Só que, euzinha que vê tudo com 500 olhos, afinal desta vez só vi com 499 e ... confirmei o pagamento. Eis que quando aparece a janelinha simpática: voltar ou comprovativo é que reparei: em vez de 274€, paguei 2744€

E dirão vocês: Burra, quem te manda ter esse dinheiro todo na conta?

E agora? Já aconteceu semelhante coisa a alguém? demoram de devolver a diferença? (sim, que não quero acreditar que não a devolvam)

Ainda por cima a operação podia ter só ficado agendada, eu cancelava né? Pois não, ficou logo efectuada.
  2.  # 2

AaAarrrgh!
    Isso é o meu pesadelo favorito! Mas nunca me aconteceu.

Amanhã, às 8h25 esteja à porta do balcão do seu banco. Mas duvido que anulem a operação.

Em alternativa, terá de se haver com as Finanças.
    Devolver o dinheiro, devolvem (um amigo meu pagou por 3 vezes o mesmo imposto e o dinheiro foi-lhe devolvido), pode é levar alguns meses...
  3.  # 3

Eu já liguei para o banco, para aquela linha directa 24 horas por dia.
    A menina diz que não, q não pode ser anulada, portanto eu amanhã as 09H00 estarei é à porta da minha repartição de finanças.
    Mas, diz ela, o meu banco pode é ajudar-me no contacto com as finanças.

Mas porque é que eu não fiz a tranferencia de uma conta com menos dinheiro? onde quando eu colocasse 2744€ me aparece-se um pop-up a dizer: Na querias mái nada?????

Eu depois dou notícias!
    Concordam com este comentário: Alice Gonçalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  4.  # 4

Sempre pensei que à referencia de pagamento estivesse associado um valor único e que se nos enganássemos o sistema não aceitava um valor errado. Melhor estar atento ao que se faz,
  5.  # 5

Já me aconteceu algo do género uma vez, só que o valor não foi tão alto.

Na altura liguei para as finanças, para um número que encontrei no portal das finanças, já não sei qual, e expliquei a situação. No final enviaram-me um cheque para casa com a diferença. Demorou foi um pouco a chegar.
  6.  # 6

Colocado por: rjmsilvaSempre pensei que à referencia de pagamento estivesse associado um valor único e que se nos enganássemos o sistema não aceitava um valor errado. Melhor estar atento ao que se faz,

Existem referência que têm associado o montante assim como datas limite pagamento etc, mas também pode não ter.... tudo depende dos contratos das entidades com a SIBS...
    por isso é mesmo melhor andar atento.
  7.  # 7

xi que situação
    e com a fama das finanças...
    acho que não vai ter problema em reaver agora quando...
    se não der por telefone é ir às finanças onde se encontra a propriedade em questão
  8.  # 8

Bem, esta novela já acabou. Aqui fica o resto da história.

No dia seguinte da coisa se ter dado, fui à minha repartição de finanças - 2.ª de Sintra:

Ah e tal não temos cá indicação nenhuma, mas o colega que trata disso também não está, mas quando aparecer aqui como pago devolve-lhem a diferença, não se preocupe. Uffa que alívio, afinal as finanças não ficam com dinheiro que não lhes pertence. Como vêem fiquei esclarecidissima.

Chegada a Lisboa, fui a outra repartição de finanças, expliquei novamente a coisa e o funcionário: ah já cá está o imposto como pago. Mas não está cá nada a dizer que pagou a mais. Espere mais um dia ou 2, vá à sua repartição e faça um requerimento a explicar a situação. Eu adoro quando me mandam fazer requerimentos. Só falta mesmo o selo fiscal pra ser perfeito.

Entretanto lembrei-me de ligar a uma ex-colega da DGITA (Direcção-Geral de Informática Tributária e Aduaneira) e perguntar se podia ver lá o meu "cadastro" e se sabia qual era o procedimento. E de modos que foi assim a informação:

Se o pagamento fosse efectuado dentro do prazo, as finanças faziam o estorno do dinheiro todo logo a seguir e o imposto continuava por pagar.

Como já estava em execução fiscal, é retido durante 30 dias (não vá a malta ter mais algum calotezito e eles aproveitam para se servir). A seguir, é da competência do chefe do nosso serviço de finanças "libertar" a devolução do dinheiro.

Entretanto fui de férias (Singapura, Bali e Díli, roam-se de inveja) e voltei em meados de Agosto. Passados uns dias liguei para o meu serviço de Finanças expliquei tudinho a senhora lá tentou ver, disse-me que não estava a conseguir, mas que depois me ligava. Até hoje.
    Voltei a ligar passados mais uns dias, o sr que me atendeu lá esteve a tentar fazer a devolução, afinal também não conseguia, se calhar não tinha permissões, que quando a colega chegasse me ligava. Ainda espero.
    Mais um dia ou dois e lá ligo novamente. Ah que só a chefe é que tinha permissões e que estava de férias, voltava na 2.ª seguinte. É... quem está não faz e quem faz não está!
    Bem, na semana seguinte liguei de novo e já só perguntei se a senhora já tinha chegado deas férias. Que não, que era na 2.ª seguinte.
    Semana seguinte e ligo de novo. O funcionário lá fez questão que lhe explicasse qual era o assunto, lá contei de novo a história. E o sr: Deixe-me o seu contacto... :) e eu: bem eu já o deixei a 2 colegas seus que ficaram de me ligar, que mais um menos um n faz diferença, tome nota. Ah, mas eu ligo-lhe já.
    Já ... no dia seguinte. Que pronto, estava tudo tudo tratado, ia recebr o cheque em casa. Eu: Mas é cheque? Não creditam a conta cujo NIB está aí na minha "ficha"? Não, nestes casos é por cheque. Ok, que venha.
    Passaram uns dias e, como a caixa de correio é exterior e com um "buraco" de todo o tamanho, nunca fiando! A 28 de Setembro liguei de novo à ex-colega pra ela ver se já tinha sido remetido o cheque, para eu ir estando atenta ... e (que vergonha), diz-me ela: Mas tu não vez a tua conta bancária? Já lá tens o dinheiro desde o dia 23!!! Omessa, mas não era por cheque??? Que não, que é creditado na conta.

E foi assim, floreados à parte, a ideia a reter é o procedimento nestes casos.
    De resto, como soi dizer-se: eles pagam mal mas também estão mal servidos!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, alv, Luis K. W., mafgod, bcool, danobrega
  9.  # 9

só resta dizer....

santa incompetência da função pública.

Não me alongo, senão fico irritado :)
  10.  # 10

Colocado por: duartecordeirosanta incompetência da função pública.

Não julgue a floresta pela árvore.
    Concordam com este comentário: duartecordeiro
    • Jonh
    • 13 outubro 2011 editado

# 11

Colocado por: duartecordeirosó resta dizer....

santa incompetência da função pública.

Não me alongo, senão fico irritado :)

Qual é a sua área profissional?
  11.  # 12

A mim aconteceu-me uma coisa idêntica - paguei IMI quando não o devia ter feito. Nem sequer dei conta do erro e só descobri quando, uns 2-3 meses depois, me enviaram um cheque com a devolução do valor. Pelos vistos, alguma coisa fazem de bem...
  12.  # 13

Colocado por: rjmsilva

Subscrevo.

Eu também sou funcionária pública e não me revejo nestas formas de trabalhar (leia-se neste não saber nem querer saber).

E, fervo quando encontro disto.
  13.  # 14

Colocado por: rjmsilva

Concordam com este comentário:duartecordeiro

Peço desculpa se ofendi, não era o intuito.
    Simplesmente é a imagem comum que temos do funcionalismo público. Sei perfeitamente que há bons profissionais também no sector público.
    Mas que é irritante é. Mas mais irritante é não haver queixas por parte de quem usa estes serviços. Se fôsse uma empresa privada, decerto que já se tinha escrito no livro de reclamações e feito um blogue sobre isso... como é no estado... deixa-se andar.

P.S: Se é relevante, Engenharia Informática.

Cumprimentos,

Duarte
    • eu
    • 13 outubro 2011

# 15

Colocado por: Teresa_MEntretanto fui de férias (Singapura, Bali e Díli, roam-se de inveja)

Eu cheguei a esta parte e perdi a vontade de ler o resto... ;)
  14.  # 16

Boas,

Discordei, por isto:
    Colocado por: duartecordeiroSe fôsse uma empresa privada, decerto que já se tinha escrito no livro de reclamações e feito um blogue sobre isso... como é no estado... deixa-se andar.

O português não é muito dado a escrever no livro de reclamações.
    E já agora, quando faz blogs na maior parte dos casos são insultuosos.

Colocado por: duartecordeiroP.S: Se é relevante, Engenharia Informática.

Eh pá, andam cá todos!
    Acho que isto vai deixar de ser "da casa" para passar a ser " dos caixotes".

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  15.  # 17

Colocado por: oxelferEh pá, andam cá todos!
    Acho que isto vai deixar de ser "da casa" para passar a ser " dos caixotes".

Divirtam-se,

Ainda não me viu tecer comentários no tópico dos computadores. Estou aqui para tratar de casas. Para computadores há decerto outros fóruns mais apropriados que... eu não frequento :P
  16.  # 18

Boas,

Colocado por: duartecordeiroAinda não me viu tecer comentários no tópico dos computadores. Estou aqui para tratar de casas. Para computadores há decerto outros fóruns mais apropriados que... eu não frequento :P

As minhas tentativas de ser engraçado saem todas ao lado :(

Divirtam-se,
  17.  # 19

Lol... se calhar não percebeu o meu comentário, mas não levei a mal o seu.
  18.  # 20

Boas,

Colocado por: duartecordeiroLol... se calhar não percebeu o meu comentário, mas não levei a mal o seu.

Percebi, concordo, faço o mesmo, etc., etc..
    Eu já nem sei o que é um fórum de computadores, a não ser os comentários no manual do php.

Divirtam-se,

0.0236 seg. NEW