Iniciar sessão ou registar-se
    • agro
    • 27 junho 2011 editado

     # 1

    Estou em fase de projecto de uma moradia e estou a pensar fazer todas as paredes exteriores com tijolo 22 que será projectado com poliuretano 40 mm pelo seu interior + caixa de ar 50mm + placa de pladur.
    Gostava de saber qual é a vossa opinião, pois penso que as paredes em alvenaria interiores consomem muita energia ou seja se desejamos alterar a temperatura natural da casa vamos ter de fornecer energia até as paredes ficarem a temperatura desejada e por sua vez estas até lá estaram a oferecer resistencia na medida da sua espesura até ao isulamento pelo que me parece que se colocar pladur terei simplesmente que aquecer ou arrefecer a espessura deste pois terei o isulamento logo ali.
    Qual a vossa opinião?
  1.  # 2

    A inercia térmica é contabilizada pela massa existente entre o isolamento e o interior do edifício.
    Com o aumento da inércia térmica maior a dificuldade em se obter equilíbrio térmico.
    É verdade a rapidez, aparente, com que se aumenta/diminui a temperatura da casa na ausência de inércia térmica. E digo aparente porque para uma mesma área habitável se tivermos o isolamento no interior temos um volume menor que se tivermos o isolamento pelo exterior, para não falar das diferenças de densidades.
    No entanto com a falta de inercia térmica não vamos beneficiar do diferencial temporal entre o ponto temporal em que o edifício recebe energia pelo exterior/interior e o ponto temporal em que este chega ao interior/exterior.
    Assim, em todos os casos, e dependendo da exposição solar, temperaturas diurnas e nocturnas, cada caso terá uma solução diferente para um mesmo valor económico.

    Aqui vão os cães Anonimo16062021
    (...)também é verdade que a temperatura ambiente arrefece mais rapidamente uma vez cortada a fonte de calor

    O calor é a troca de energia entre sistemas. Não existem fontes de calor, o que existe são fontes de energia.
    E isto foi só a jeito de brincadeira.
    •  
      alv
    • 27 junho 2011

     # 3

    Vivam!

    Cá vão mais cães....
    Eu que passo os meus dias à volta de projectos de térmica, portanto fazendo contas, números, valores, que depois aplico, também diáriamente, construindo e aplicando os sistemas de isolamento térmicos pelo interior, os tais sem inércia, ainda não consegui entender como é que se podem aconselhar este ou aquele sistema sem fazer as continhas todas.
    Bom, fazendo-as, hão-de chegar à conclusão que pelo mesmo dinheiro, e é de dinheiro que se trata, conseguimos muito mais espessura de isolamento térmico pelo interior que pelo exterior, ponto final, isto são factos.
    Depois vem a discussão do sexo dos anjos acerca da inércia se é ou não favorável o que adianta ou não. Depois vêm os letrados que escrevem sobre uma e outra, dezenas de artigos que favorecem uma em detrimento da outra; há-os para todos os gostos. Depois vêm as diferentes correntes, os Americanos, os árabes, os Australianos e alguns Europeus, sem inércias, enquanto outro meio mundo, sobretudo os da velha Europa a defenderem a Inércia. Bom em que ficamos?
    Cada caso é um caso, cada casa é uma casa diferente, mas ainda assim, é fácil de demonstrar que o que conta é a espessura do isolamento, porque a inércia, consigo fazer inércias suficientes para conseguir médias apenas com pavimentos e elementos construtivos mássicos, pelo que isso em termos de cálculos é apenas uma questão de arranjo de números. Sendo assim, se consigo mais espessura interior por menos dinheiro, o resto é contas.

    Já para não falar nas restantes vantagens, como a regulação higroscópica, o isolamento acústico ( caro kugo, não se esqueça que o isolamento acústico também pode ser muito melhorado com o efeito de massa, absorsor e massa), a protecção ignifuga (também ainda ninguém esclareceu como é que um instalador pode certificar um sistema de capoto para cumprir o SCIE se usar produtos de diferentes fornecedores), bom enfim uma série de coisas que já é fastidioso continuar a discutir.


    Fico-me por aqui.
    Já agora eu tenho um rotweiller e você que cão pode largar?

    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 27 junho 2011 editado

     # 4

    Vivam!

    Perdoe agro, mas em resposta directa à sua pergunta, eu preconizaria o uso de um isolamento contiuo em XPS de 40mm, colmatando as pontes térmicas com uma coisa do tipo tripolux, seguido de uma caixa de ar, que pode ser minima, seguido de uma estrutura metálica com duas placas de gesso laminado de 13mm ou uma de 15mm, sendo o espaco da estrutura preenchida com um reforço de isolamento térmico em manta de lã de vidro de 60 ou 80mm, perfazendo uma espessura total de isolamento de 100 ou 120mm pelo interior. Essa solução é mais económica que o projectar o poliestireno ou que o capoto. É uma questão de contas. Peça ao seu projectista de térmica que lhe simule as diferentes situações e que lhe dê uma estimativa de custos pra cada uma e depois conclua.

    Umacoisa deste tipo, em que se vêm algumas fases em simultâneo.

    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agro
      CIMG2514 (Small).JPG
      CIMG2503 (Small).JPG
  2.  # 5

    A questão do isolamento sonoro e da massa sempre foi por mim defendida, pode confirmar e m todos os meus "posts"
    Eu, tal como o alv, apenas referir que acima de escolher uma solução é preciso perceber as características do edifício e da sua envolvente.
    Por exemplo:
    Uma escola primária (para que não venham falar em aulas nocturnas) não tem qualquer necessidade de inercia térmica porque no período nocturno não existem aulas. A não ser que no local da mesma as temperaturas nocturnas sejam superiores às diurnas.
    No sul de África onde de dia se tem temperaturas muito elevadas compradas com as da noite, a inercia térmica será uma grande vantagem.

    É verdade que pode conseguir um bom valor de inércia térmica criando por exemplo uma divisão completamente preenchida por betão. No entanto na prática o conceito de aquecimento do meio interior pela chegada da energia exterior não será uniforme.
    Em lado nenhum eu beneficio qualquer solução aplicada sem um estudo correcto. E não basta dizer está casa tem X de inercia térmica, pois está pode não ser uniforme. Se o regulamento em vigor acautela estes problemas eu não sei.

    Beijos para o seu rottweiler.
    •  
      alv
    • 27 junho 2011

     # 6

    Vivam!

    Serão entregues!

    Como vê, em nada discordamos, complementamo-nos.


    E "fassam" parte
  3.  # 7

    e que diz o seu projecto de térmica?
  4.  # 8

    Então o Anonimo16062021 também deve ter um lugar na nossa equipa, visto o que foi dito em nada vai contra ao que o mesmo disse. Mas pelos visto é melhor o Dias trocar comigo e ficar a ponta de lança para eu vir para a defesa :)
  5.  # 9

    Pronto, ficamos a espera de mais jogadores, para ambas as equipas:)
  6.  # 10

    já agora, não tem muito a ver com o tema, mas por exemplo... nas paredes enterradas deve-se usar uma solução tipo isto:

    E se for para muros de suporte de terras, ou seja, muros de divisão e afins?
      ficheiro945_yfipwshqwmb.jpg
  7.  # 11

    Muros de suporte de terras será uma configuração (impermeabilização, drenagem) idêntica já que as paredes enterradas são isso mesmo, muros de suporte de terras.

    Anonimo16062021,
    Realmente agora estou um pouco confuso em relação às equipas a que nos referimos, porque eu não defendo nenhuma solução.
  8.  # 12

    Há muitas formas de eliminar as pontes térmicas que não necessariamente o ETICS.
  9.  # 13

    Ninguém aqui disse que alguém aqui tinha dito o contrário, embora alguém aqui saiba que outrem daqui parece pensar - e levar outros daqui a - pensar o contrário.
  10.  # 14

    No entanto nenhuma solução elimina as pontes térmicas, apenas as minimizam, umas mais outras menos. Umas com maior facilidade, outras com menor facilidade. Umas com mais garantia, outras com menos garantias.
    A ponte térmica é uma região de uma zona onde as transmissões térmicas são privilegiadas devido ao maior coeficiente de condutibilidade térmica. Uma janela é uma ponte térmica :)
    O isolamento pelo exterior garante que toda a parede se encontra a uma temperatura próxima da temperatura ambiente interior diminuindo assim as condensações em qualquer parte da sua espessura. Ao contrário, o isolamento pelo interior leva a que toda a parede se encontra a uma temperatura próxima da temperatura ambiente exterior. No inverno as trocas de vapor interior exterior após passarem o isolamento vão condensar na face interior (face do lado da caixa de ar) do pano interior, se não precavidas, o que pode trazer problemas de humidade.
  11.  # 15

    A ponte térmica é uma região de uma zona onde as transmissões térmicas são privilegiadas devido ao maior coeficiente de condutibilidade térmica. Uma janela é uma ponte térmica :)

    Essa definição não é exacta (à luz do RCCTE).

    ...se não precavidas, o que pode trazer problemas de humidade.

    Diz bem: se não precavidas. Afinal de contas o mesmo que se passa em qualquer sistema que não seja bem executado.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  12.  # 16

    j cardoso, regulamentos não é comigo, nem gosto muito deles, serve apenas, a meu ver, para facilitar e generalizar o projecto (do que quer que seja) e para facilitar o licenciamento e fiscalização (caso exista) do mesmo. E não estou a dizer que não deveriam de existir, até concordo que existam pois os engenheiros não são obrigados a dominar todas as áreas entre inúmeras outras razões.
    Não conheço o caso concreto do RCCTE o suficiente para criticar ou algo do género. Posso no entanto dizer a titulo de exemplo que a maior parte dos regulamentos referentes ao traçado de estradas tem várias lacunas, e até mesmo contradições para não falar de em alguns casos ficar abaixo da segurança e em outros casos ficar muito a cima do conforto o que leva por exemplo a termos auto-estradas com custos enormes pelo excesso de viadutos necessários para se fazer face as exigências dessas normas. E depois para poupar uns trocos exigem-se apenas comprimentos de vias de aceleração (positiva obviamente) que satisfazem apenas as características de maquinas de alta cilindrada o que é agravado com estas são partilhadas com vias de abrandamento.
    E sim, se não precavidas. Eu não privilégio nenhum sistema. Vou partilhando o que sei conforme me lembro e face ao que é escrito :)
    Talvez o RCCTE defina ponte térmica a partir de um determinado limite inferior de diferenças entre resistências térmicas. No entanto uma ponte térmica, tal como o nome indica, é um local de passagem da energia que está facilitado em relação ao que está à sua volta.
  13.  # 17

    Talvez o RCCTE defina ponte térmica a partir de um determinado limite inferior de diferenças entre resistências térmicas. No entanto uma ponte térmica, tal como o nome indica, é um local de passagem da energia que está facilitado em relação ao que está à sua volta.

    Se levarmos o rigor a esse ponto - o que não seria nada prático nem útil para o efeito - teremos então de considerar que as juntas de argamassa numa parede de alvenaria também são pontes térmicas. Acha que se justifica?
  14.  # 18

    Já vi patologias em que houve formação de humidade e consequente crescimento de bolores com o padrão da argamassa :) e eu não disse que se justificava, nem de longe nem de perto, apenas dizer que mais vale disser diminuir o efeito das pontes térmicas do que dizer eliminar as pontes térmicas :) Foi apenas a titulo de brincadeira. Mas o rigor fica sempre bem e é para lá que se deve caminhar.
    (e sim, provavelmente no exemplo que dei não havia isolamento térmico especifico)
    • agro
    • 29 junho 2011

     # 19

    isolamento contiuo em XPS de 40mm, colmatando as pontes térmicas com uma coisa do tipo tripolux, seguido de uma caixa de ar, que pode ser mínima, seguido de uma estrutura metálica com duas placas de gesso laminado de 13mm ou uma de 15mm, sendo o espaço da estrutura preenchida com um reforço de isolamento térmico em manta de lã de vidro de 60 ou 80mm, perfazendo uma espessura total de isolamento de 100 ou 120mm pelo interior.
    Pergunto se será mais barato que 50mm de poliuretano projectado ou seja 6€ por metro quadrado já aplicado, quanto a eficiência não duvido que fosse melhor ou seja teria um isolamento de 100 ou 120 mm. Mas que preço tem este já com aplicação?
    A minha ideia era aplicar o poliuretano por todo o interior ou seja tectos paredes chão e depois fazer o tecto falso em pladur assim como o revestimento interior das paredes exteriores e aplicar a betonilha no chão o que lhes parece
  15.  # 20

    Agro, discorda do que em concreto?
 
0.0241 seg. NEW