Iniciar sessão ou registar-se
    • cnlx
    • 27 junho 2011

     # 1

    Caríssimos,
    Tenho um logradouro de cerca de 50 m2 que gostaria que fosse uma zona de recreio para o meu filho.
    Tem de ser um piso permeável…
    O ideal seria relva, mas dá trabalho e a nossa vida não nos permite manter o espaço.
    Que sugestões existem no mercado para além de deck e relva sintética?
    Agradeço a vossa ajuda!
    cnlx
  1.  # 2

    Tem aquelas placas de granulado de borracha.
  2.  # 3

    Pode ter o pavimento em saibro com uma mistura de "Activ-Sol" para evitar a erosão.
    Apliquei isto num jardim público com muita afluência e passado 3 anos ainda está como novo.
    Pode ver aqui: http://www.jardinseafins.com/jeaframeset.html

    Cmps
  3.  # 4

    JCM | ARQ, e o activ-sol ficou por quanto a aplicação?

    Já estive para utilizar em projectos públicos o TERRAWAY.. mas saia sempre fora do orçamento da empreitada.
  4.  # 5

    Tenho ideia que andam nos mesmos valores (30 a 35€/m2).

    Cumps,

    Edit - Numa obra com 1600m2 de Terraway foi adjudicado por 26.75€/m2...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, cnlx
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasJCM | ARQ, e oactiv-solficou por quanto a aplicação?

    Já estive para utilizar em projectos públicos o TERRAWAY.. mas saia sempre fora do orçamento da empreitada.


    Não estou por dentro dos preços, mas a empresa que fornece o material poderá prestar todos os esclarecimentos quanto a preços e quanto a dosagem.
    O activ-sol é fornecido em sacos e é misturado com o saibro com uma betoneira como quem faz uma argamassa.
    Convém o passeio ter uma base em tout-venant devidamente compactado. A camada de saibro com activ-sol terá cerca de 5cm de espessura.

    A mim agrada-me o aspecto final e é ligeiramente permeável e ecológico. Muitos courts de ténis são tratados deste modo.

    Cmps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, cnlx
  6.  # 7

    E porque não aplicar o Troba Plus 8G, antes de aplicar essa betonilha monogranular para garantir uma melhor drenagem?
    http://www.schluter.pt/media_produkte/schlueter_db_7_2_troba_plus_pt_1208.pdf
  7.  # 8

    pc saldanha
    E porque não aplicar o Troba Plus 8G, antes de aplicar essa betonilha monogranular para garantir uma melhor drenagem?
    http://www.schluter.pt/media_produkte/schlueter_db_7_2_troba_plus_pt_1208.pdf


    O tout-venant é permeável o suficiente, não vejo qual a vantagem de se aplicar uma lamina de drenagem entre este e a camada de saibro activa.
    Essa lamina drenaste seria boa se se quisesse impedir a água de atingir o tout-veant, mas nesse caso essa mesma área passava a ser impermeável. Existia uma drenagem horizontal. (isto se tiver percebido bem o sistema que indicou)
  8.  # 9

    O trobaPLUS...só se quiser uma drenagem de superfície.. mas para isso não se colocava o saibro... pretende-se que este pavimento seja permeável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cnlx
  9.  # 10

    A questão é garantir que a água vai para a zona pretendida e não fica acumulada entre o tout-veant e a betonilha permeável e fazer cova levando a que a betonilha parta.

    Por outro lado com a trobaplus 8g, permite construir uma betonilha com espessura de 20 a 30mm para tráfego pedonal.
  10.  # 11

    Mas o tout-venant é permeável (e a permeabilidade deste vai estar de acordo com a granulometria). Se aplicar a membrana toda a área será considerada impermeável, o que pode ter implicações com o PDM do local, áreas impermeáveis máximas.
  11.  # 12

    Onde eu vivo também ainda há estradas e caminhos em tout venant, e depois das chuvas também ficam umas poças...
    Também conheço muitas betonilhas sobre tout venant todas partidas...
  12.  # 13

    Todas as estradas devem ser impermeáveis, a não ser que esteja a falar de estradas não estruturais, sem pavimento especifico (e mesmo estes deveriam ser sempre impermeáveis para impedir a instabilidade dos mesmos). E la está, depende do tout-venant, se for um com partículas argilosas obviamente vai funcionar como uma impermeabilização. Mas nesses casos uns drenos verticais talvez resolvam o problema, agora trata-se de uma questão económica.
  13.  # 14

    Económica ou custo de aquisição?
  14.  # 15

    Inclui-se o custo de aquisição e manutenção entre outros.
  15.  # 16

    Devemos ter em atenção o fim a que se destina: Para a criança brincar!

    Quanto a mim depende do estado e da composição actual do terreno.
    Se este permitir a aplicação de placas, ou seja estiver mais ou menos nivelado e não tenha muitas pedras (tb se retiram), será o indicado, pode comprar as placas e Vc mesmo fazer o trabalho.

    A criança vai agradecer, pois pode brincar á vontade sem grande risco de se magoar, o espaço dependendo da cor a aplicar pode fácilmente inserir-se no ambiente existente e até proporcionar um local agradável para adultos.

    Cpts
    Concordam com este comentário: cnlx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cnlx
  16.  # 17

    Colocado por: kugu_eluInclui-se o custo de aquisição e manutenção entre outros.


    Entre muitos outros como a funcionabilidade, garantia, tempo de vida útil.

    Já agora, quantos litros por segundo em metro quadrado drena o tout-venant?
  17.  # 18

    Não sei, e depende do tout-venant.Mas é capaz de drenar mais do que o saibro estabilizado. E nesse caso a membrana não faz sentido nenhum. Caso contrário poderia fazer sentido, mas:

    Tem de ser um piso permeável…

    Não pode ser usada essa membrana drenante.
  18.  # 19

    Colocado por: pc saldanhaA questão é garantir que a água vai para a zona pretendida e não fica acumulada entre o tout-veant e a betonilha permeável e fazer cova levando a que a betonilha parta.

    Por outro lado com a trobaplus 8g, permite construir uma betonilha com espessura de 20 a 30mm para tráfego pedonal.


    A mistura do Activ-sol com o saibro é a seco, logo não pode ser comparado a uma betonilha. Após o espalhamento e desempeno a área é ligeiramente burrifada com pouca água e compactada com placa vibratória ou pequeno cilindro. A pouca quantidade de água é só para corrigir o teor de humidade para efectuar a compactação.
    De qualquer modo convém dar uma pequena inclinação ao pavimento, como nos campos de jogos. Cerca de 0,3% é suficiente.

    Os passeios do jardim público que fiz, eram limitados por 3 fiadas de microcubo amarelo num dos lados e uma meia-cana em microcubo amarelo no lado mais baixo. Com a queda de chuva intensa, por muito que o pavimento seja permeável não dá vazão.

    Cumprimentos
    • cnlx
    • 28 junho 2011

     # 20

    Meus caros, obrigado a todos pela ajuda!

    Colocado por: ZedArrudaDevemos ter em atenção o fim a que se destina: Para a criança brincar!

    Quanto a mim depende do estado e da composição actual do terreno.
    Se este permitir a aplicação de placas, ou seja estiver mais ou menos nivelado e não tenha muitas pedras (tb se retiram), será o indicado, pode comprar as placas e Vc mesmo fazer o trabalho.

    A criança vai agradecer, pois pode brincar á vontade sem grande risco de se magoar, o espaço dependendo da cor a aplicar pode fácilmente inserir-se no ambiente existente e até proporcionar um local agradável para adultos.

    Parece-me ser a solução mais fácil de aplicar, não? E se calhar a mais barata...
    Onde posso ver essas placas na região de Lisboa?
 
0.0209 seg. NEW