Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Bom dia a todos

Andei mais "calado" porque estive a acabar de abrir a vala :)
    Já tenho a vala pronta e a parede lavada à pressão. O problema é as irregularidades monstruosas que tem... vou rebocar umas partes, cortar saliencias e tentar por aquilo mais plano e liso, mas nunca vai ficar a 100%. (mais daqui a pouco vou ver se coloco umas fotos para verem)
    Entretanto estive a estudar a questão do betuminoso e da tela. Sei que o ideal seria tela, no entanto dadas as condições da parede será provavelmente quase impossivel de aplicar. Pensei em aplicar um produto novo da Weber, a pasta betuminosa "superflex more", que em 2 demãos pode ficar com 4 mm de espessura, pode levar rede de reforço e é bastante flexivel, mas segundo consta, este tipo de produto pode ficar "danificado" pelos pitons da tela drenante (a colocar virados para dentro), da Weber disseram-me que uma solução seria aplicar uma betonilha por cima do betuminoso e antes da tela drenante, será uma boa ideia? Será que o geotextil entre o betuminoso e a tela drenante é suficiente para proteger deste problema?

Obrigado e saudações para todos
  2.  # 22

As fotos estao no link abaixo

https://picasaweb.google.com/109597455603199753142/Vala?authkey=Gv1sRgCJLYweGo9vzRMg

Não se consegue ver muito bem a profundidade dos defeitos da parede, mas acho que dá para ter uma ideia. Num dos cantos até tem 2 ou 3 calhaus agarrados. (se calhar estou para aqui a exagerar e isto até não é nada do outro mundo...)

aguardo os vossos comentários
  3.  # 23

Eu vou "dizer" uma coisa, mas faz de conta que não disse e se alguém alguma vez falar no assunto eu vou negar a pés juntos que alguma vez o tenha dito.

tente alisar a coisa o mais possível e peça uma aplicação de poliureia.

O que voçe vai gastar para regularizar essa parede mais o sistema de impermeabilização vai caríssimo para ficar bem.

Se conseguir alisar a coisa mais ou menos para que o drenante (pitonada) consiga encostar como deve ser avançe para a poliureia com drenante

Esta não é uma solução certificada, homologada, ou sequer muito falada

(Este post não foi colocado por mim, foi um hacker que invadiu a minha conta)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  4.  # 24

Colocado por: C3R3J0Este post não foi colocado por mim,

Foi, foi...eu vi...juro que vi.
  5.  # 25

Colocado por: Picareta

Foi, foi...eu vi...juro que vi.

Não me diga que o Picareta tem cerca de 100kg e era o individo que passou aqui a olhar para a montra?
  6.  # 26

Colocado por: C3R3J0Não me diga que o Picareta tem cerca de 100kg

Não falta muito.

Colocado por: C3R3J0e era o individo que passou aqui a olhar para a montra?

Pensei que não me tinha visto.
  7.  # 27

Bom dia

eu não digo a ninguém que foi o C3R3J0 que falou em poliureia... :)

a pitonada tem que estar 100% encostada ou pode pontualmente desencostar? Será que há algum problema em ficarem alguns "ocos"?

é que ainda por cima vão brevemente começar umas obras de substituição dos telhados e tenho o pátio com uma montanha de terra gigantesca, dai existir uma certa urgencia em fechar a vala e não haver grande tempo para procurar quem aplique a poliureia, nem estudar esse assunto.

Estava a pensar cortar com rebarbadora algumas partes salientes, tirar os calhaus (que são 2 ou 3) e depois com argamassa de reboco hidrofugado (tipo RHP da Secil) endireitar o mais possivel de modo a que não se formem zonas em que a água se possa acumular.
    Depois estava a considerar a pasta betuminosa Weber.tec superflex more que é bastante flexível e pode ser aplicada com espessura 3-4 mm e rede de fibra vidro (não sei se alguém já viu a amostra que há nas lojas)
    Sobre isto aplicar a pitonada com geotextil, no fundo respectivo tubo drenagem com geotextil envolvido numa cama de brita nº 3 que se prolonga até à superficie, criando um espaço de 10-20cm de brita entre a terra e a parede (também com geotex, claro)

Dadas as fotos, este esquema tem alguma hipótese de dar certo? Esta argamassa de reboco serve, ou é preciso algo mais "estanque"?

Que peso recomendam para o geotextil 150gr/m2?
    Que diametro é usual para o tubo de drenagem, 100 ou 125mm?

Obrigado e um abraço a todos
  8.  # 28

Só para não cair no esquecimento. Já só perciso de mais uma ajudinha...

Obrigado
  9.  # 29

Colocado por: Tenazesa pitonada tem que estar 100% encostada ou pode pontualmente desencostar? Será que há algum problema em ficarem alguns "ocos"?

Quando colocar a terra o peso encarregar-se de a encostar

Colocado por: Tenazesdepois com argamassa de reboco hidrofugado

Atenção as espessuras, mas fica mais barato rebocar com argamassa normal (feita na betoneira) e hidrofugar posteriormente

Colocado por: TenazesDepois estava a considerar a pasta betuminosa Weber.tec superflex more que é bastante flexível e pode ser aplicada com espessura 3-4 mm e rede de fibra vidro

consoante os valores poderá ser bom ou não, mas se o próprio vendedor ficou reticente...

Colocado por: TenazesQue peso recomendam para o geotextil 150gr/m2?

Sim

Colocado por: TenazesQue diametro é usual para o tubo de drenagem, 100 ou 125mm?

Quanto maior melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  10.  # 30

O melhor seria a tela asfaltica, mas pelo que entendo nesse caso a parede teria que estar bem plana, não é? mesmo depois dos "endireitamentos" no meu caso não deve ser possivel...

bom fim de semana para todos
  11.  # 31

Bom dia,

Já alisei a parede conforme possivel, ficou lisa, mas não plana (com bastantes altos e baixos)...
    Já que não posso aplicar a tela asfáltica, estou ainda a decidir se vou para o tradicional Flintkote/imperkote ou se vou pela solução da weber (mais cara)

Ocorreu-me entretanto se seria aconselhável colocar uma camada de betonilha no fundo da vala para facilitar o escoamento a água? será que ia servir de alguma coisa? ou com o tempo iria partir toda e fazer ainda pior?

Obrigado pelo vosso contributo

um abraço
  12.  # 32

A betonilha não me parece má solução, convém sempre, em todo o material que puser na zona a drenar, limpa-lo bem garantindo a não existência de finos.
    Quanto à tela não lhe posso dar nenhuma opinião.
  13.  # 33

Colocado por: Pedro.JOCBom dia!

Coloquei tela pitonada na parede de uma casa que se encontra parcialmente enterrada, no entanto, estou com alguma dificuldade no acabamento do topo da tela pitonada...

Se colocar um perfil de topo na tela, este ficará à vista... como o poderei tapar?

Antecipadamente grato pelas v/ sugestões :)

Não vale a pena repetir-se em vários topicos...
  14.  # 34

Aproveitando este tópico.

Onde deve começar a colocação da brita?
      brita.JPG
  15.  # 35

onde estiver o dreno, ou seja partir da base do dreno.
  16.  # 36

Mas o tubo dreno é aplicado diretamente na terra? Não leva uma pequena camada de brita por baixo?
  17.  # 37

18.  # 38

Parece-me bem melhor.

Agora a questão é essa base parte de que ponto das cores do desenho a cima apresentado?
  19.  # 39

Vermelho,
    • PandR
    • 6 dezembro 2016 editado

# 40

2ª QUESTÃO:

Onde começa a aplicação da tela pitonada?

1 , 2 ou 3?
      TELA1.jpg
      TELA2.jpg
      TELA3.jpg

0.0286 seg. NEW