Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou neste momento a escavar uma vala para poder isolar pelo exterior uma parede de tijolo que fica bastante húmida e um pouco degradada.

Penso colocar o seguinte esquema:

- pintura com emulsão betuminosa com elastómero tipo "imperkote"
    - colocação de tela pitonada com pitões virados para exterior
    - manta geotextil sobre a tela
    - tubo de drenagem com geotextil e brita no fundo

As minhas questões são:

Este sistema é bom?

É necessário regularizar o reboco exterior? na verdade encontrei um degrau no reboco que não estou a ver como preencher facilmente. Poderá a tela pitonada ser aplicada directamente sobre este "degrau" e assim acompanhar a irregularidade?

A emulsão betuminosa Imperkote é uma boa escolha? ou deveria ir para outra marca mais cara? ou mesmo utilizar tela betuminosa "colada" à parede?

Como fazer no bordo superior da tela pitonada? fica apenas encostado à parede? leva um perfil de algum tipo? sai um pouco acima do "chão"?

Disseram-me que tinha que preencher até cima o espaço directamente encostado à tela com brita ou pedra, será isto necessário, ou é utilizado apenas quando não leva o geotextil?

Obrigado pela ajuda

Abraço
  2.  # 2

O sistema funciona se tiver onde ligar o dreno. Se não conseguir escoar a água acumulada, nada feito...
    Existem essas telas pitonadas já com o geotextil colado.

Cmps
  3.  # 3

Colocado por: Tenazes- pintura com emulsão betuminosa com elastómero tipo "imperkote"
    - colocação de tela pitonada com pitões virados para exterior interior
    - manta geotextil sobre a tela para o drenante não ter frio?
    - tubo de drenagem com geotextil e brita no fundo o geotextil é para aquecer o tubo?

Peço desculpa mas não percebo quem recomenda estas coisas

A minha maneira de ver a coisa

1. pintura com emulsão betuminosa em duas demãos cruzadas
    2. Aplicação de tela asfaltica 3kg com betume sbs e armadura de poliester
    3. manta geotextil ou tela drenante com geotexil (pitons para dentro)
    4. respectivo tubo de drenagem e/ou outro sistema

isto é a maneira correcta de fazer na maioria dos casos, agora se quiser só pincelar a parede com uma coisa preta e meter um plástico encostado a parede força, a maioria das casas são construídas assim e algumas estão porreiras.

Não se sinta melindrado com a dureza da linguagem, mas saiu assim e não me apetece refazer. ;)
    Concordam com este comentário: pc ferreira, scorpionlabel
  4.  # 4

A minha maneira de ver a coisa

1. pintura com emulsão betuminosa em duas demãos cruzadas
    2. Aplicação de tela asfaltica 3kg com betume sbs e armadura de poliester
    3. manta geotextil ou tela drenante com geotexil(pitons para dentro)
    4. respectivo tubo de drenagem e/ou outro sistema

Mais barato e funciona.
  5.  # 5

Colocado por: JCM | ARQMais barato e funciona.

As vezes, mas como já é habito não aplicar quando aparecem os problemas nem se lembram do que pode ser.

E se quer poupar tire o geotextil também que se não está lá a tela vai proteger o que?
  6.  # 6

7.  # 7

Ao contrário do que aqui alguem disse, a manta geotextil não é para proteger do frio...

Se não colocar o geotextil, a brita acabará por ficar um bloco de lama e não filtrará as águas subterrãneas.
  8.  # 8

Colocado por: C3R3J0E se quer poupar tire o geotextil também que se não está lá a tela vai proteger o que?

O geotextil tem a função de não deixar o aterro ocupar o espaço dos pitons, ou seja, mantém os vazios necessários ao escoamento da água.
    Como já afirmei atrás, a tela pitonada vende-se com o geotextil colado numa das faces.

Cmps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  9.  # 9

então, já temos consenso?
  10.  # 10

Colocado por: JCM | ARQO geotextil tem a função de não deixar o aterro ocupar o espaço dos pitons, ou seja, mantém os vazios necessários ao escoamento da água.

Falso

Essa função deve ser assegurada pelas réguas de remate do drenante.

Eu acho que existe aqui um problema de prioridades...

Esta solução é para impedir entrada de águas dentro de uma habitação e estão todos de acordo em retirar a camada impermeabilizante.

o problema é se do lado de fora faz lama ou se a brita fica suja...

Todos vocês tem alguma razão no que dizem, mas estão a esquecer o que é realmente importante, a estanquicidade do sistema

deve levar geotextil a envolver a brita e o tubo de drenagem sim
    deve levar geotextil antes do drenante (ou juntamente com ele) sim se tiver tela
    o drenante deve ser fixo com as respectivas réguas sim
    deve levar a tela sim

Agora se vamos poupar na tela... porque por o geotextil entre a parede e o drenante, ou porque por as réguas de fixação... até podemos abdicar do tubo e metemos só a brita no chão a canalizar a agua.

Por incrível que pareça já vi as situações todas que referi acima e algumas funcionaram por mais de 20 anos.

Agora se queremos garantir que um sistema de impermeabilização funcione, por favor não lhe retirem o impermeabilizante
  11.  # 11

É escusado mais discussão. Pode recolher informação aqui: http://www.imperalum.com/default.asp?s=86&sparent=80&sroot=79&cm_id=89

Cmps
  12.  # 12

Boas tardes a todos,

Obrigado pelos vossos comentários.
    Já tinha andado a pesquisar aqui no forum, mas graças ao amigo electrão já li mais estes dois tópicos.
    Pelo que vejo as 2 questões centrais são sobre os pitões serem virados para o interior ou exterior e sobre a necessidade da tela asfáltica. Alguém sabe o custo da tela? Se não fosse muito cara até punha por descarga de consciencia (já que estou a cavar uma vala deste tamanho)
    Quanto aos pitões, tinha visto o site da Danosa e realmente recomendam virados para o exterior quando a tela leva geotextil. Quando não leva dizem para montar virados para o interior. (ficheiro abaixo)

O esquema que vou colocar é o seguinte:

- 3 demãos cruzadas de Imperkote L - emulsão betuminosa
    - tela asfaltica ?
    - Tela pitonada com geotextil
    - Tubo de drenagem de 100 ou 120 mm também envolvido em geotextil
    - brita envolvida com geotextil (a envolver também o tubo)
    - prolongar a brita e o geotextil até à superficie, com 10-20 cm de largura
    - o tubo de drenagem desagua numa "sargeta" de escoamento de águas

As questões:
    - os perfis que se utilizam para rematar a tela pitonada não irão deixar entrar água na zona de encosto com a parede? (água que escorre pela parede)

- existe alguma outra maneira de fixar a tela pitonada sem prefurar a parede e consequentemente a camada betuminosa/asfáltica ?

- A parede tem que estar muito lisa? já encontrei uma zona que tem uma espécie de chapisco sobre tijolo (esta zona só está enterrada parcialmente) e outra zona em que tem um reboco grosso, mas que faz degraus. Alguém tem sugestões para esta questão? posso colocar a tela pitonada com o formato do degrau? O degrau faz uma espécie de um "-_-" em que parece que houve uma zona em que não colocaram tanta massa. Será possível ser uma parede fina de betão do lado de fora dos tijolos? - isto é uma construção bastante antiga e provavelmente feita pelas pessoas da aldeia

Relativamente aos pitons, levando o geotextil, fará mais sentido serem voltados para o lado de fora para formar uma espécie de camara para a água escorrer? Mesmo depois de ser comprimido pela brita, sempre ficarão mais folgas. De qualquer modo, se o geotextil vier colado aos pitons, este tem sempre que ficar para o lado de fora, certo?
    Ou isto tudo está errado e basta colocar com os pitons para dentro e com geotextil do lado de fora?

Um abraço e uma vez mais obrigado
  13.  # 13

a possibilidade de colocação de tela asfaltica faz-me um pouco de confusão, pois ao ser colocada a tela pitonada, os pregos não vão furar a tela asfaltica toda?
  14.  # 14

Colocado por: Tenazes- 3 demãos cruzadas de Imperkote L - emulsão betuminosa

2 chegam

Colocado por: Tenazes- os perfis que se utilizam para rematar a tela pitonada não irão deixar entrar água na zona de encosto com a parede? (água que escorre pela parede)

precisamente por isso é que deve colocar a tela e os pitons para dentro, para que a agua escorra pela tela pelos espaços dos pitons

Colocado por: Tenazes- existe alguma outra maneira de fixar a tela pitonada sem prefurar a parede e consequentemente a camada betuminosa/asfáltica ?

fixar o topo com as réguas de remate e as sobreposições coladas com fita cola (atenção a sobreposição) para fixar até a terra estar encostada. atenção que a terra deve ser colocada com cuidado pois a fita cola é ... fita cola. depois da terra estar encostada não precisa de mais nada.
    se precisar de mais de 2 metros de altura ai tem mesmo que furar na sobreposiçao de ambas. Pode também usar uns adesivos próprios com espigão mas eu não vejo necessidade disso pois não tem grande resistência

Colocado por: Tenazes- A parede tem que estar muito lisa? já encontrei uma zona que tem uma espécie de chapisco sobre tijolo (esta zona só está enterrada parcialmente) e outra zona em que tem um reboco grosso, mas que faz degraus. Alguém tem sugestões para esta questão? posso colocar a tela pitonada com o formato do degrau? O degrau faz uma espécie de um "-_-" em que parece que houve uma zona em que não colocaram tanta massa. Será possível ser uma parede fina de betão do lado de fora dos tijolos? - isto é uma construção bastante antiga e provavelmente feita pelas pessoas da aldeia

para colocar a tela a parede não pode ter irregularidades que a possam romper, para colocar a tela pitonada os degraus se tiverem ângulos muito acentuados vão dificultar muito e provavelmente obrigar a cortes o que seria de evitar

Colocado por: TenazesRelativamente aos pitons, levando o geotextil, fará mais sentido serem voltados para o lado de fora para formar uma espécie de camara para a água escorrer? Mesmo depois de ser comprimido pela brita, sempre ficarão mais folgas. De qualquer modo, se o geotextil vier colado aos pitons, este tem sempre que ficar para o lado de fora, certo?
    Ou isto tudo está errado e basta colocar com os pitons para dentro e com geotextil do lado de fora?

vou responder a sua pergunta com outra pergunta:

interessa-lhe mais que a agua junto a parede escorra mais depressa ou a que está depois da tela pitonada?

eu acho que interessa retirar a agua junto da parede o mais depressa possivel, logo os pitons para o lado de dentro será o mais correcto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  15.  # 15

eu acho que interessa retirar a agua junto da parede o mais depressa possivel, logo os pitons para o lado de dentro será o mais correcto

Não percebo. Se os pitões estão virados para o interior então vai ser criado entre a parede e a tela pitonada um canal para a água escoar...penso que o mais interessante e aconselhável é telos virados para o exterior e assim juntamente com o geotextil aumentar a permeabilidade dessa zona transformando-a num local favorável ao escorrimento da água afastando-a assim da parede.

O dreno deve ser ligado às águas pluviais.

Para este sistema é pressuposto que a base das sapatas e do muro está desde já impermeabilizada impedindo a ascensão da água por capilaridade a partir da base ?
  16.  # 16

Colocado por: JCM | ARQÉ escusado mais discussão. Pode recolher informação aqui:http://www.imperalum.com/default.asp?s=86&sparent=80&sroot=79&cm_id=89

Cmps

E quem é que da Imperalum lhe disse que duas demãos do imperkot eram equivalentes a uma lâmina APP com armadura de polyester?
  17.  # 17

Colocado por: kugu_eluNão percebo. Se os pitões estão virados para o interior então vai ser criado entre a parede e a tela pitonada um canal para a água escoar...

Corretissimo

Colocado por: kugu_elu
    penso que o mais interessante e aconselhável é telos virados para o exterior e assim juntamente com o geotextil aumentar a permeabilidade dessa zona transformando-a num local favorável ao escorrimento da água afastando-a assim da parede.

acho que o problema é que muitas pessoas pensam que a tela pitonada impermeabiliza e ai é que está o erro a função dela é a de impedir que a terra se encoste a parede e passe a humidade para a mesma, mas nas juntas, no topo e no fundo continua a deixar passar a agua e a função dos pitons virados para o interior é precisamente fazer o canal para que a agua que entre pelas réguas ou nas juntas não tenha nada que a estagne, depois cabe a impermeabilização impedir que ela "entre" nas paredes

Colocado por: kugu_eluO dreno deve ser ligado às águas pluviais

Sim

Colocado por: kugu_eluPara este sistema é pressuposto que a base das sapatas e do muro está desde já impermeabilizada impedindo a ascensão da água por capilaridade a partir da base ?

Sim

Colocado por: pc saldanhaE quem é que da Imperalum lhe disse que duas demãos do imperkot eram equivalentes a uma lâmina APP com armadura de polyester?

O problema é que isto já está implantado na cabeça das pessoas e normalmente as casas em garantia não costumam dar problemas deste género e quando dão remenda-se e aguenta mais 1 ano ou 2 e acaba a garantia.

eu tenho um amigo de longa data que construiu em vale de lobos há cerca de 6 anos atras, foi avisado se todos estes factos mas o construtor era amigo e disse que a tela era só para gastar dinheiro e o arquitecto concordou.

em Janeiro andei lá eu a abrir buracos de retroscavadora, teve que se mandar o muro abaixo para entrar e o jardim... bem já era. A piscina embora coberta parecia um tanque de lama sem falar no valor do trabalho e reparação interior.

Agora se acham que vale a pena arriscar...
  18.  # 18

Bom dia a todos

Antes de mais muito obrigado pelos comentários!!!

Em relação à história dos pitons, realmente acho que ambos os pontos de vista estão correctos e cada um tem as suas vantagens.
    No caso da tela com geotextil, pelo menos a marca que já apresentei vende com o geotextil colado nos pitons e este deve ser para o lado de fora, portanto pelo que entendo, a tela fica também com a função de impermeabilizante e a água proveniente do solo circundante irá escoar no espaço entre o geotextil e os pitons, ficando a parede impermeabilizada com a tela e a emulsão betuminosa e/ou tela asfáltica (a tela é impermeavel, certo?!). Provavelmente para este sistema funcionar bem será necessário um cuidado acrescido na execução dos topos e juntas da tela (vi num sitio qualquer que o perfil de remate pode ser embebido no reboco, evitando assim que a água entre pela junção com a parede).

No caso da tela sem geotextil, colocada com pitons virados para dentro, esta fica com a função de protecção do impermeabilizante, criando um espaço onde a água pode escorrer livremente, promovendo a secagem da parede e evitando acumulação de água. Ao mesmo tempo proporciona também protecção das águas do solo circundante. Nestes casos coloca-se também geotextil no lado de dentro? Ou também se utiliza assim a tela que tem o geotextil colado?

E agora pergunto e se colocar a tela com pitons e geotextil para fora e outro geotextil entre a tela e a parede para permitir o escoamento de alguma água que se infiltre?

Bem, nestes casos é sempre bom ouvir e seguir as vozes da experiencia e em ultimo caso vou seguir o conselho e colocar os pitons para dentro, mas como ainda me restam duvidas, queria só discutir um pouco mais este assunto...

Vou ver o preço da tela asfáltica e depois já decido sobre ela... (estamos a falar de um curral que não tem impermeabilização menhuma e que existe à mais de 50 anos... não sei ainda o que farei daquela construção, mas talvez não valha a pena tanto investimento)

Um abraço
  19.  # 19

Colocado por: Tenazesirá escoar no espaço entre o geotextil e os pitons,

já percebi que nunca pegou no produto em causa... o que vai acontecer é que quando encostar a terra o geotextil vai encostar na totalidade nos pitons e é como se não tivesse lá

Se estiver realmente interessado leia o meu comentário anterior

Começo a dar razão ao membro " ? " Uma pessoa escreve mas parece que não se vê

o valor para as telas adequadas deverá variar entre 5 a 8.5€ m2 + IVA em PVP
  20.  # 20

De relembrar que entre este sistema e o solo é conveniente existir uma vala preenchida com material isento de finos, especialmente siltes e argilas, para se aumentar o caudal da água até aos drenos, evitando tambem que a zona junta à parede nunca esteja submersa ou parcialmente submersa.
    Estas zonas devem contar sempre como zonas impermeáveis referidas nos PDMs. Isto porque, nestas zonas a água não se infiltra no solo até encontrar um canal natural de agua submerso. Está água vai ser canalizada para a rede pluvial.

A questão da zonas permeáveis mínimas, ou zonas impermeáveis máximas, é muito importante ser comprida, e trás interesse para todos. Se os sistemas de drenagem pluvial são projectados para X litros por segundo, e com o aumentos das impermeabilizações aumenta para kX (k>1) então em vez de existirem cheias de 5 em 5 anos vai existir talvez de 2 em 2 anos. Os sistemas de drenos aqui referidos vão deixar de funcionar, as tubagens pluviais vão funcionar sob pressão, vão existir infiltrações no pavimento das estradas e estas vão perder resistência levando a assentamentos ou à rotura do mesmo ou até mesmo à expulsão dos finos.....em suma, o caos :) (obviamente que entrei um pouco no exagero e já estou a sair do tema do post, mas são coisas que algumas pessoas não percebem ou não conhecem e por isso nunca é de mais referir).

0.0232 seg. NEW