Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    há bastante tempo que viajo por este fórum e leio muito do que aqui escrevem... Vou iniciar entretanto a construção da minha moradia, e estou reticente com uma questao que é...será que o dinheiro chega ? :)
    tenciono colocar as fotos das imagens 3d do projecto mas hoje nao vai ser possivel.

resumindo : a casa tem o formato de L e tem cerca de 250 m2 de +area habitada. mas.... há muiiiiito vidro, praticamente todas as fachadas interiores do L viradas para a piscina sao de vidro, A minha questao é ... será que o vidro é assim tao mau em termos de isolamento ? e porque é que encarece assim tanto uma casa com grandes áreas envidraçadas ? há muitas pessoas a dizer "se quer poupar na construção de uma casa reduza as áreas envidraçadas..."

qual a vossa opiniao sobre fachadas em vidro ?
    encarece assim tanto uma construçao ?

agradeço os vossos esclafrecimentos.

3
  2.  # 2

ola joanolas,

Se calhar com um projecto de execução da moradia sabia se o dinheiro chegava ou não. E mais!, até se poderia gerir o projecto dessa forma, ou seja fazendo com que chegasse.

Boa sorte.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

Colocado por: joanolasencarece assim tanto uma construçao ?

grosso modo pode considerar que a área envidraçada custa mais 100€/m2 do que uma parede.

Colocado por: adarqSe calhar com um projecto de execução da moradia sabia se o dinheiro chegava ou não

Esta é a forma correcta de saber se o dinheiro chega ou não.
    Concordam com este comentário: ZedArruda
  4.  # 4

um projecto de execuçao sim, concordo.
    Humm... como leiga que sou sempre pensei que onde ha vidro nao ha cimento,nem tijolo nem as outras coisas que constituem uma parede; e que sendo uma coisa aplicada e nao construída ( os entendidos que me desculpem os termos) se pouparia na mao de obra...findas as contas pensei que ficasse um preço equiparado ao de uma parede normal, com o inconveniente de nao isolar tao bem.
    o projecto de execuçao de moradia nao foi feito porque nao houve tempo... tivemos que acelerar um pouquinho o projecto e a sua entrada na camara porque o PDM da zona esta na eminencia de mudar...por enquanto ainda da para construir.

Acham possivel fazer uma moradia térrea com 250 m2, bons acabamentos e piscina com 150000 euros ? ah...e com muito vidro.
    existe alguma maneira de contornar custos relativamente ao vidro e caixilharias neste tipo de obra para minimizar custos ?~

obrigado aos que comentaram :)
  5.  # 5

Colocado por: joanolaso projecto de execuçao de moradia nao foi feito porque nao houve tempo... tivemos que acelerar um pouquinho o projecto e a sua entrada na camara porque o PDM da zona esta na eminencia de mudar...por enquanto ainda da para construir.

O projecto de execução não tem que entrar na câmara, pode ser feito posteriormente. Algumas câmaras exigem a apresentação do projecto de execução 60 dias após a aprovação do projecto de licenciamento.

Colocado por: joanolasAcham possivel fazer uma moradia térrea com 250 m2, bons acabamentos e piscina com 150000 euros ? ah...e com muito vidro.

Acho,... se aplicar vidro simples, caixilhos sem corte térmico, não aplicar isolamento térmico nas paredes e cobertura, reduzir o ferro para metade, não ponha cimento na massa porque é um desperdício, utilizar mosaicos e azulejos até 5€/m2, etc...etc...
  6.  # 6

entao que valor de orçamento acha razoavel para uma construçao destas?
    •  
      marco1
    • 28 junho 2011 editado

# 7

talvez com mais 100000 em cima consiga ter aquilo com que sonha, realisticamente.
  7.  # 8

percebi obviamente.
    mas alguem me da um valor por alto para uma construçao destas ou tenho que continuar a adivinhar ?...os entendidos sao voces.
  8.  # 9

Sem mapas de quantidades elaborados para cada projecto pelo respectivo projectista, o que deveria ser feito tendo como base um projecto de execução (ou equivalente), ninguém lhe poderá dar um orçamento realista.

Aliás visto não ter projecto de execução, só com trabalhos a mais, o orçamento fica à mercê do empreiteiro...e isso infelizmente só vai saber em obra.
  9.  # 10

Colocado por: joanolasVou iniciar entretanto a construção da minha moradia, e estou reticente com uma questao que é...será que o dinheiro chega ? :)
    tenciono colocar as fotos das imagens 3d do projecto mas hoje nao vai ser possivel.

Colocado por: joanolastivemos que acelerar um pouquinho o projecto e a sua entrada na câmara porque o PDM da zona esta na eminencia de mudar...por enquanto ainda da para construir.
    Se já tem o projecto na câmara, e se não quiser voltar à estaca zero, pouco pode alterar no projecto.
    Assim, se tiver áreas enormes com muito vidro e se agora quiser reduzir essas áreas fortemente, terá de muito provavelmente colocar outro projecto.

A respeito de valores de construção.... o seu arquitecto/desenhador/engenheiro não lhe deu uma estimativa de custos?
    No projecto entregue na câmara está lá um valor (se bem que o valor real poderá será bem superior) que poderá ser uma indicação de custo...

Já fez estas perguntas a quem projectou a casa?

Colocado por: joanolasmas alguem me da um valor por alto para uma construçao destas ou tenho que continuar a adivinhar ?...os entendidos sao voces.
    Para isso, e para se ter alguma base mínima, podia colocar aqui as plantas, uma imagem aérea, a localização (zona), tipo de isolamento, ....?

A respeito de valores que possamos aqui indicar, valem o que valem.
    Quando andei à procura de orçamentos a empreiteiros, cara a cara e de projecto na mão, obtive uns orçamentos que eram apenas o dobro dos mais baratos.... por isso...

Colocado por: joanolasAcham possivel fazer uma moradia térrea com 250 m2, bons acabamentos e piscina com 150000 euros ? ah...e com muito vidro.
    existe alguma maneira de contornar custos relativamente ao vidro e caixilharias neste tipo de obra para minimizar custos ?~
    O que é para si bons acabamentos? Bem construido ou azulejos a 50€/m2?
    Piscina conte aí uns 10.000€ e um aumento no IMI para toda a vida, para além da manutenção.

Colocado por: joanolashá muiiiiito vidro, praticamente todas as fachadas interiores do L viradas para a piscina sao de vidro, A minha questao é ... será que o vidro é assim tao mau em termos de isolamento ? e porque é que encarece assim tanto uma casa com grandes áreas envidraçadas ?
    O "problema" dos vidros é a sua dimensão.... quanto maior mais caros.... e o aumento não é linear. Depois tem os caixilhos que também não são baratos.... os estores/portadas.....
    Para além de, se não tiver cuidados, a conta energética subir bastante....

Em resumo, e tendo por base na minha experiência, 150.000 + IVA é um valor possível se conter em muito nos custos e escolher correctamente o empreiteiro.
  10.  # 11

boas
    na minha moradia não estou a conseguir reduzir dos 600euros metro.
    mas as casas são todas diferentes. e no meu caso vou pagar caro a construção em altura.
    por isso é possível.
    tem mesmo que arranjar um bom construtor.
    um abraço
  11.  # 12

Nesses 150 000€ está a incluir custos associados com projectos, licença camarária, luz, desaterros, arranjos exteriores, etc.. ou só está a pensar exclusivamente no custo da construção da casa??

Mesmo que seja só para a construção parece-me manifestamente pouco dinheiro, de qualquer forma, se optar por materiais do mais barato que há até pode ser que consiga. Repare, uma casa toda envidraçada, na minha opinião, teria que levar estores laminados, vidros térmicos, alumínio/pvc com ruptura térmica, só para isso vão uns milhares de euros brutais.. ainda por cima com piscina.. Esqueça a piscina por enquanto e opte por fazer uma casinha com melhores materiais, daqui a uns tempos, quando tiver mais dinheiro, faça então a piscina..
    Concordam com este comentário: bmlua
  12.  # 13

Colocado por: joanolas
    Acham possivel fazer uma moradia térrea com 250 m2, bons acabamentos e piscina com 150000 euros ? ah...e com muito vidro.

obrigado aos que comentaram :)

Por experiência própria, com uma moradia de área semelhante mas em 2 pisos, com pouco vidro, bons acabamentos (bons, diga-se médios, com azulejos nos 40€ m2 e soalhos flutuantes na mesma gama), boa caixilharia (PVC Kommerling), sistema ETICS (isolamento pelo exterior) e SEM piscina : 185.000 € + IVA. Mesmo reduzindo na qualidade da caixilharia e eliminando a piscina, precavenha-se porque esses 150.000 € + IVA parecem-me claramente insuficientes, até porque segundo os entendidos do forum o custo de uma moradia térrea é superior ao de uma moradia em 2 pisos. E se tiver cave, ainda agrava consideravelmente o cenário.

E estou a excluir todos os outros custos, nada despreziveis, como projectos, licenças, etc ...
    E não despreze o IVA ....

Espero ter sido util.
  13.  # 14

Boa tarde,

Na minha modesta opinião, e como já foi dito, deveria considerar em fazer um projecto de execução. Isto caso as datas (licenciamento, construção e ocupação), no seu suposto cronograma o permitam.
    Se tal for de todo impossível o melhor que tem a fazer é elaborar o mais detalhadamente possível aquilo que pretende da casa: local, caracteristicas da construção com referencia ao revestimentos de fachada, cobertura, caixilharia, logradouro (eventualmente), muros.. . etc, etc...
    Junte-lhe a ideia para os interiores, se possível já com uma ideia dos revestimentos: madeiras, cerâmicos, equipamentos fixos, etc...

Em suma, com os desenhos e uma memória descritiva que sucinta a construção, poderá existir quem lhe dê uma ordem de grandeza do valor potencial da construção, ainda que sem qualquer garantia, de outra forma é puro engano...
    Livre-se de contratar o que quer que seja sem garantia do valor final. Senão correrá o risco de em vez de gastar 150.000 euros, gastar 300.000 euros...

Se tiver dúvidas peça ajuda ao arquitecto que fez o projecto. Mesmo que não faça projecto de execução, estou certo que poderá ser um auxílio... mesmo que tenha custos...
    Lembre-se que com investimento de 1000, 2000, 3000... o que quer que seja, pode significar uma enorme certeza do cumprimento dos pressupostos estabelecidos.

Cumprimentos,
    FP
  14.  # 15

150 mil euros é muito curto para 250m...
  15.  # 16

Estou de acordo com a maioria dos comentários.

Sem ter um conhecimento mais detalhado sobre a construção, estrutura, tipo de acabamentos, etc. não é fácil dar um parecer correcto.

Mas na ordem dos 200 000€ + iva, daqui para cima acho que poderá ter soluções.

Se pretender, e nos enviar o projecto por e-mail (por exemplo) o mais rápidamente possivel, dar-lhe-emos um valor correcto.

[email protected]

Os meus cumprimentos
  16.  # 17

Neste tipo de discussões, convinha que cada um dissesse qual o critério que utilizou para medir a área, porque estão aqui a discutir custos por m2, mas podem estar a utilizar critérios diferentes. Para mim, área de construção é a área medida pelo exterior das paredes exteriores, excluindo varandas, caves, garagens e arrumos. Duas casas iguais, mas uma tem cave e a outra não, tem a mesma área de construção, mas custos por m2 muito diferentes.
    Concordam com este comentário: Expat
  17.  # 18

muito obrigado a todos os que comentaram... começo a ter uma noção mais real do custo da construção.

Eu falei em 150000 euros só de construção com piscina. Por exemplo nao contempla louças de casa de banho e nem pavimentos quer interiores quer exteriores, nem o terreno que ja compramos e pagamos...nem licenças... se somarmos isto tudo da mais de 200 000 euros.
  18.  # 19

Colocado por: joanolasqual a vossa opiniao sobre fachadas em vidro ?

usar moderadamente

Colocado por: joanolasencarece assim tanto uma construçao ?

depende mas regra geral sim, custos imediatos e posteriores em termos energéticos
  19.  # 20

se eu fosse a você desistia da ideia da piscina...

as piscinas para além de encarecem bem o custo da obra, faz com que tenha sempre despesas de manutenção, e ainda o famoso aumento no imi...tem conhecimento disto?
    Se você tem problemas a nível do orçamento e quer gasta o menos possivel, então esqueça a piscina para ter uma folga maior no orçamento para melhorar a casa propriamente dita...
    hoje em dia ter uma piscina é quase como ter um pequeno luxo tal não é o que temos de pagar por a ter, e sabendo nós que normalmente só é utilizada para aí 2 ou 3 meses durante 1 ano inteiro...

0.0220 seg. NEW