Iniciar sessão ou registar-se
    • SMRG
    • 28 junho 2011

     # 1

    Bom dia a todos,

    Recentemente remodelei uma casa(moradia) usada (+/-10 anos) que comprei e que se encontrava um pouco maltratada. Na suite principal, notava-se a existência de uma infiltração no interior do roupeiro (a madeira estava preta!) e o próprio chão de madeira junto a este roupeiro estava ligeiramente levantado. Aquando das obras foi retirado este roupeiro embutido para nossa surpresa a parede estava totalmente seca. Ao mesmo tempo foi reparada uma fissura na parede (vinha da janela até junto do rouperio, mas que a mim nunca me pareceu que fosse o problema.
    Acontece que, estou já a morar nesta casa há cerca de 2 meses, e sempre que abro este roupeiro (agora novo) sinto o cheiro de água e terra, ou seja, parece-me mesmo que anda alí algures água infiltrada (não é cheiro de humidade). Por exemplo, este fim de semana não estivemos em casa e quando chegamos ao entrar no quarto sentia-se logo o cheiro. Confesso que isto começa a preocupar-me... Entretanto, ouvi falar de umas empresas que fazem pesquisas deste tipo de fugas com uns aparelhos próprios, alguem conhece e sabe dizer-me o nome?

    Desde já muito obrigada pela colaboração.

    SMRG
  1.  # 2

    Convinha situar a moradia para que os foristas possam fornecer contactos de empresas próximas do local.
    Entretanto poderá descrever a moradia, indicar o piso do quarto e umas fotos interiores e exteriores da zona. Pode ser que alguém consiga diagnosticar o problema ou pelo menos indicar as possíveis causas.
    • SMRG
    • 28 junho 2011

     # 3

    Colocado por: kugu_eluConvinha situar a moradia para que os foristas possam fornecer contactos de empresas próximas do local.
    Entretanto poderá descrever a moradia, indicar o piso do quarto e umas fotos interiores e exteriores da zona. Pode ser que alguém consiga diagnosticar o problema ou pelo menos indicar as possíveis causas.


    A casa situa-se na zona do grande Porto e o quarto em causa é no 1º andar. Quanto a fotos, sinceramente, a meu ver e sendo eu uma leiga no assunto, não me parece que se vá ver nada uma vez que está tudo arranjado e "novo" e por isso, não é visível qualquer fisura:( ou outra marca.

    Alguém conhece estas empresas?
  2.  # 4

    Não conheço nenhuma empresa, no entanto conheço o Grupo de estudos da patologia da construção PATORREB que pertence à faculdade de engenharia do Porto. Eles trabalham e são patrocinados por empresas exteriores. Pode tentar contacta-los e pedir nome de empresas http://www.patorreb.com/pt/default.asp?op=700.
    As vezes com a visualização de manchas que possam existir já se pode ter uma ideia do problema. Convém também ver se passa alguma canalização nessa zona, ou mesmo se esse armário faz divisão com a wc da suite, isto se existir. Eu apenas lhe aconselhei para postar as fotos porque normalmente estas empresas fazem sondagens para trabalhos maiores, ou então para coisas pequenas e pontuais é capaz de ficar um pouco caro visto se mão de obra especializada, com técnicos especializados e equipamento especializado.
    • SMRG
    • 28 junho 2011

     # 5

    Colocado por: kugu_eluNão conheço nenhuma empresa, no entanto conheço o Grupo de estudos da patologia da construção PATORREB que pertence à faculdade de engenharia do Porto. Eles trabalham e são patrocinados por empresas exteriores. Pode tentar contacta-los e pedir nome de empresashttp://www.patorreb.com/pt/default.asp?op=700.
    As vezes com a visualização de manchas que possam existir já se pode ter uma ideia do problema. Convém também ver se passa alguma canalização nessa zona, ou mesmo se esse armário faz divisão com a wc da suite, isto se existir. Eu apenas lhe aconselhei para postar as fotos porque normalmente estas empresas fazem sondagens para trabalhos maiores, ou então para coisas pequenas e pontuais é capaz de ficar um pouco caro visto se mão de obra especializada, com técnicos especializados e equipamento especializado.


    Sim, e agradeço o seu cuidado,mas realmente não tenho fotos. Obviamente posso sempre tirar, mas neste momento, não se vê nada porque está tudo limpo.
    Quanto ao passar canalização, não me parece mas obviamente a agua terá de vir de algum lado. A parede e armário em causa não está junto a nenhum WC, mas sim a uma parede exterior e a um outro quarto.

    O meu maior receio á que daqui a dias tenha alí um problema a sério .
  3.  # 6

    Sim, poderá ter. Presumo que as paredes sejam em alvenaria dupla?
    Sendo uma casa já com alguns anos a drenagem interior da parede dupla pode ter problemas, ou até mesmo não existir.´
    Pode ser problemas da cobertura, é cobertura plana? se for poderá existir problemas na platibanda, até mesmo fissuras que vão canalizar a água até a zona que refere.
    è cobertura inclinada? as telhas estão intactas?
    Tem vãos junto ao local que refere? pode ser problemas de infiltração pelo peitoril ou caixilharia.
    As manchas aparecem quando há formação de bolores ou fungos. E obviamente isto não acontece instantaneamente. Na zona em questão sente a parede/pavimento húmido?
    A fachada exterior, nesse mesmo local, é continua ou tem saliências, pequenos pormenores decorativos, diferentes tipos de revestimentos?
    O dito cheiro a humidade a que se refere, é proveniente da existência de organismos vivos, os ditos bolores e fungos, e pode ter causas na humidade ou em infiltrações de água. Sendo um problema pontual, pelo que descreve, a humidade pode ficar de lado já que esta teria de acontecer em toda a parede. A não ser que se esteja perante uma ponte térmica.
    A fissura que diz que existia foi devidamente reparada e selada com mastique próprio (por exemplo de poliuretano, impermeável à água) ? Esta mesmo fissura era no pano interior ou exterior, ou ambos?
    • SMRG
    • 28 junho 2011

     # 7

    Estou a ver que percebe disto:):)
    Vamos lá ver se consigo responder a tudo!
    Neste caso em concreto, o cheiro não é a humidade mas sim a água mesmo!! Não se vê bolor, fungos ou manchas em lado nenhum. Quando à possibilidade de haver qualquer infiltração pelo peitoral, caixilharia ou até mesmo caldeiras, ela faria sentido se estivessemos em altura de chuvas, mas a verdade é que está este calor e não chove há já bastante tempo e o cheiro de água no rouperio, mantém-se.
    Quanto à fisura, era exterior e foi reparada.

    Mistério:)
  4.  # 8

    Neste caso em concreto, o cheiro não é a humidade mas sim a água mesmo!!

    Não se vê bolor, fungos ou manchas em lado nenhum


    pode ainda não ter passado tempo suficiente para a criação dos fungos/bolores os quais deitam esse cheiro.

    ela faria sentido se estivássemos em altura de chuvas, mas a verdade é que está este calor e não chove há já bastante tempo


    A água demora tempo a percorrer por dentro das alvenarias.
    Não referiu se é uma cobertura plana ou inclinada.
    A água pode já la estar á muito tempo, pode ter ficado armazenada entre alguns elementos da parede.
    A fissura pode ter sido reparada, no entanto nada garante que tenha sido bem reparada. Levou mastique?
    Consegue sentir a parede molhada/húmida?
    O guarda fatos tem respirador?
    São coisas muito difíceis de avaliar, por vezes existe mais de um problema. E a humidade/infiltrações é sempre algo complicado porque por vezes o problema está num outro local e devido à configuração da estrutura das paredes e pilares/vigas/Lajes leva à canalização da água para um local afastado deste.
    Uma coisa importante, os tubos de queda das caleiras são embutidos na parede?
    Já verificou o topo do interior do armário para ver se é de lá que vem a água e pinga para o chão?
    Na zona dessa parede foi instalado pelo exterior algum dispositivo, por exemplo, antenas, projectores?
    E podia-se passar o dia todo nisto.

    Pode ser que entretanto alguém apareça por aqui a dar mais palpites ou ideais.
 
0.0130 seg. NEW