Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,Gostava de saber que tipos de madeira posso utilizar para fachadas exteriores, ou se há outro tipo de material idêntico a madeira para exteriores.

    Qual o melhor benefícios ou talvez não de colocar madeira nas fachadas?

    Agradecia uns comentários.

    Obrigado a todos!!
  2.  # 2

    qual a filosofia de Projecto de Arquitectura? Já existe?
    qual a sua ideia? ripas, paineis?
    qual a utilização do edificio,
    qual a localização do edificio, no interior alentejano, à beira do mar, na serra da estrela...
    qual a exposição solar ou não, das zonas em madeira.
    qual o orçamento disponível..
    qual a periodicidade de manutenção que estará disposto a efectuar.

    como pode constatar existem muitas questões que condicionam a utilização ou não de madeira. ou similares...
  3.  # 3

    Exactamente, era isso que queria saber quais as condicionantes terei em escolher o tipo de material.

    - Filosofia de projecto é uma habitação estilo "moderna", com 2 pisos.
    - ripas ou painéis ainda não sei, depende dos custos de cada uma opção...
    - Edifício localizado na Beira Alta mais precisamente a 4Km de Viseu.
    - Orçamento disponível ainda não efectuado pois estou em fase de ideias para o projecto.
    - o tempo entre manutenção será o mais alargado possível...
  4.  # 4

    Opções existem muitas, não existem receitas... cada caso é um caso.
    Têm de ser analizadas e poderadas com o seu Arquitecto, durante a elaboração do seu projecto.
  5.  # 5

    Para imitação de madeiras tem os paineis fenólicos tipo Trespa, Formica, etc.. e também os paineis de alumínio composto como por ex. o Alucobond, Reynobond, Norpac, etc...
  6.  # 6

    Nos painéis fenólicos para o exterior tem 2 tipos de acabamento possível, com imitação ou então folha natural.
    Várias marcas representadas em Portugal

    Imitação de madeira:

    TRESPA
    ABET LAMINATI
    ARPA
    LIRI

    Folha natural:

    PRODEMA
    PARKLEX

    Agora a sua fixação pode ser feita de dois modos, oculta ou à vista.
    Na fixação à vista pode ser através de parafusos ou arrebites.
    Na fixação oculta pode ser através de um perfil de encaixe ou então por colagem. Se for por colagem existem 2 marcas ( SIKA ou BOSTIK )
    Em qualquer deste casos os painéis terão que levar SEMPRE uma caixa de ar, conseguida através de uma estrutura metálica ( alumínio ou zinco ) ou de madeira.
    Pelo preço do material, esqueça a de madeira ( mesmo tratada em AUTOCLAVE )
    Se quiser saber mais pode seguir neste fórum a seguinte
    https://forumdacasa.com/discussion/14054/fenolicos-precos-e-contactos/

    Agora se quiser ter um preço muito agradável, terá que ter em atenção o dimensionamento da chapa para o desperdício ser quase nulo. Como existem várias marcas e várias medidas, será também um factor a ponderar.

    Leitão
  7.  # 7

    Colocado por: Filipe@belBoas,Gostava de saber que tipos de madeira posso utilizar para fachadas exteriores, ou se há outro tipo de material idêntico a madeira para exteriores.

    pode optar por pvc em reguado pintado a castanho, ou então pintura castanha com textura prévia em reboco.

    Colocado por: Filipe@belQual o melhor benefícios ou talvez não de colocar madeira nas fachadas?

    os benefícios são apenas estéticos, isto se não suportarem nada claro.
    se colocar madeira tem de se mentalizar logo à partida que desde a sua colocação será sempre a perder tom/cores e restantes propriedades
    o que não quer dizer que seja assim tão mau.
  8.  # 8

    Colocado por: Filipe@belExactamente, era isso que queria saber quais as condicionantes terei em escolher o tipo de material.

    - Filosofia de projecto é uma habitação estilo "moderna", com 2 pisos.
    - ripas ou painéis ainda não sei, depende dos custos de cada uma opção...
    - Edifício localizado na Beira Alta mais precisamente a 4Km de Viseu.
    - Orçamento disponível ainda não efectuado pois estou em fase de ideias para o projecto.
    - o tempo entre manutenção será o mais alargado possível...



    O que consta no projecto de arquitectura?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  9.  # 9

    Nos compactos para o exterior a manutenção é nula. Benefícios são os de uma fachada ventilada. Condicionantes é o seu preço.

    Leitão
  10.  # 10

    Pode também optar por cerâmicas a imitar madeira. Manutenção zero, custo mais reduzido e pode ficar surpreendido com a aparência final.

    www.gabineteop.com
  11.  # 11

    Mas está limitado à medida do cerâmico, enquanto no painel tem até 4200 de comprimento. Em relação ao preço base dos materiais, com certeza que o cerâmico não custa logo a preços de tabela cerca de 80 euros o m2 ( conforme a espessura, marca ), com certeza será mais barato. Não sei, mas em peças de 60*60 ou de maior medidas, o cerâmico para o interior não deve andar muito longe assim.

    Leitão
 
0.0188 seg. NEW