Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um problema com o meu ar condicionado. Ele funciona, mas não faz frio e fica com a torneira na unidade exterior com gelo.
    Será falta de gás devido a fuga, ou terá alguma peça estragada e necessitado de reparação mais profunda.
    Se for uma avaria mais séria talvez valha a pena trocar por um novo.

    Obrigado pela vossa atenção.
  2.  # 2

    Colocado por: miguel_almeidaSerá falta de gás devido a fuga,

    mais que certo, por enquanto.
  3.  # 3

    Boas

    Tenho um problema parecido, mas é intermitente!

    Tenho uma máquina exterior e 3 interiores. Calor elas fazem bem sem falhas, mas no frio, às vezes funcionam bem com temperaturas correctas (até comprei um termómetro para medir o ar na saída da máquina interior e chega a sair ar a 13ºC quando seleciono 16ºC). Porém, às vezes as máquinas interiores não fazem frio como deve ser e ao fim de 5min dão erro (ficam com LED laranja a piscar e desligam-se), e na máquina exterior nota-se que os tubos de cobre ficam com água ou até mesmo gelo.

    As máquinas são Panasonic e o erro é o H39 - Unid.int.em stand-by com anomalia ou unid.bem funcionamento com anomalia.
    Quando as tubagens de cobre de uma unidade interior estão trocadas, nas restantes mensagens irá surgir esta mensagem, ou quando existir uma válvula de expansão defeituosa ou quando o conector de alguma válvula de expansão não esteja ligado correctamente

    Ainda não contactei o instalador para vir ver o que se passa mas poderá ser mas estou inclinado para a tal válvula de expansão... será o mesmo problema aí?
  4.  # 4

    Colocado por: ivreisAs máquinas são Panasonic e o erro é o H39 - Unid.int.em stand-by com anomalia ou unid.bem funcionamento com anomalia

    quais os modelos das maquinas quer das interiores quer da exterior?

    se estiverem na garantia é chamar já o técnico.

    e porque seleccionar 16º? é porque não dá menos?

    não podia ser mais errado, recorde que as maquinas só frio (já são muito poucas no nosso mercado) a temperatura limite inferior é de 20º.
  5.  # 5

    Máquinas interiores - CS-E15LKEW / CS-E9LKEW / CS-E7LKEW
    Máquina exterior - ****-3E18LBE

    Isto no piso do R/c e onde deu o erro. No 1º andar tenho os modelos do ano anterior com 3 máquinas interiores de 9000btu/s e nunca tive problemas.

    Os 16ºC foram apenas para teste. Este mês foi a 1ª vez que utilizei o A/C para frio... até agora só tinha usado para calor. No verão passado só tinha A/C no piso de cima e nunca o liguei para frio. E foi por ter achado que no R/c não estava a fazer frio que o levei a 16ºC. Ontem esteve a tarde toda em teste a 23ºC e não deu erro nenhum (apesar de já ter dado erro na semana passada à mesma temperatura), e o termómetro marcava 23ºC na sonda que coloquei junto à saída da unidade interior da sala.
    Até agora, em 7 utilizações para frio, deu erro em 4. No Inverno esteve ligado 24/24h a 20ºC a fazer calor e nunca tinha dado erro.
    Por agora está parado à espera do técnico (e está na garantia).
  6.  # 6

    Colocado por: ivreisAinda não contactei o instalador para vir ver o que se passa mas poderá ser mas estou inclinado para a tal válvula de expansão... será o mesmo problema aí?

    estou mais inclinado pelo sintomas a ser falhas na carga de gaz, ou eventualmente fuga e com consequente falta de gaz.

    Colocado por: ivreisna máquina exterior nota-se que os tubos de cobre ficam com água

    normal que isso aconteça,

    Colocado por: ivreisaté mesmo gelo.

    já não normal mas remotamente possível pelas temperaturas interiores solicitadas e dependendo da HUMIDADE EXTERIOR.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ivreis
  7.  # 7

    Caro jorgealves, só mais uma questão!

    O facto do erro já ter acontecido nas várias máquinas interiores, estando as outras desligadas (ou em standby... ainda não percebi se isto fica mesmo OFF quando se desliga) deverá apontar para um problema na máquina exterior, certo? A fuga poderá estar aí localizada? e afectar todas as máquinas interiores?

    Pergunto isto porque quando foi a montagem do sistema no R/c tive um dissabor, a casa tinha pré-instalação e na montagem da máquina da sala foi detectada uma fuga na tubagem da casa. O construtor assumiu tudo, só que teve de andar a partir chão... não foi bonito... e lá se encontrou um pedaço de tubo de cobre, com um furo feito a berbequim, debaixo da betonilha e do pavimento cerâmico, mesmo no meio do corredor. Ou quiseram entalar o construtor e fizeram o furo antes de meter a betonilha (lixando-me a mim) ou foi por desleixo total... acho estranho é que eles deixaram todos os tubos com carga (ar comprimido) e não deram conta que aquele tinha fuga... aliás foi o único em que não se ouviu o som do ar a sair quando o instalador do AC montou as máquinas. O tipo na altura quando abriu o tubo disse logo... "temos fuga"

    Tudo isto para dizer que espero que o problema esteja no exterior, na máquina exterior ou em alguma ligação às máquinas (interior/exterior) e não num tubo de cobre no meio das paredes/chão!

    Já agora, eu optei por não fazer nenhum contrato de manutenção com o instalador pq era um valor alto que incluía várias visitas apenas para "limpeza de filtros interiores" que eu tenho feito com regularidade... isto pelo menos 1x ano deverá ser feito uma manutenção mais profunda, com verificações de carga de gás e afins... ou até devia ser mais vezes?
  8.  # 8

    Colocado por: ivreisO facto do erro já ter acontecido nas várias máquinas interiores, estando as outras desligadas (ou em standby... ainda não percebi se isto fica mesmo OFF quando se desliga) deverá apontar para um problema na máquina exterior, certo? A fuga poderá estar aí localizada? e afectar todas as máquinas interiores?

    a "fuga" pode ser em qualquer parte do circuito, sendo raríssimo ser dentro das unidades, existem tecnicas para isolar as tubagens e detectar exactamente qual a tubagem ou ligação com fuga,

    Colocado por: ivreiseu optei por não fazer nenhum contrato de manutenção com o instalador pq era um valor alto que incluía várias visitas apenas para "limpeza de filtros interiores" que eu tenho feito com regularidade

    em habitação\domestico quase nunca justifica um contrato de manutenção para as maquinas actuais, este caso é claramente garantia do construtor ou do instalador e nunca estaria abrangido por nenhum contrato de manutenção, as verificações de cargas e limpezas em profundidade em zonas mais poluídas somente são necessárias a cada 2 anos e nas zonas menos poluídas somente a cada 4 anos, isto em media e convém adaptar bem a cada caso,

    Colocado por: ivreisO construtor assumiu tudo, só que teve de andar a partir chão... não foi bonito... e lá se encontrou um pedaço de tubo de cobre, com um furo feito a berbequim, debaixo da betonilha e do pavimento cerâmico, mesmo no meio do corredor. Ou quiseram entalar o construtor e fizeram o furo antes de meter a betonilha (lixando-me a mim) ou foi por desleixo total... acho estranho é que eles deixaram todos os tubos com carga (ar comprimido) e não deram conta que aquele tinha fuga... aliás foi o único em que não se ouviu o som do ar a sair quando o instalador do AC montou as máquinas. O tipo na altura quando abriu o tubo disse logo... "temos fuga"


    pois, palavras para que, também já me aconteceu o mesmo,

    a expressão "ar comprimido" espero que seja mesmo só expressão porque o que se deve de fazer é carga com azoto a 25Bar e não ar comprimido.
  9.  # 9

    Muito obrigado pelas explicações

    E sim era só mesmo expressão... eu de ar condicionado não percebo nada!
    Já telefonei ao instalador... em princípio vem cá na 6ª feira ver o problema! Espero que seja uma ligação, ou que pelo menos não seja na tubagem da casa!

    Devolvo o tópico ao miguel_almeida... :)
 
0.0167 seg. NEW