Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Mais uma vez me dirijo a este fórum fabuloso para descalçar uma bota, salvo seja... Não sei como retribuir as vossas ajudas a não ser, desde já, com um grande Obrigado!

Adquiri um Radiador Seca-Toalhas que decidi colocar, não numa casa de banho mas, numa lavandaria interior pequena (ou seja, não tem uma janela, apenas uma zona de circulação de ar).
    Contudo, não pretendo que seja ligado diretamente à rede elétrica, mas sim através de uma tomada.
    O que acontece é que comprei este modelo (numa boa promoção online) que não tem ficha e não me apercebi que a ligação a uma ficha pudesse ser tão complicada.

O cabo elétrico do Seca-Toalhas tem 3 fios:
    -azul (neutro?)
    -castanho (fase?)
    -preto (tem um autocolante a dizer que é o piloto)

Como fazer para conectar uma ficha a este cabo, para poder ligar/desligar da tomada?
    Existe equivalente para o fio terra? Como fazer corresponder às cores normais dos cabos elétricos - azul (neutro), preto ou castanho (fase) e verde-amarelo (terra)?
    Ligando uma ficha torna a sua utilização mais perigosa, uma vez que não vem com essa possibilidade de origem?

Atenciosamente,
    Joana
  2.  # 2

Boa tarde!

Eu tb não serei a pessoa indicada para a ajudar, não so técnico especializado, mas em minha casa faço todos os trabalhos de manutenção e instalação.

Se fosse eu ia experimentando.

Analisando os seu dados:

O azul será certamente o neutro.
    O castanho a fase.
    O preto será para ligar o interruptor.

A terra ? - á primeira vista não tem, a não ser que o cabo tenha um revestimento de malha de aço que possa fazer esse serviço.

O aconselhável será voltar ao local onde adquiriu o aparelho e pedir indicações sobre o assunto.

Quanto á ligação de uma ficha, a sua utilização como interruptor, puxar para desligar, é sempre mais perigosa do que utilizar um nterruptor para o efeito.
    É aconselhável montar pelo menos um interruptor no cabo, pode ser adquirido em qualquer loja de material electrico.

Para não ter um cabo maior, pode cortar o cabo e (normalmente é assim) o cabo azul passa directo e a interrupção é feita no cabo da fase preto / castanho, assim não terá de tirar aficha da tomada sempre que o quiser desligar, só o fará quando necessitar da tomada.

Boa sorte ( uma descarga da corrente doméstica normalmente é bem suportada pelo corpo humano, desde que não fique o cabo colado a qualquer parte, de qualquer forma o melhor é ter muito cuidado)

Se fosse minha vizinha eu fazia-lhe o trabalho sem qualquer encargo, mas certamente a sua zona não será a minha.

Cpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MargaridaM
  3.  # 3

Boa tarde,

O ideal é solicitar indicações e instruções no local onde efctuou a compra, na eventualidade de não conseguir ter qualquer resposta, o mais seguro é realmente solicitar serviços de um técnico especializado.

Prescrevo as palavras do utilizador zedarruda, tenha cuidado, não arrisque.

Cumps.
  4.  # 4

Pelo que percebi, neutro - azul, castanho - fase, preto - piloto ? Quando diz isto penso que deverá ter uma luz piloto para indicação quando o sistema se encontra ligado. Acho muito estranho não ter ligação à terra, penso ser um objecto metálico. Se puder enviar foto ou similar agradeço para a puder esclarecer melhor.

0.0092 seg. NEW