Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Neste momento tenho uma reconstrução e ampliação em mãos e tenho umas duvidas, se me puderem ajudar..
    A parte de reconstrução tem as dimensões de 5x5 com parede de pedra de 50cm de espessura, pensei aplicar la de rocha e paredes de pladur pelo interior, será que é boa opção? Outra coisa, será melhor existir ventilação entre a parede de pedra e a lã de rocha? Se sim, como o posso fazer?
    A parte de ampliação, estava a pensar em parede simples com isolamento pelo interior, qual ainda não sei, talvez o mesmo aplicado para a parte de reconstrução..

    Desde já o meu obrigado.
    •  
      alv
    • 8 outubro 2008

     # 2

    Vivam!
    Olá.
    Nesses casos o Pladur resolve muito bem e com muitas provas dadas em muitas obras semelhantes ambas as situações. Existem muitas soluções para esses casos, mas normalmente escolhe-se entre uma solução "Standard" e uma melhorada, que não é muito mais cara, e que tem perfomances acima do normal, a "Confort":
    Solução "Standard" - Revestimento de parade existente no sistema de "trasdosado" (revestimento) autoportante, composto por uma estrutura metálica de Montantes e Rais de 48mm, afastadas de 40cm, á qual se aplica por aparafusamento uma palca de Pladur BA13, incluindo todos os acessórios complementares, bandas de estanquicidade e tratamento de juntas. Entre a placa e a parede existente será aplicado o isolamento térmico-acústico em mata de lã de vidro de 60mm e 16Kg de densidade revestido com papel Kraft.
    Solução "Confort" - igual á anterior, mas com afastamento entre perfis de 60cm e com duas placas de Pladur BA13.
    Em ambas as soluções, na parede de alvenaria de tijolo nova, aplicaria entre a estrutura e a parede uma placa de poliestireno extrudido (XPS) de 30 ou 40mm, não vendo necessidade de a aplicar na parede de pedra, dado que o seu coeficiente de isolamento - um famoso U que por aí anda - já é suficientemente grande para que não seja preciso.
    Muito há a dizer sobre o assunto, desde cuidados a ter, poder utilizar outros sistemas, ou Pladur BA15, N ou WA (hidrofugado), etc, etc,, mas por agora e para pensar já tem que baste.
    "Fassam" parte.
  2.  # 3

    Bem uma parede de pedra com 50 cm de espessura, faz-me pensar logo em criar determinado ambiente interior a ver-se a pedra e em todo o caso 50 cm já é em si uma boa massa térmica que pode muito bem funcionar só por si em termos termicos.
    •  
      alv
    • 8 outubro 2008

     # 4

    Vivam!
    Se a parede de pedra fôr interior até poderá dar algum jeito por causa da inércia térmica que o RCCTE tanto valoriza, mas isso são outros assuntos. Eu também gosto de ver, sobretudo em casa dos outros, porque na minha, teria alguma dificuldade em a limpar, em manter o equilibrio higroscópico, em parar a infiltração de água por capilaridade e aquele maldito salitre, etc, etc,.
    Não sei se é o caso, mas que é bonita é.
    "Fassam" parte.
  3.  # 5

    Boas,

    A parede esta toda revestida com cal, não sei se será boa ideia picar aquilo tudo para obter esse resultado, tendo em conta o preço, pois neste caso temos limitações de custos...
    •  
      alv
    • 8 outubro 2008

     # 6

    Vivam!
    Depende do estado desse reboco. Se estiver consolidado, então poderá avançar com a solução, mas se estiver a degradar-se é conveniente picá-lo.
    "Fassam" parte.
  4.  # 7

    Patricia.. independentemente das questões formais de Projecto - Arquitectura, convém cruzar a solução pretendida com os requisitos do RCCTE. Porque tem de cumprir...
    •  
      alv
    • 9 outubro 2008

     # 8

    Vivam!
    O Pedro tem razão, mas também é importante salientar que com as soluções pladur cumpre o RCCTE mesmo que tenha inércia Baixa, excepto se a ampliação for infererior a 50m² e queira isentar a verificação detalhada do RCCTE, mas isso já são questões que terá que ver com o técnico que a apoia, no caso do projecto ser submetido a licenciamento.
    "Fassam" parte.
  5.  # 9

    Bom dia,

    Então será melhor fazer uma analise das várias soluções com os requisitos do RCCTE para depois tomar uma decisão..
    Tenho de colocar em ordem algumas das soluções favoraveis para depois verificar a termica.

    Em ambas as soluções, na parede de alvenaria de tijolo nova, aplicaria entre a estrutura e a parede uma placa de poliestireno extrudido (XPS) de 30 ou 40mm, não vendo necessidade de a aplicar na parede de pedra, dado que o seu coeficiente de isolamento - um famoso U que por aí anda - já é suficientemente grande para que não seja preciso.


    Neste caso de colocar a placa de XPS:
    - parede simples, cx-de-ar, xps, lã de vidro, pladur?
    - parede simples, cx-de-ar, xps, pladur?

    Será alguma destas disposições?!
  6.  # 10

    Cara Patricia, para consultar os valores U, consulte o ITE 50, tem lá os valores para as diversas soluções construtivas, daí retire o que lhe for mais conveniente (relação custo/ beneficio)
    •  
      alv
    • 9 outubro 2008

     # 11

    Vivam!
    Esta discussão já começa a ser muito específica, mas só mais uma ajuda.
    Para determinação do U, se optar pelo cáculo detalhado, verificará que a ordem dos factores é indiferente, mas no caso da parede simples o que faço, em obra, é a colocação do XPS fixo directamente á parede de alvenaria, depois a estrura metálica com ou sem afastamento e pladur (uma ou duas placas), mas sempre com MLV no espaço da estrutura, isto é, entre o pladur e e o XPS.
    Em termos de cálculo de U, considero sempre uma caixa de ar minima de 25 a 30mm, porque essa caixa tem algum peso no valor obtido. É tudo uma questão de números. Pode sempre utilizar o ITE que dá boas referências, mas não esqueçamos nunca que estamos a discutir o sexo dos anjos em termos de valores de U porque apenas tem de cumprir os valores minimos, e esses com qualquer um dos sistemas são largamente ultrapassados para que cumpra o RCCTE. Muito poderia-mos falar de RCCTE, mas isso é noutros foruns, porque aqui , parece-me, devemos ser mais generalistas.
    "Fassam" parte.
  7.  # 12

    Obrigado pela ajuda :)
 
0.0155 seg. NEW