Boa Tarde Gostaria de colocar uma questão. Receio ser repetitiva, mas, consultei os vários tópicos relacionados com o "meu" assunto e não cheguei a nenhuma conclusão. Vou tentar ser sucinta e directa: -moro num apartamento num último piso - o apartamente tem problemas térmicos, nomeadamente ser muito frio no Inverno. -por motivo de infiltrações no terraço da cobertura do prédio, nomeadamente na minha casa, o condomínio porcedeu a obras de impermeabilização do terraço da cobertura já concluídas (sem isolamento térmico) . - como alguns dos meus tectos precisam reparados dentro do orçamento do condomínio, coloquei a questão ao empreiteiro de, às minhas custas, colocar um isolamento térmico pelo interior. - parte das divisões da casa têm os tectos revestidos a cortiça (julgo designar-se corticite, tem alguma espessura e é castanha escura). - a solução para os tectos que precisam reparação é fazer o acabamento com pladur ref. BA 15com espessura de 1,5cm. A questão que coloco é: - deverá a corticite ser retirada (custo que nem avaliei, mas, que me pareceu demasiado dispendioso para as minhas disponibilidades actuais e não está contabilizada na obra de reparação a sua retirada na totalidade). - corticite retirada ou não, é vantajoso um material de isolamento térmico: lã de rocha? XPS com 6 a 8 cmm de espessura? por cima da corticite? - no tecto que não tem corticite será produtivo revestir primeiro com algum dos materiais que referi acima ou não produz nenhum efeito? - ou seja o custo/benefício será equilibrado? Ouvi e li várias opiniões, mas, continuo com dúvidas. Agradeço desde já algum esclarecimento adicional, uma vez que sou completamente leiga nestas matérias. Obrigada!
O isolamento que refere é aglomerado negro de cortiça. Pode e deve reforçar ( já que pelos vistos não chega) esse isolamento térmico e Não tire. como vai colocar tectos falsos, pode apenas colocar a lâmineral com 6cm directamente sobre as placas suspensas. é a solução mais económica.. aliás se leu os post do ALV.