Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho o meu apartamento equipado com aquecimento central a gáz de botija...é economicamente insuportável...pretendia comprar para o próximo Inverno uns aquecedores eléctricos para colocar nos quartos, para assim não gastar tanto gáz...Mas tem que ser algo seguro para ficarem ligados durante a noite. Que me recomendam?
    • eu
    • 29 junho 2011

     # 2

    Colocado por: nazare amorimTenho o meu apartamento equipado com aquecimento central a gáz de botija...é economicamente insuportável


    Sim, sem dúvida.

    Colocado por: nazare amorimpretendia comprar para o próximo Inverno uns aquecedores eléctricos para colocar nos quartos

    Mas olhe que só com tarifa bi-horária é que estes aquecedores serão mais económicos que o gás. Porque não instala Ar Condicionado? É claramente a opção com menores consumos...
  2.  # 3

    Mas não tenho pré-instalação de ar condicionado e não me apetece estar com obras...e já tenho tarifa bi-horária
    • eu
    • 29 junho 2011

     # 4

    Então os aquecedores a óleo são uma boa escolha, desde que só os ligue no período nocturno da tarifa bi-horária e tenha uma potência contratada elevada.

    Quanto aos aquecedores, é uma tecnologia tão básica que, desde que fuja das linhas brancas e das marcas chinesas, ficará bem servido.
  3.  # 5

    Colocado por: nazare amorimMas não tenho pré-instalação de ar condicionado e não me apetece estar com obras

    uma qualquer maquina, mesmo das mais fracas consegue-se instalar praticamente sem obras e tem rendimentos muito superiores aos aquecedores, com isto em mente, porque não coloca uma maquina na sala por ser tradicionalmente a maior divisão e coloca aquece dores nos quartos, com isto evita o massacre do consumo eléctrico e vai coloca uma só maquina
  4.  # 6

    Infelizmente sempre que uma instalação de aquecimento central é mal dimensionada ou os radiadores são mal colocados (deveriam ser colocados nas paredes com janelas, abaixo destas) o resultado será excesso de consumo de gás. Uma forma de minimizar estes custos é a colocação de uma central na instalação. Assim poderá programar não só a temperatura que deseja, evitando elevados consumos como gerir o tempo que quer que o seu equipamento funcione. O Aquecimento a gás é óptimo, seguríssimo e quando bem utilizado não fica tão dispendioso.

    Cumprimentos
    Paula Minau
    • eu
    • 4 julho 2011

     # 7

    Colocado por: Paula MinauInfelizmente sempre que uma instalação de aquecimento central é mal dimensionada ou os radiadores são mal colocados (deveriam ser colocados nas paredes com janelas, abaixo destas) o resultado será excesso de consumo de gás. Uma forma de minimizar estes custos é a colocação de uma central na instalação. Assim poderá programar não só a temperatura que deseja, evitando elevados consumos como gerir o tempo que quer que o seu equipamento funcione. O Aquecimento a gás é óptimo, seguríssimo e quando bem utilizado não fica tão dispendioso.


    Qualquer aquecimento a gás é sempre muito caro, mesmo que esteja bem dimensionado, por uma razão muito simples: o custo do KWh do gás é elevado (com tendência para subir) e ainda por cima existem perdas nas caldeiras. Não há milagres.

    Aliás, eu vejo muitos amigos e colegas a abandonar o aquecimento baseado em produtos petrolíferos (gás, gasóleo) devido aos custos...
  5.  # 8

    Colocado por: Paula MinauInfelizmente sempre que uma instalação de aquecimento central é mal dimensionada ou os radiadores são mal colocados (deveriam ser colocados nas paredes com janelas, abaixo destas) [...].

    Paula Minau:
    Qual o motivo para que os radiadores funcionem melhor quando colocados nas paredes debaixo dos peitoris das janelas?
  6.  # 9

    flatjac,
    para responder à sua questão vou citar algo que escrevi num outro post onde expliquei a razão de uma possível localização da fonte de calor por baixo das janelas:
    aqui tem o link para o post, onde poderá obter mais informações postadas pelos users do forum https://forumdacasa.com/discussion/16709/2/melhor-sitio-para-colocar-aquecedor-electrico-de-parede/#Item_19

    Primeiro ponto
    Calor: Transferência de energia
    Temperatura: é uma forma de medir a energia produzida pela vibração das partículas
    Equilíbrio: é a lei da natureza. Num espaço de tempo infinito existe equilíbrio total. Isto é que num sistema com temperaturas diferentes, vai existir a transferência de energia dos elementos em maior vibração (mais quentes) para os elementos com menor vibração (mais frios).
    Segundo ponto
    A ventilação de uma habitação inicia-se nos quartos (incluindo a sala) e finaliza-se nas cozinhas e casas de banho. Isto é, o ar exterior entra pelas fachadas das salas e quartos e sai pelas cozinhas e casas de banho. Para isto acontecer é preciso existir pontos permeáveis ao ar em ambos os locais. e para que o fluxo seja Quartos/Sala ----> Banheiros/Cozinhas é preciso que exista uma pressão do ar menor na cozinha/banheiros do que nos quartos/salas. Isto consegue-se por exemplo com um exaustor.

    Conclusões
    Os elementos de produção devem ficar por baixo das janelas das salas/quartos (genericamente) para que o ar que entra seja aquecido o mais rapidamente possível. Resulta assim uma corrente de ar mais quente e com humidade relativa menor, melhor comportamento hidrotérmico do edifício.
    A energia libertada pela fonte de calor é libertada para o exterior mais rápido, por estar perto da janela, no entanto a energia existente no edifício sairá com menor facilidade do mesmo já que a energia na janela é superior à energia no resto do edifício.

    Isto é o que acontece de uma forma genérica e habitual. Muito mais pode ser dito e explicado, mas penso que o que escrevi pode já servir para melhor perceber os fenómenos que ocorrem.
    (nada garante que possa estar ou não errado, a ciência de ontem não é a mesma d'amanhã)
 
0.0155 seg. NEW