Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Meus caros,

    preciso da vossa preciosa participação.

    Estamos cá por casa com um episódio caricato. Instalámos gás natural na nossa casa em novembro de 2010...casa remodelada, prédio de 30 anos. Lisboa Gás fez a instalação e foi devidamente inspeccionado por entidade credenciada escolhida pela Lisboa Gás.

    Recentemente, convencidos que tinhamos débito bancário activo esquecemos de pagar a conta e quando demos conta já não fomos a tempo de impedir, apesar de efectuarmos o pagamento antes do corte. Mas isto só para contextualizar o porquê da nova inspecção que falarei de seguida.

    Ligámos para ligarem de novo o serviço de Gás e qual a minha surpresa quando o técnico da LGás não pode ligar o serviço porque o equipamento dele apitava por todo o lado e acusava acumulação de monóxido de carbono. Bom, o que nos confunde é que a acumulação de gases dava-se com ou sem o exaustor ligado, portanto exclui-se a situação da potência do motor do exaustor, não? O técnico disse que entrava imenso vento pela chaminé e "fez-nos" ir ao telhado para verificar a chaminé, e verificámos que é uma chaminé normal, e que não está entupida. Segundo o técnico, o vento entra de tal forma pela chaminé que não permite a extracção do monóxido.

    Não sabemos o que devemos fazer...certo é que quando o serviço foi ligado, em nov 2010 tudo correu bem com a aprovação e inspecção do serviço.

    Eu, confesso que há uns 2 meses, comecei a notar um problema na regulação da temperatura da água no banho, ou seja, ou tomava banho a escaldar, ou quando regulava para morno a água arrefecia para gelada. Isto na potência máxima do esquentador. Na potência mais baixa menor pressão da água mas a temperatura tudo ok. (não sei se isto é uma info útil mas efectivamente notei esta dificuldade).

    Será que alguém já teve uma situação similar?
  2.  # 2

    Boa noite Susana,

    Pode ser devido a várias situações...
    Trocou os bicos do esquentador, quando mudou para gás natural?
    Geralmente essa situação acontece muito devido ao exaustor estar ligado em simultâneo, mas como a situação se verifica sem estar ligado, apenas me ocorre os bicos do esquentador não serem adequados, ou o tubo de saída faz uma curva bastante acentuada o que faz enrolar o gás em vez de o fazer sair.

    Cumpts

    Santos
  3.  # 3

    Estranho... (ou talvez não).

    Qual a altura que vai desde o tecto da sua cozinha até ao topo da chaminé?
    Como estava o TEMPO no dia em que fizeram a segunda inspecção?

    Suponho que o seu esquentador é «antigo», uma vez que não deve ter detector de CO (desligar-se-ia).
    Portanto... o seu esquentador é ventilado?

    Estará na altura de mandar limpar a chaminé ?
    (nem queira saber como o diâmetro pode ficar reduzido com a #&%§@ que se vai acumulando nas paredes!!)

    A questão da desregulação da temperatura também me deixa baralhado.
  4.  # 4

    É bem possível que a causa para os elevados níveis de mónoxido sejam resultado do estado do tempo ou eventualmente alguma obstrução na conduta dos gases de combustão. Contudo a nossa segurança não só é fundamental como não pode estar dependente desse tipo de alterações, por isso peça ao condomínio que verifique a conduta e caso não haja nenhum problema substitua o seu esquentador por um de extração forçada. De qualquer forma é muito importante procurar uma empresa de gás credenciada em que os funcionários também sejam qualificados, só eles saberão verificar e aconselhar a melhor solução, inclusive o tipo de aparelho a colocar. A intoxicação com Mónoxido de Carbono mata silenciosamente, não arrisque.
    Cumprimentos

    Paula Minau
 
0.0112 seg. NEW