Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Italiano Até Setembro vou tentar reunir informação, e com ele em Portugal dar alguns passos para tentar perceber o que é que é possível fazer.

Já reuniu mais informações?
  2.  # 22

a autorização de alojamento local é relativamente fácil de obter
  3.  # 23

Colocado por: Paramontea autorização de alojamento local é relativamente fácil de obter

Pelo que li é fácil, mas como no papel é tudo fácil.... o pior é que quando na verdade queremos realizar algo começam as dificuldades e aparece sempre qualquer coisa que não está no papel! No meu caso tenho a minha habitação própria, a qual gostaria de transformar em alojamento local (porque vou mudar-me muito em breve), o espaço no 1º andar tem 1 cozinha, 2 quartos, 1 sala e 1 wc e depois no rés-do-chão tenho um espaço que era um espaço comercial (neste momento inexistente) com 40 m2 amplo e totalmente independente do andar superior o qual gostaria também de colocar beliches e fazer algo tipo albergue, neste caso esse espaço só tem 1 wc com 1 lavatório e um sanitário tendo assim de criar uma zona para duches (1 ou 2 duches) e também uma mini cozinha tipo kitchnet. Não sei neste caso o que é necessário fazer para alterar este espaço que já foi espaço comercial, mas que nunca teve alvará.
  4.  # 24

Sei que existem várias pessoas na região a alugar mas sem condições nenhumas e muito menos registados nas finanças, portanto como a casa vai ficar vazia terei de alugar ou fazer este tipo de alojamento, o que para mim acho que era preferível pois penso que teria uma maior visibilidade.

Já agora não me sabem dizer se existe algum tipo de financiamento ou projeto para estas situações para poder melhorar a habitação?

Sobretudo a nível térmico talvez tivesse a necessidade de mudar as janelas e colocar roofmate no sotão. A nível de exterior até hoje nunca tive terraço mas com a construção da nova habitação (que é mesmo ao lado) deixei um espaço na antiga casa para estacionamento, para colocar uma pequena churrasqueira e também em caso de venda ter mais valor, a casa tem apenas 10 anos e não precisa de mais nenhum tipo de arranjo só mesmo a nível térmico e de exterior.
  5.  # 25

Isso tem q ter a autorização do condomínio de certeza.

Tem q pensar do seguinte modo:

Imagine que instala o albergue (não interessa agora se com ou sem autorização de Alojamento Local)

O seu prédio vai ser transformado numa espécie de pensão de benidorme, os condóminos não vão gostar.

Com o passar dos anos esses condóminos vão tentar vender as suas casas, como o prédio tem o problema acima descrito das duas uma: ou vendem barato ou alugam barato e você passa a ter vizinhos de baixa capacidade económica, se bem me entende...basta que isso aconteça a uma fracção e muitos condónimos vão tentar fazer o mesmo.

Resumindo você estará a contribuir para reduzir o valor comercial do seu próprio apartamento, e quando o tentar vender já só terá vizinhos daqueles de fugir e vai ter que fazer um preço baixo.

Vou dar um exemplo: aqui bem perto há um prédio jeitosinho de 3 andares onde um dos condónimos alugou a casa a uma família para aí de umas 20 pessoas. Roupa estendida pelas varandas fora, música alta, visitas a toda as horas. Reacção natural: começaram a parecer as placas de "vende-se" dos outros condónimos. Como não conseguiram vender, alugaram, adivinhe a quem? aos amigos dos anteriores. Reação em cadeia: hoje é um prédio bem localizado mas cujo valor dos apartamentos veio por aí abaixo por causa de um condónimo que seguiu a via mais fácil
  6.  # 26

Colocado por: ParamonteIsso tem q ter a autorização do condomínio de certeza.

Pois mas neste caso não existe condomínio, é um lote com 2 fracções que neste caso são minhas!!
  7.  # 27

A ideia seria transformar todo o prédio em alojamento local mas em que o espaço do rés do chão tivesse esse tipo de condições, até poderia dormir lá uma família, não quer dizer que ficassem pessoas estranhas umas com as outras, só se assim o entendessem, claro! Existem por lá muitos trabalhadores que se conhecem uns aos outros que também poderia ser uma solução.
  8.  # 28

O prédio pode ser todo seu, mas os prédios ao lado serão?
  9.  # 29

Colocado por: ParamonteO prédio pode ser todo seu, mas os prédios ao lado serão?

Era bom, mas os que estão fora do lote não são meus.
    • LuB
    • 31 dezembro 2011 editado

# 30

O prédio pode ser todo seu, mas os prédios ao lado serão?

Parece-me que o Paramonte está a complicar...
    Neste momento temos os 3 melhores alojamentos locais do mundo, (os chamados hostais...) que trazem até nós turistas que embora pouco abonados em termos económicos não são essa "xunga" que o paramonte faz crer!
    Veja os links que apresento de alojamentos locais recentemente instalados em autenticos Palácios como o antigo conservatório de música (Hostal Lisb'on) ou o Equity point ou o Travellers House (o melhor do mundo)...
    São meros exemplos.

Mas neste momento temos os melhores do mundo... Porquê? Porque foram criados recentemente, por equipas de gente jovem que oferece uma estadia em conta, convivio, em instalações bonitas e com muito asseio... e pequeno almoço...
    Nos outros países existe esta oferta há muito. Aqui em Portugal a nova legislação que os permite apareceu há pouco (2008?) o que de certo modo é vantajoso... Estão bem equipados ocupam belos edifícios e apetece ir até lá...
    Só é pena que a maior parte destas unidades aceite apenas gente até aos 35 anos ;((
    Muitos turistas os vão certamente procurar porque oferecem qualidade...
    Veja:
    http://aeiou.visao.pt/temos-os-melhores-hostels-do-mundo=f591835
    http://www.lisb-onhostel.com/

http://www.equity-point.com/pt/hosteis-lisboa/equity-point-lisboa/equity-point-lisboa-hostel.html

Concordam com este comentário: Tavares Miguel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CelesteBatista
  10.  # 31

Olá Celeste.

Não, não reuni mais informação. O meu cunhado assustou-se com o governo Passos Coelho e agora já não quer vir para Portugal :-)

Por isso, o projecto B&B foi arquivado... por enquanto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CelesteBatista
  11.  # 32

Colocado por: ItalianoOlá Celeste.

Não, não reuni mais informação. O meu cunhado assustou-se com o governo Passos Coelho e agora já não quer vir para Portugal :-)

Por isso, o projecto B&B foi arquivado... por enquanto.

Fazemos uma troca! O seu cunhado vem para Portugal e o Passos de Coelho vai para Itália... que acha?
  12.  # 33

Boa tarde,Celeste,em que zona é a casa para alugar?
  13.  # 34

Colocado por: luiscamposBoa tarde,Celeste,em que zona é a casa para alugar?

Fica numa aldeia mais ou menos a 6 km de Óbidos e a 10 Km perto da praia da Lagoa de Óbidos, a 3 km do Resort Bom Sucesso onde está a ser construído o Hotel Hilton.
  14.  # 35

Colocado por: Rui A. B.Fazemos uma troca! O seu cunhado vem para Portugal e o Passos de Coelho vai para Itália... que acha?

Acho mal... assim eu continuo a ter de gramar com o Passos Coelho durante parte do ano. Prefiro mandar o excelentissimo senhor ministro para uma Formiga.

0.0212 seg. NEW