Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

No processo de construção da minha moradia, para o qual vou recorrer a crédito para parte do capital necessário, é exigência do Banco que lhe seja entregue a Licença de Construção algum tempo antes da escritura.

Ora, a partir do momento em que levanto a licença de construção o tempo de obra começa a contar e desde aí até a altura em que o empreiteiro pode começar a construir, irá passar algum tempo (aprox. 1 mes, apesar de estar a tentar aproximar ao máximo o inicio da obra com a realização da escritura) o que não contribui em nada para que a obra possa ser concluida dentro do prazo 'comprado' de licença.

A Camara Municipal cobra 480 € por cada mês de licença adicional ao inicialmente contratado, portanto é demasiado penalizador desperdiçar tempo de
    licença de construção só para efeitos burocráticos, no entanto não tenho outra saida.

Estão a ver alguma forma de minimizar o dano ?

Obrigado.
    • eu
    • 1 julho 2011

# 2

Você não pode pedir a licença de construção, indicando uma data no futuro para o início das obras? Penso que o pode fazer...
  2.  # 3

Colocado por: euVocê não pode pedir a licença de construção, indicando uma data no futuro para o início das obras? Penso que o pode fazer...

Disseram-me hoje na Camara Municipal que não é possivel.
    A partir do momento em que se levanta, começa a contar o tempo ...
  3.  # 4

Colocado por: SchopferGottA Camara Municipal cobra 480 € por cada mês de licença adicional ao inicialmente contratado, portanto é demasiado penalizador desperdiçar tempo de
    licença de construção só para efeitos burocráticos, no entanto não tenho outra saida.

Qual é o prazo da Licença de Construção? 24 meses?

Cumprimentos.
  4.  # 5

Boas,
    peça a licença já de inicio com um prazo mais alargada, para fazer face ao tempo de espera,
    entre a data do levantamento da licença e o inicio da obra
  5.  # 6

A licença é de 12 meses no valor de 4000 € (um autêntico roubo chapado ...)

Depois por cada mes adicional até um máximo de 6 meses, cada mes custa 480 €. A partir desses 6 meses adicionais, cada mês extra custa 960 € ...
    O roubo é tal que parece que não querem que as pessoas construam ...

Não sei se ainda é possivel pedir licença por um periodo superior, dado que tenho a carta da Camara Municipal já com o montante e com os cálculos feitos com base na calendarização de obra prevista no projecto.

Provavelmente se tentar faze-lo, vão-me obrigar a mais uma série de papelada ...
  6.  # 7

De facto essa é a práctica comum nos bancos.

Eles alegam que só a licença de construção é uma garantia da intenção do cliente para construir.

A data da emissão da licença de construção é a data a partir da qual conta o prazo para a construção. Não há volta a dar.

Geralmente, entre a entrega da licença ao banco e a escritura do empréstimo são 2 semanas.
  7.  # 8

Pode dizer qual é a CM?
  8.  # 9

Colocado por: SchopferGottA licença é de 12 meses no valor de 4000 € (um autêntico roubo chapado ...)

Depois por cada mes adicional até um máximo de 6 meses, cada mes custa 480 €. A partir desses 6 meses adicionais, cada mês extra custa 960 € ...
    O roubo é tal que parece que não querem que as pessoas construam ...

Não sei se ainda é possivel pedir licença por um periodo superior, dado que tenho a carta da Camara Municipal já com o montante e com os cálculos feitos com base na calendarização de obra prevista no projecto.

Provavelmente se tentar faze-lo, vão-me obrigar a mais uma série de papelada ...

Vá à CM e peça se pode rever o prazo para construção já, antes da emissão da mesma. Não pague a licença antes de ter a resposta.
  9.  # 10

Colocado por: SchopferGottA licença é de 12 meses no valor de 4000 € (um autêntico roubo chapado ...)

Sem dúvida, é um roubo! Na sua rua o pavimento e as redes públicas são em ouro. Confirme.

Qual a área de construção da habitação?

Cumprimentos.
  10.  # 11

Até me custa a acreditar nesses prazos e valores!

Licença somente para 12 meses, 480€/mês nos 6 meses seguintes e 960€/mês os seguintes?? Até parece mentira..
  11.  # 12

Colocado por: Rui A. B.Até me custa a acreditar nesses prazos e valores!

Licença somente para 12 meses, 480€/mês nos 6 meses seguintes e 960€/mês os seguintes?? Até parece mentira..

Pois , tb eu fiquei pasmado...
    por 6 anos , paguei 1200€
    Isto em 2007...
  12.  # 13

O que é mais caro não é a taxa correspondente ao tempo de construção.

Cara é a taxa calculada em função dos m2 de construção.

Caríssima é a taxa referente às infra-estruturas, cobrada junto com a taxa da licença ou não a entregavam. No meu caso só esta foi 3000€ e sou eu quem tem de construir as redes.

A propósito, por cada mês de construção paguei 70€ - embora dispare para este tipo de valores se eu pedir alguma prorrogação.
  13.  # 14

Colocado por: LiMatosPode dizer qual é a CM?

Camara Municipal de Loures

O loteamento em causa tem todas as infraestruturas e está perfeitamente preparado para receber a moradia, não é necessária qualquer intervenção de adaptação ao que já lá existe, a não ser ligar os ramais de agua, luz e esgotos ...

A área de construção não chega aos 250 m2.
  14.  # 15

Pois,bem estava a reconhecer os valores...

Então, relacionado com prazo está mesmo o valor de 70€ mensais. Tente pedir nova emissão das taxas com mais uns meses. O problema é se depois há atrasos com vistorias camarárias ou do banco e já se acabaram os seus 12 meses. Previna-se.
  15.  # 16

Estive na mesma situação. Tive de levantar a licença de construção e apresentar orçamento ao banco. E no meu caso, pior, foi mesmo na altura que os bancos começaram a subir os spreads à bruta.... Eu arrisquei para conseguir o spread mais baixo possível, mas o tempo começou a contar a partir desse ponto e ainda não começei a construir.

Resumindo, faça o trabalho de casa. Prepare tudo para começar a construir, de modo a que ao levantar a licença, no prazo máximo de 1mês comece a construir.
    Alerto também que nunca tinha visto um prazo tão curto e já considero meu apertado (18m).

Cumps
  16.  # 17

Afinal existem mais ladrões fora da prisão do que eu estava a pensar e na CM Loures existem muitos. Estes valores obrigam um empréstimo só para licenças.
  17.  # 18

Os maiores ladrões por cá até estão encarteirados e funcionam como cartel...(bancos/estado)
    Os valores que o SchopferGott refere,são exorbitantes e pressionantes...comem todos da mesma gamela e estão feitos uns com os outros!
  18.  # 19

Como pode um país funcionar?
  19.  # 20

SchopferGott...

Desculpe lá o desabafo...mas isto revolta um gajo!

0.0199 seg. NEW