Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Antes de mais, quero felicitar a existência deste fórum, pela sua grande utilidade.

A dúvida que coloco é a seguinte:
    Estou em vias de arrendar um apartamento; numa primeira abordagem, foi-me dito pela pessoa responsável por esse arrendamento (representante da empresa imobiliária) que, uma vez feito o contrato de arrendamento, terei de pagar os custos da sua validação (100 €) a um advogado previamente contactado por essa empresa/proprietário.

1.º Isso é legal?
    2.º Sendo legal, pode trazer-me "dissabores" futuros? Ou, pelo contrário, pode ser útil a ambas as partes?
    3.º Será que, efectivamente, isto se revela uma "boa prática"?

Atentamente,

C. D.
  2.  # 2

Não entendo a que validação se refere.
    Normalmente as coisas passam-se assim:
    O proprietário poderá contratar um advogado para redigir o contrato. Nesse caso, o contrato é assinado por ambas as partes no gabinete desse advogado.
    O proprietário paga ao advogado as custas correspondentes ao trabalho que este efectua e vai à repartição de finanças fazer carimbar as cópias do contrato e paga nessa altura dez por cento do valor da renda.
    O inquilino so tem que pagar o dinheiro das rendas e da caução, mais nada.
    Sem querer parecer desconfiada, parece-me que a imobiliária esta a querer tirar algum dinheiro por baixo da mesa.
    Pergunte qual é o advogado que pede os tais 100 euros e diga-lhe que quer falar pessoalmente com ele.
    Eu pagava apenas o que ficou acordado no contrato, não pagava mais nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CFSD
  3.  # 3

O que lhe estão a pedir é que participe na parte de custos relativos ao senhorio (ou uma tentativa da imobiliária de receber mais dinheiro).

O advogado do senhorio irá supostamente defender a posição de quem o contrata.
    Pelo que você a pagar alguma coisa é a um advogado contratado por si para confirmar o contrato. Não a alguém contratado por outra pessoa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CFSD
  4.  # 4

Muito obrigado pelas rápidas e elucidativas respostas!

De facto, algo me colocou "de pé atrás" com aquela primeira abordagem, e, pelo que posso concluir, há razões para isso...

Vou ver se contacto a empresa, e clarifico essas questões.
    Se a proposta se mantiver naqueles moldes, há sempre outras ofertas!

Uma vez mais, os meus agradecimentos aos intervenientes.

CFSD

0.0105 seg. NEW