Iniciar sessão ou registar-se
    • h007
    • 4 julho 2011 editado

# 1

Antes de mais obrigado por este forum ;) ao fim de algumas pesquisas na net consegui encontrar aqui algumas respostas, contudo tenho uma que não consigo resolver...
    Estou a ponderar comprar uma casa, mas apesar de ser uma T3 (R/C, 1º Andar, cave), não tem espaço para lavandaria / secar roupa, mas tem uma Cave com uma casa de banho e espaços amplos.
    Ora a minha questão seria se existe alguma maneira eficiente de lavar e secar a roupa numa cave (passar a roupa não pois gosto de passar na sala), faria uma divisória, para ficar uma divisão exclusiva para estes trabalhos.
    A casa tem aquecimento a ar condicionado e a cave não tem ligação com a garagem (isto é não há fumos pela cave).
    A casa encontra-se em fase de construção.

Procura alguma ideia para ver como posso solucionar este problema pois tirando isto a casa em causa encaixa que nem uma luva nas minhas necessidades...

Cumprimentos a todos os users ;) e obrigado antecipadamente pelas vossas opiniões sobre o assunto.
  1.  # 2

Boa noite,

Se a casa está em fase de construção ainda vai a tempo de proceder a algumas alteraçoes em obra.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  2.  # 3

Adarq,

De acordo mas no R/C não tenho mesmo hipótese de colocar uma lavandaria pois a cozinha tem 20m2 e a sala 45m2 depois tem a casa das maquinas e uma despensa (ambas sem luz natural e no caso da dispensa sem tomada de água. Logo precisava de uma solução eficiente na cave mas não sei se isso é exequível, se não for acho que não compro a casa, pois andar com estendam para a parte de entrada da casa não me parece bem, especialmente de inverno que chove... e meter dentro de casa fica um cheiro ... :S

De qualquer forma obrigado pelo seu comentário.
  3.  # 4

Boa tarde,

Essa solução de lavandaria na cave é muito recorrente e por vezes a ideal, apenas tem um senão, que é o facto de ter de subir/descer muitas escadas com a roupa.
    Se tiver dinheiro e hipótese de fazer uma espécie de elevador de serviço era o ideal, evitava de carregar a roupa.

Cumpts

Santos
  4.  # 5

Estimado Engº Santos,
    Antes de mais obrigado pela sua resposta.
    Quanto a descer as escadas isso é o menos dos problemas, já que fazer um pouco de exercício não faz mal nenhum a ninguém, mas vou ver o preço do elevador de serviço...
    Quanto há divisória para lavar e secar a roupa que condições recomenda? há uma parte 1x1 m que terá uma clarabóia com um pouco de luz natural, contudo não tem ventilação. Terá um tecto falso por cima que será utilizado para as condutas de Ar condicionado, devo ter em atenção algum outro factor?

Cumprimentos
  5.  # 6

Diga isso à sua mulher, não ao Eng. Santos, que o está a avisar e muito sábiamente...

E quando ficar velhinho...?
  6.  # 7

Colocado por: h007Quanto a descer as escadas isso é o menos dos problemas, já que fazer um pouco de exercício não faz mal nenhum a ninguém

Agora enquanto somos novos...

Se vai utilizar o espaço para passar a roupa, tem de ter luz natural e tem de ter ventilação, natural ou forçada, pois as máquinas libertam calor e vapor, principalmente a de secar, o que vai originar humidades nas paredes e tectos.
    Pode aproveitar o tecto falso para meter um ventilador de preferência a extrair para o exterior.
    Deverá ter uma ligação eléctrica independente para esse compartimento...
    Tenha muita atenção ao isolamento, pois é propicio a ter humidades se não for bem ventilada.

Cumpts

Santos
  7.  # 8

Pois... Paramonte e Engº Santos... vou ponderar isso com a minha mulher :D
    Quanto a passar a ferro não será de modo algum realizado nessa área da casa será apenas para lavar e secar vou tentar providenciar o tema da ventilação com o construtor.

Cumprimentos
  8.  # 9

Vou desenterrar isto...

Ora bem, como quase toda a gente que constroi, há sempre alguma coisa que se mudava! No meu caso é a zona de lavandaria/tratamento de roupa.
    Com a ideia firme de ter o máximo possível de vida na casa no mesmo andar, a zona de lavandaria tb ficou nesse piso. Acontece que é pequena para as necessidades. Cumpre, funciona, mas dava jeito algo diferente. No RC não tenho qq hipótese de fazer nada.
    Na cave no entanto sobra espaço! Tenho uma garagem e mais dois espaços generosos que de momento não têm qq utilidade.
    Na cave não tenho qq tipo de instalação de esgotos! No entanto apesar de ser cave esses dois compartimentos têm duas janelas grandes para o exterior. (género de jardim "interior" (melhor se ver...)

Que a solução posso arranjar para recolher as águas das máquinas? Água tenho logo ali na parte de fora... Esgoto é que não.
  9.  # 10

As maquinas tem esgoto direto à parede o que é ótimo para não ter que andar a fazer obras dentro de casa.
    Faz uma caixa de recolha/inspeção naquele jardim do lado de fora e manda tudo para a rede de esgoto
    Concordam com este comentário: Dj_C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
  10.  # 11

Colocado por: zedasilvaAs maquinas tem esgoto direto à parede o que é ótimo para não ter que andar a fazer obras dentro de casa.
    Faz uma caixa de recolha/inspeção naquele jardim do lado de fora e manda tudo para a rede de esgoto
    Concordam com este comentário:Dj_C
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Azevedo78

A ´"única" questão é mesmo fazer chegar deste local à rede de esgotos... As bombas conseguem boas distâncias? É que não está nada perto...
  11.  # 12

Ponha aqui uma planta/esquema da rede de esgotos e das cotas que tem que vencer que já vem cá o pessoal de pichelaria opinar.
  12.  # 13

Se tiver que meter bomba... esqueça isso.
    Se a sua caixa na rua estiver a essa altura ainda pode pensar nisso, mesmo com pouco declive (uma vez que será tudo líquidos).
    Concordam com este comentário: Dj_C
  13.  # 14

Tenho OBRIGATORIAMENTE que colocar bomba. Não tenho ponta para a rua.
    Porque é tão taxativo em dizer para não o fazer?
  14.  # 15

Custo bomba, "quadro eléctrico de apoio", canalizações, mão-de-obra, etc.
    As bombas em caves estão mais que estudadas, não são 3 tostões fazer uma coisa dessas assim... mas tudo se faz...
  15.  # 16

Algo deste género fica €€€€€€€€?
    LIFTAWAY C da Grundfos
  16.  # 17

200€ da bomba. (Não estou dentro dos valores mas não devo falhar muito)
    Mas fará tudo com 2000€?
    Além disso tem uma casa nova e vai começar a alterar já tudo. :)
    Eu ficava quieto... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78

0.0192 seg. NEW