Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: FDComprar uma casa em segurança:
    - pede ao proprietário a certidão permanente, a matriz predial, a licença de utilização, o certificado energético, as plantas, a identificação pessoal (apesar dos brits não terem um documento de identificação nacional - peça o passaporte ou a carta de condução por exemplo) e, arriscando, a escritura anterior (se ele a facultar)
    - pede uma certidão permanente online:http://www.predialonline.pt/PredialOnline/
    - verifica se o proprietário constante da certidão é quem lhe está a vender a casa
    - não dá sinal/entrada
    - pede para ver a casa várias vezes, em alturas do dia e da semana diferentes
    - em momento algum transfere ou dá dinheiro antes da escritura
    - faz a escritura através do serviço Casa Pronta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:moraisdd
    Boas, FD diga-me uma coisa por favor (ou alguém que saiba) é obrigatório na compra de um apartamento/moradia nova o construtor/imobiliária entregar o certificado energético? Obg
  2.  # 22

Sim, o CE é obrigatório Rodrigo, sem ele não há escritura...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rodrigo_gomes29
  3.  # 23

Colocado por: SofiaPaulaSim, o CE é obrigatório Rodrigo, sem ele não há escritura...
    Boas, grato pela resposta, mas é o seguinte, se fizer escritura com recurso a crédito bancário é igual do que por exemplo uma pessoa quiser fazer a escritura na casa pronta e tiver o €€€ no bolso para pagamento a pronto? É que os bancos não brincam, por exemplo, onde eu quero chegar mais directamente é, na Casa Pronta se o construtor não tiver o certificado energético a escritura é cancelada? Obrigado Sofia.
  4.  # 24

Olá,
    É assim, eu escriturei com casa pronta mas também com hipoteca bancária, não sei se existirá algum tipo de tolerância em relação ao certificado pelo facto de não haver uma instituição bancária envolvida no processo, mas sinceramente julgo que não, não faria sentido, até porque isso obrigaria o comprador do imóvel a requerer esse mesmo certificado caso mais tarde quisesse vender o dito imóvel... Sinceramente duvido que hajam excepções... Mas atenção que não sou entendida no assunto =0)

Ps. O CE tem validade de x anos, não me lembro ao certo quantos. Findo esse prazo, e no caso de venda do imóvel, será necessário requerer um novo.
    Concordam com este comentário: rodrigo_gomes29
  5.  # 25

Colocado por: SofiaPaulaOlá,
    É assim, eu escriturei com casa pronta mas também com hipoteca bancária, não sei se existirá algum tipo de tolerância em relação ao certificado pelo facto de não haver uma instituição bancária envolvida no processo, mas sinceramente julgo que não, não faria sentido, até porque isso obrigaria o comprador do imóvel a requerer esse mesmo certificado caso mais tarde quisesse vender o dito imóvel... Sinceramente duvido que hajam excepções... Mas atenção que não sou entendida no assunto =0)

Ps. O CE tem validade de x anos, não me lembro ao certo quantos. Findo esse prazo, e no caso de venda do imóvel, será necessário requerer um novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rodrigo_gomes29
    Concordam com este comentário:rodrigo_gomes29
    Ok, obrigado...era mesmo essa a dúvida, na altura não se colocou comigo, o construtor a quem comprei foi correctíssimo e eu tenho o CE, mas agora estamos na dúvida para o meu irmão porque até ver parece que o construtor "enrolou a língua" quando ele falou disso, é que, o meu irmão não vai recorrer a empréstimo e os construtores dependem...eu apanhei um porreiro, aquele pode não ser assim e se souber que a coisa passa na casa pronta sem o tal documento ele vai fugir...e acho que aquilo nem é muito barato! Mas entretanto pode ser que apareça alguém a elucidar melhor, de qualquer forma obrigado Sofia.
  6.  # 26

Não lhe dêm hipótese, exijam desde já o CE e insistam senão ainda chegam ao dia da escritura e... Chapéu!
    Quanto ao preço varia, pelo da minha casa antiga paguei 300€ mas porque não me informei e deixei nas mãos da imobiliária... Mas já o meu pai fez agora para a casa antiga dele, que permutou, e descobri-lhe uma empresa que cobrou menos de 200. O meu pai ficou com muito boa impressão, o tecnico fez tudo direitinho, recomendamos.
    Bem, isto já não são horas!
    Bom fds =0)
    • naar
    • 3 setembro 2011

# 27

Colocado por: SofiaPaula... Mas já o meu pai fez agora para a casa antiga dele, que permutou, e descobri-lhe uma empresa que cobrou menos de 200. O meu pai ficou com muito boa impressão, o tecnico fez tudo direitinho, recomendamos.
    Bem, isto já não são horas!
    Bom fds =0)

Boas,

Pode colocar o nome da empresa?

Obrigado.
  7.  # 28

Olá a todos,
    Naar, a empresa chama-se Meia-Sombra, Lda
    É em Caxias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
    •  
      FD
    • 21 setembro 2011

# 29

Colocado por: rodrigo_gomes29Boas, FD diga-me uma coisa por favor (ou alguém que saiba) é obrigatório na compra de um apartamento/moradia nova o construtor/imobiliária entregar o certificado energético? Obg

É sempre obrigatório. O notário/conservador não faz a escritura se não houver certificado energético.
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  8.  # 30

Colocado por: FD
    É sempre obrigatório. O notário/conservador não faz a escritura se não houver certificado energético.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rodrigo_gomes29
    Concordam com este comentário:SofiaPaula
    FD, obrigado é que isso não se deu comigo, mas o meu irmão está a ultimar uma compra e das 2 vezes que fui com o meu irmão falar com o construtor fiquei com a ideia que ele vive no mundo da fantasia, passa o tempo a dizer: Ó migo isto tá tudo controlado!! Só preciso é que você tenha o € na escritura..! Quer-me parecer que ele é um pouco vago e quando se lhe pergunta alguma coisa ele começa logo a dizer que não é nada assim, que aquilo é tudo topo de gama e tal...mas o meu irmão gosta daquilo, portanto só queremos ao menos estar bem preparados para a escritura.
  9.  # 31

Bem não é bem assim, o notário faz a escritura sem o certificado energético, a responsabilidade se for fiscalizado é do vendedor e as multas são a partir de 2500€. Mas o notário avisa.
    Concordam com este comentário: naar
    • naar
    • 22 setembro 2011

# 32

Colocado por: canario12Bem não é bem assim, o notário faz a escritura sem o certificado energético, a responsabilidade se for fiscalizado é do vendedor e as multas são a partir de 2500€. Mas o notário avisa.
    Concordam com este comentário:naar

Isto vem confirmar o que eu há um ano ouvi num notário privado em Torres Vedras (Aqui o Dr/Drª faz a escritura sem o Certificado Energético), mas não explicou o porquê (se calhar porque quem questionou não perguntou :))
  10.  # 33

Colocado por: canario12Bem não é bem assim, o notário faz a escritura sem o certificado energético, a responsabilidade se for fiscalizado é do vendedor e as multas são a partir de 2500€. Mas o notário avisa.
    Concordam com este comentário:naar
    Boas, então mas e na casa pronta também é assim que se processa? Será que lá também é "a vontade do freguês" ? Acho que amanhã vou tentar telefonar para um balcão da casa pronta, obrigado.

0.0221 seg. NEW