Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas, em 2009 fiz um rasgo na parede exterior para passar tubos de água (tubos dos painéis solares),
    passado 2 anos esse rasgo está com fissuras, vou ter problemas com essas fissuras? como posso tapar essas fissuras?
  2.  # 2

Ao fazer um rasgo na parede você delibitou a resistência da mesma, criando uma zona heterogénea.
    Primeiro, se pode-se por aqui uma foto seria bastante útil. De preferência uma foto de toda a fachada e depois uma foto pormenor da fissura.
    Não sendo uma alvenaria resistente, o que pode fazer é:
    -fazer um corte perimetral ao longo dessa fissura com cerca de 5 a 10 cm para cada lado, picar o reboco e depois com uma argamassa nivelar o reboco picado para obter uma sueprficie homogénea. (de notar que é só dar uma fina camada de reboco, não é para nivelar a zona picada com o resto da parede) Depois faça um corte com secção em "V" ao longo da fissura com cerca de 10mm de largura e 5mm de profundidade. Preencha com um mastique de poliuretano com boa aderência e flexibilidade(por ex Sikacryl S). Após o corte em "V" estar totalmente preenchido com o mastique aplique por cima uma fita de papel adesivo com a face não aderente virada para cima/exterior. De seguida com uma argamassa elástica faça o reperfilamento do corte inicial. Deve fazer este reperfilamento em duas camadas intercaladas por uma rede/armadura em fibra de vidro.
    Este será o processo genérico para colmatar a fissura e impedir a entrada de água dando-lhe alguma resistência física a eventuais movimentos da parede.

Mas pelas fotos poderá ser dada uma outra solução. Não sabemos sequer a abertura das fissuras, e se a causa foi mesmo o rasgo que fez, ou se até foi a argamassa que utilizou para tapar o rasgo que fissurou por diversos motivos.
    Concordam com este comentário: riscas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fillli, Interrogativo
  3.  # 3

obrigado kugu_elu
  4.  # 4

Fillli,

já agora...não é demais lembrar: atenção aos tubos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fillli
  5.  # 5

Bem será que me podem ajudar, qual a melhor solução para tapar fissuras numa parede da moradia, fissuras essas que tem 0,2mm de largura , as paredes vão levar primario e tinta EXCELSÁGUA da Nitin , ja me disseram que a tinta era o suficiente para tapar as mesmas, mas ja vi em algumas moradias pintarem as fissuras com uma especie de borracha que depois pode ser pintada. Gostaria de saber qual a melhor solução .
  6.  # 6

Primeiro,
    Não conheço essa tinta, só vendo a ficha técnica se poderá descobrir se a mesma tem caracteristicas elásticas para funcionar como uma membrana que não rompa com as dilatações a que a parede esta sujeita.
    Segundo,
    Estamos no verão, temperaturas mais altas, e o overstaticx mediu 0.2mm, no inverno será maior a abertura, logo não sei até que ponto será a gravidade das fissuras, ou a causa das mesmas, com uma foto talvez ajude.
    Terceiro,
    Não sei o que viu, mas se foi apenas feito um corte na fissura e preenchida com um mastique (que poderá lhe parecer como uma borracha, o que não deixa e um ser já que ambos são polímeros elásticos) isso terá sido a materialização de uma junta de dilatação, e cão deve ser posteriormente pintada. O que pode fazer neste caso passa pelo que foi descrito no post #2, mas tal vai depender da causa e do número de fissuras.
    Quarto,
    Existem películas/membranas elásticas que são aplicadas como tinta (uma tinta elástica) que conseguem corrigir problemas de fissuras nessa ordem de grandeza, mas como não percebi se esses 0.2mm é a largura máxima nada lhe posso dizer, até porque não medir 0.2mm não é fácil.

Finalmente,
    Se conseguir dar mais alguma informação talvez consiga o ajudar mais. Entretanto poderá aparecer alguém que possa dar mais alguma ajuda.
  7.  # 7

Em relação a tinta,
    http://cinweb.Cin.Pt/nitin/qualidade/gesttecnitin.Nsf/paginadocs?Open

fissura são varias deste tipo:

o que lhe parece?
      fissura.jpg
  8.  # 8

Colocado por: overstaticxBem será que me podem ajudar, qual a melhor solução para tapar fissuras numa parede da moradia, fissuras essas que tem 0,2mm de largura , as paredes vão levar primario e tinta EXCELSÁGUA da Nitin , ja me disseram que a tinta era o suficiente para tapar as mesmas, mas ja vi em algumas moradias pintarem as fissuras com uma especie de borracha que depois pode ser pintada. Gostaria de saber qual a melhor solução .
    coloque a massa propria da robbialac aquaplast, e de seguida os procedimentos normais com produtos da robbialac hidro armadura, texturada e membrana, peço desculpa mas não conheço nitin
  9.  # 9

overstaticx,
    Qual o comprimento dessa parede?
    Consegue tirar uma foto à parede por completo?
    É que pode não ser suficiente a reparação. Pode ter ai umas cargas aplicadas ou assentamentos que levem ao esmagamento da alvenaria. Só vendo a parede por completo e a localização das fissuras, bem como as inclinações é que se consegue um diagnóstico mais preciso.
    Quanto à tinta, não me parece suficiente. Tem de levar uma reparação do tipo mencionada no post #2 que deve ser algo do género que o pdavidmarques mencionou. Apenas não estou dentro dos produtos robbialac.
    O que este tipo de processos faz é:
    Impermeabilizar a fenda à entrada das águas mesmo com as dilatações,
    Homogeniza as tensões de corte nessa zona, não s concentrando na fissura,
    Reforça o reboco para este não fendilhar com possíveis movimentos de dilatação,
    Dá o acabamento final.

Agora se o problema não for a dilatação termica da parede, este sistema pode não ser suficiente porque não reforça a alvenaria, ou seja, não impede a continuada movimentação ou quebra da alvenaria devido a assentamentos, deformações por cargas aplicadas, entre outros.
  10.  # 10

Tive a ver o link me me mandou e:

A tinta EXCELSÁGUA não tem qualquer propriedade de resistência a pequenos movimentos da fachada. Não aconselho para este efeito. Agravado ainda pelo facto de não mencionar se é impermeável à água, não evitando portanto a entrada de água pelas fissuras.
    No mínimo o que poderia usar seria a tinta ELASTIFLEX LISO dessa mesma marca. Mas isto também não me parece que lhe resolva o problema, já que as causas ainda não estão esclarecidas.
  11.  # 11

Segue mais fotos das fissuras :

Para reparar as mesmas a mellhor solução seria com massa tipo aquaplast?
    o que ja vi fazerem foi com um pincel encherem a fissura com uma especie de tinta, parecia tipo membrana visto ter uma consistencia e elastecidade parecida e depois a fachada td pintada com outra tinta .
      fissura1.jpg
      fissura2.jpg
  12.  # 12

Foto 2:
    Problema é devido ao não acompanhamento das deformações do pilar e da alvenaria. Claramente não existiu o reforço desta ligação. O que vou dizer de seguida pode carecer de termos técnicos - Deveria de existir um reforço desta zona através da aplicação e uma malha ou/e de varões de aço ao longo das fiadas de alvenaria a dar resistência a esta ligação, tipo uma cintura.
    O que pode ter acontecido foi a retração da alvenaria, dilatações térmicas que levaram à criação de uma junta natural, movimentos diferenciais entre a estrutura e a alvenaria.
    O ideal, mas é uma solução menos bonita é:
    Formalização da junta de dilatação através do corte do género do post #2 mas com cerca de 10 a 20 mm de espessura e 10mm de profundidade talvez seja suficiente e preenchimento com mastique de poliuretano para selagem de juntas tipo Sikaflex -HP1 ou equivalente com previa aplicação de um primário para aumentar a aderência (não conheço o nome dos equivalentes para outras marcas).
    Sem pintar por cima.
    Como será talvez uma solução de estética desagradável poderá proceder da forma indicada no post #2, com corte em "V" e preenchimento com mastique acrílico para selagem de juntas e fissuras tipo Sikacryl -S ou equivalente e depois refazer o reboco em dupla aplicação intercalado com uma rede de fibra de vidro após aplicar uma tira de papel adesivo no corte em "V". Cuidado que a argamassa deve ser pouco rica para evitar a retracção, ou então usar aditivos elásticos. Após isto pode e deve passar uma pintura geral de preferência com tinta elástica impermeável à água e permeável ao vapor de água para também tapar a micro fissuração que possa existir.

Foto 1:
    Essa fissura parece-me ter causa isolada, sendo provocada pela fragilidade dessa zona por ter essa cobertura ai apoiada e estar ainda próxima de um vão (porta penso eu). No futuro o que poderá vir a acontecer é a fissura progredir até encontrar o canto do vão mencionado.
    O que pode fazer é:
    Apenas aplicar a dita tinta elástica (refiro-me sempre a uma tinta própria para exteriores e com propriedades elásticas, tipo a ELASTIFLEX LISO ou Sikagard 550w elastic com previa aplicação de primário).
    Pode ainda, previamente à aplicação dessa mesma tinta/membrana, picar o reboco nessa zona e de seguida refazer o reboco em duas camadas intercaladas por uma rede de fibra de vidro. (as duas camadas são para: a primeira para regularizar o fundo picado e dar aderência à rede que deve estar totalmente esticada, a segunda para assegurar a fixação da rede e dar um acabamento - poderia também usar 3 camadas, sendo as duas primeira uma com a função de regularizar o picado e a segunda para ser fixada a rede, a terceira teria o mesmo efeito de acabamento ainda com fixação da rede).

Peço desculpa por utilizar maioritariamente produtos Sika mas são os únicos dos quais possuo as fichas técnicas. Nada impede que outras marcas tenham a mesma qualidade ou melhor, basta contactar um técnico e pedir um produto equivalente ao que referi. A minha indicação é isso mesmo, uma indicação de propriedades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
  13.  # 13

O que acima referir é baseado em suposições já que não foi observado por exemplo o projecto de estruturas para perceber o funcionamento da foto 1 e se se trata de uma carga localizada.
    No entanto fiz uma análise o mais generalizada que consegui e as causas não devem fugir muito do que indiquei.
  14.  # 14

ok obrigado :)

0.0197 seg. NEW