Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Ai em 2007, quando adquiri a casa em que vivo, mandei instalar um recuperador de calor na lareira aberta que a casa possuía.
    Preocupado pelos relatos que ouvia de quem tinha gasto o dinheiro e tinha ficado mal servido, procurei uma loja que vendesse recuperadores de marca e que já tivesse instalado uma boa quantidade deles. Encontrei uma loja que comercializada diversas marcas, entre os quais os franceses Deville, dos quais obtive boas referências. Falei com o instalador da loja, que me referiu as inúmeras instalações que já tinha feito, o cuidado que tinha, a assistência que dava etc. Facil ver que nem tudo foram rosas.
    Pouco tempo depois da instalação, a turbina começou a fazer barulho. Solucionado esse problema referi que o calor ia, sobretudo, para a parede de trás. Disse-me que era de ter pouco uso, da 'caixa' estar a aquecer. Referi que tinha lido que os recuperadores não deveriam ser instalados com uma caixa de lã à volta, como ele tinha feito, ele disse-me que eram amadores e tal e tal. Fácil ver o caminho que o recuperador teve. Passou a mero elemento decorativo e mandei instalar ar-condicionado.
    Contudo, faz-me uma certa confusão ter gasto uma carrada de dinheiro numa peça que sei ter potencial e estar mal instalada.
    Pelo que andei a ler, e é aqui que peço a vossa confirmação ou sugestão, tenho que fazer o seguinte:
    - Entubar a saída de fumos até meio metro acima do topo da chaminé e colocar uma crista-de-galo;
    - Vedar o topo da chaminé com gesso e sisal;
    - Abrir uma entrada de ar na base da parede da lareira, de modo a permitir a entrada de ar para a base do recuperador e favorecer a convecção natural;
    - Abrir grelhas na lateral da hotte, para aproveitar o calor que lá está dentro;
    - Remover toda a lã e aspirar tudo muito bem aspirado;
    - Deixar uma 'caixa de visita' para verificar o estado do recuperador ocasionalmente.
    É isto, certo?
    Estou prestes a meter mãos à obra e quero ter a certeza de que este inverno vou dar descanso ao A/C e ter a 'televisão da natureza' a aquecer a sala.
    Obrigado por todas as dicas que possam dar!
  2.  # 2

    Lamento a sua situação.
    Caso seja da zona de lisboa posso passar em sua casa e avaliar a situação, a marca devil tem equipamentos de boa qualidade
  3.  # 3

    Na minha opinião, o que pretende fazer é o mais correcto.

    Contudo, apesar de ter lido inúmeras coisas sobre a aplicação ou não da lã de rocha, em minha casa acabaram a construção/instalação do recuperador há 1 semana, e na hotte este instalador aplicou a lã de rocha.
    MAS, insisti para que isolasse completamente qualquer vestígio da lã, ou seja, ficasse tudo protegido por folha de alumínio.
    Ele assim fez, ou tentou fazer, porque já consegui ver que há lá 2 locais que ficaram com um pouco dessa lão á vista...

    Pelo menos na hotte ficaram 2 saídas de ar quente em cima, e 1 entrada de ar em baixo, para convecção natural.
    Essa entrada de ar também ficou de modo a se poder utilizar para a tal "análise" a efectuar ao recuperador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: noves fora
  4.  # 4

    obrigado a ambos.
    @ luis, sou de longe de lisboa... zona centro, relativamente interior... :)
    mais opiniões é só dizerem! ou escreverem, no caso! ;)
  5.  # 5

    - Entubar a saída de fumos até meio metro acima do topo da chaminé e colocar uma crista-de-galo;

    Isto tem haver com a pressão no ponto de saída que pro vezes é superior à pressão do interior do recuperador o que inverte o escoamento do ar. Esta pressão é criada pela passagem do vento pelo telhado, por esse motivo e dependendo da cobertura (dimensões, inclinações...) deve a saída dos fumos estar a uma altura suficiente para não sofrer esse efeito.
    A razão da lã de rocha (material isolante) pode estar na tentativa de evitar o aquecimento das paredes do recuperador e chaminé. Para que esta não funcione como um "deposito" de calor (tal como na inercia térmica).
    Assim, e corrijam-me se estiver a ignorar algum aspecto, o isolamento será benéfico na parte do recuperador que está junto da parede exterior, para não deixar a energia escapar para o exterior. De resto penso que interessa não ter isolamento, a não ser que seja para proteger o material, mas o isolamento apenas atrasa o equilíbrio energético, logo não faz muito sentido. e se existe dificuldade à energia se propagar na sola isolada, esta vai ser encaminhada por zonas menos resistentes, talvez pela chaminé até ao exterior :)
    (é capaz de estar um pouco confuso, estou a escrever um pouco à pressa)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: noves fora
  6.  # 6

    A chaminé subir os 50 cm acima, as grelhas e a entrada de ar na base da lareira, pode e deve fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: noves fora
  7.  # 7

    luís, novamente muito obrigado! é o que tenciono fazer. e tapar a chaminé, pelo que tenho lido, também é uma boa solução, pois impede a entrada de água pela chaminé, coisa que desconfio que já terá acontecido...
    kugu_elu, não se preocupe que se entende. a minha questão com a lã, para além de saber que ela não está minimamente isolada, é que, segundo o que li, isola o recuperador, concentrando o calor no seu interior. ora, como a capacidade de extração de ar da turbina é limitada, o calor acaba por se sumir pela chaminé acima...
    novamente, obrigado! mais opiniões, sugestões é só postar!!!
  8.  # 8

    Colocado por: noves foraluís, novamente muito obrigado! é o que tenciono fazer. e tapar a chaminé, pelo que tenho lido, também é uma boa solução, pois impede a entrada de água pela chaminé, coisa que desconfio que já terá acontecido...
    kugu_elu, não se preocupe que se entende. a minha questão com a lã, para além de saber que ela não está minimamente isolada, é que, segundo o que li, isola o recuperador, concentrando o calor no seu interior. ora, como a capacidade de extração de ar da turbina é limitada, o calor acaba por se sumir pela chaminé acima...
    novamente, obrigado! mais opiniões, sugestões é só postar!!!


    Não concordo com isto...

    o recuperador está "liberto" da lã de rocha, só se a hotte for muito pequena! a lão de rocha é aplicada nas paredes da hotte, não directamente no recuperador!!
    E a razão para haverem aberturas no topo da hotte, é mesmo para o calor acumulado no seu interior sair ;)
    E também por isso se colocam as grelhas de entrada de ar em baixo... para fazer com que o ar circule no interior da hotte.

    O recuperador, se for ventilado, tem ele próprio umas entradas de ar na parte frontal, que ´epor onde entra o ar frio puxado pelos ventiladores, que vai passar por trás da "caixa de fogo" e sair ventilado na parte superior frontal, para aquecer o espaço!

    Normalmente é assim que funciona :-)

    Ou seja, recebe calor de 3 formas:
    - aquecimento normal do vidro e estrutura do recuperador
    - ar quente proveniente da hotte por convecção
    - ar quente proveniente do recuperador (ventilado)

    Acho que é isto :)
  9.  # 9

    yep! obrigado treladocao!
    se a lã for aplicada na hotte, mas no meu caso foi aplicada de encontro à caixa do recuperador. aliás, até há um espaço entre a lã e a hotte...
    na minha instalação do 'artista' e noutras dele que entretanto vi, a solução é sempre a mesma... ninguém tem grelhas, o recuperador está sempre dentro de um 'caixão' de lã e, curiosamente, pouco tempo depois da instalação, praticamente todas as pessoas deixaram de usar o recuperador...
    o único ponto onde desconfio que a lã não está encostada ao aparelho é na retaguarda... desconfio que quando empurrou o aparelho a lã terá tombado, pois a parede que faz costas com a lareira é a que mais aquece...
    novamente, obrigado! opinem!!! quero ver se só desmonto o 'bicho' uma vez.... :)))))
 
0.0149 seg. NEW