Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Por que razão vende o estado os seus Imóveis(como Hospitais) para depois pagar rendas exorbitantes pelo uso dos mesmos espaços?
    Os negócios de certas empresas públicas não são suficientemente transparentes para o cidadão comum.
    Por exemplo, com a extinção dos Governos Civis por que não ocupá-los com tribunais ou outras instituições públicas que funcionam em instalações alugadas?
    •  
      FD
    • 5 julho 2011

     # 2

    Colocado por: Alexandre SilvaPor que razão vende o estado os seus Imóveis(como Hospitais) para depois pagar rendas exorbitantes pelo uso dos mesmos espaços?

    Reengenharia financeira.

    Isso acontece quando há falta de dinheiro e, em vez de pedir emprestado, vende-se e financia-se assim. Por vezes há opções de compra.
    Não é só o estado que o faz, aliás, quem começou a prática não foi o estado.

    Mas, cada caso é um caso, pelo que definir a prática como despesismo pode fazer ou não sentido.
    Se o estado não precisasse de tanto dinheiro, não havia necessidade o fazer...
    • eu
    • 5 julho 2011

     # 3

    Colocado por: FDIsso acontece quando há falta de dinheiro e, em vez de pedir emprestado, vende-se e financia-se assim

    O problema é que na maior parte dos casos, o negócio é ruinoso a médio/longo prazo.
  2.  # 4

    Colocado por: eu
    O problema é que na maior parte dos casos, o negócio é ruinoso a médio/longo prazo.


    É ruinoso para o estado.....certamente será proveitoso para alguém.
  3.  # 5

    •  
      FD
    • 5 julho 2011 editado

     # 6

    Colocado por: euO problema é que na maior parte dos casos, o negócio é ruinoso a médio/longo prazo.

    Isso é um problema do estado - que tem a tendência inata para fazer negócios ruinosos - e não deste tipo de negócio em concreto.
    Continuo a afirmar: o problema não está no sale & leaseback, o problema está no estado gastador e insustentável.
  4.  # 7

    • eu
    • 5 julho 2011 editado

     # 8

    Colocado por: FDContinuo a afirmar: o problema não está no sale & leaseback, o problema está no estado gastador e insustentável.

    Sim, sem dúvida. Aliás, se não existisse défice, o Estado nunca seria obrigado a estes negócios ruinosos para o futuro.

    No entanto, todos nós sabemos que existem outras "forças" por detrás destes negócios ;) É que o "estado gastador e insustentável" também o é devido às "negociatas" ruinosas com os privados...
    • eu
    • 5 julho 2011 editado

     # 9

    Colocado por: sergyioos próprios bancos fazem muito isso, vendem as sedes e edifícios e depois alugam!!!

    Isso é um sinal claro de falta de liquidez...
  5.  # 10

    Colocado por: eu
    Isso é um sinal claro de falta de liquidez...


    acredito mais em jogadas para contornar impostos e afins!!!
  6.  # 11

    No fundo está a ocorrer a depleção do património do estado para favorecer entidades privadas pois a construção de Hospitais como o De-Todos-Os-Santos não acompanha a celeridade da venda dos Hospitais que se pretendem substituir.
    Como sempre, ninguém é responsabilizado neste País onde reina a impunidade!
  7.  # 12

    Engenharia financeira, FD, seria fazer LEASE-BACK.

    O Estado VENDERIA os edifícios a uma empresa de Leasing, e ADQUIRIA-OS DE VOLTA por leasing.
    Durante os 10 ou 15 anos pagava a renda mensal mas, passado esse período, recuperaria o património e poderia tornar a «vendê-lo».

    A vantagem é que, se o Estado tiver 200.000 milhões de euros em património imobiliário, pode pagar o défice de uma só vez, ficando a pagar suaves prestações mensais durante 10 ou 15 anos, e RECUPERANDO o património ao fim 15 anos.
    (+) A dívida continuaria a existir, mas estaria PROGRAMADA para pagar ao longo dos 10 ou 15 anos.
 
0.0128 seg. NEW