Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Como sou novo neste forum, espero não fazer nada de errado.

    Bom, o assunto que trás aqui é o seguinte:
    Estou a construir casa, neste momento na fase da carpintaria, ou como algumas pessoas dizem esquadria, e ao pedir orçamentos, optei por pedir que os apainelados das janelas, fossem todos em contraplacado folheado a faia vaporizado, toda a gente me falava que a bétula era um óptimo contraplacado, só que quando entreguei a obra a uma carpintaria, reparei que este inclui no orçamento contraplacado de choupo. Será que vou ficar pior servido com estes contraplacados, ou entre este e a bétula não há grandes diferenças. A pessoa garantiu-me que estes painéis tem uma grande resistência à humidade.

    Agradecia a ajuda.

    Cumprimentos a todos...
  2.  # 2

    Colocado por: mamcBoa tarde,

    Como sou novo neste forum, espero não fazer nada de errado.

    Bom, o assunto que trás aqui é o seguinte:
    Estou a construir casa, neste momento na fase da carpintaria, ou como algumas pessoas dizem esquadria, e ao pedir orçamentos, optei por pedir que os apainelados das janelas, fossem todos em contraplacado folheado a faia vaporizado, toda a gente me falava que a bétula era um óptimo contraplacado, só que quando entreguei a obra a uma carpintaria, reparei que este inclui no orçamento contraplacado de choupo. Será que vou ficar pior servido com estes contraplacados, ou entre este e a bétula não há grandes diferenças. A pessoa garantiu-me que estes painéis tem uma grande resistência à humidade.

    Agradecia a ajuda.

    Cumprimentos a todos...


    O contraplacado de choupo é o mais mole que eu conheço, e mais barato que o de bétula! Opte pelo contraplacado de bétula...sem dúvida. Então e as portas e rodapés? Está em choupo também?!
  3.  # 3

    Boa noite,

    Agradeço as respostas...

    Mas é assim, já tenho tudo combinado, preços a pagar, prazos, ou seja a obra já foi entregue assim, não tenho contrato, mas tenho palavra, e para mim a palavra ainda conta muito, tudo está definido, será que se mantiver o o de choupo fico mal servido?

    Quanto às humidades, penso que o Sr. disse que o contraplacado é de classe 3.

    O rodapé, os aros e estrutura da porta são em madeira maciça, tudo faia vaporizada, e a porta leva folha para fazer os efeitos decorativos, tive a opção de colocar os painéis também em madeira maciça (no orçamento era o mesmo preço tanto madeira maciça como o contraplacado), mas pela experiência que tenho, sei que estes acabam por empenar, enquanto que se forem num bom contraplacado sei que em principio isso não vai acontecer. Porque normalmente estes contraplacados (isto pelo que vou vendo em algumas obras, porque sou desenhador, e vou a algumas) podem manchar com a água, mas nunca empenam nem crescem.

    Mas voltando à questão, só queria ter a certeza que daqui a alguns anos não me vou arrepender de me chatear com o carpinteiro para ele colocar bétula, porque como disse ele é uma pessoa de confiança, e não me apetece voltar com a minha palavra atrás.

    Mais uma vez agradeço a ajuda

    Cumprimentos...
  4.  # 4

    Já que toda a obra vai ser em faia vaporizada, porque carga de água vai por os apainelados da janela em choupo, tendo uma cor muito mais pálida e sendo um contraplacado mole? A "ordem" normal seria colocar apainelados em contraplacado de faia vaporizada para ficar com a esquadria toda igual! E as guarnições das janelas vão ser em que tipo de madeira?
    Nunca ouvi falar de contraplacados de classe C, conheço o contraplacado decorativo e o contraplacado marítimo. Mas não digo que não exista.
    Optou, e bem, pelo contraplacado para os apainelados em vez da madeira maciça pelas razões que inumerou.
    Peça uma amostra de cada um dos contraplacados e veja as diferenças.
    Concordam com este comentário: augusto.j
  5.  # 5

    Ser de bétula ou choupo, estamos a falar da sua constituição. Quanto mais folhas coladas cruzadas a 90º levar, melhor pois mais denso será o material. Em relação ás colas se forem de uréia-formol ainda melhor, pois dá-lhe um material WBP Classe 3 ( ambientes exteriores ).
    Para mim seria sem duvida os de bétula, da marca WISA.
    Agora se no orçamento não havia diferença entre madeira e contraplacado, tinha escolhido sem duvida o produto de madeira,
    1º teria a mesma tonalidade da cor e veio do resto das carpintarias,
    2º se o problema é por causa da humidade, tanto uma como a outra mais tarde vai dar dor de cabeça, neste caso a ordem de trabalho será ISOLAR, isolar bem o caixilho com a alvenaria, isolar muito bem a madeira que fica em contacto com a alvenaria/caixilho,
    3º neste caso deixava uma folga de 3mm entre caixilho/madeira, e depois selava com o tapa misérias. Neste caso não se podia aplicar esta máxima, pois era de propósito,
    4º ISOLAR

    Leitão
  6.  # 6

    Colocado por: AJCLeitaoSer de bétula ou choupo, estamos a falar da sua constituição. Quanto mais folhas coladas cruzadas a 90º levar, melhor pois mais denso será o material. Em relação ás colas se forem de uréia-formol ainda melhor, pois dá-lhe um material WBP Classe 3 ( ambientes exteriores ).
    Para mim seria sem duvida os de bétula, da marca WISA.
    Agora se no orçamento não havia diferença entre madeira e contraplacado, tinha escolhido sem duvida o produto de madeira,
    1º teria a mesma tonalidade da cor e veio do resto das carpintarias,
    2º se o problema é por causa da humidade, tanto uma como a outra mais tarde vai dar dor de cabeça, neste caso a ordem de trabalho será ISOLAR, isolar bem o caixilho com a alvenaria, isolar muito bem a madeira que fica em contacto com a alvenaria/caixilho,
    3º neste caso deixava uma folga de 3mm entre caixilho/madeira, e depois selava com o tapa misérias. Neste caso não se podia aplicar esta máxima, pois era de propósito,
    4º ISOLAR

    Leitão



    Boas...


    Agradeço a resposta, mas como mencionei anteriormente, não queria voltar com a palavra atrás, por isso a minha questão: A perda de qualidade do contraplacado por este ser constituido por bétula ou choupo é assim tão grande?


    Obrigado
  7.  # 7

    Denso significa mais material pelo mesma espessura, e neste caso fica mais duro.
    Peça uma amostra dos 2 tipos que o seu carpinteiro que costuma utilizar, e depois compare:
    1º número de folhas que tem,
    2º peso aparente,
    3º qual a folha que mais se assemelha com o resto da carpintaria
    4º se não quer faltar com a palavra, não sei o que mais lhe possa dizer
    5º escolha bem

    Leitão
 
0.0129 seg. NEW