Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!

Decidi construir uma casa, o projecto de arquitectura está pronto e foi efectuado um pedido de informação prévia sobre o mesmo à Câmara (uma vez que a obra a realizar será numa rua antiga com características especiais e para o qual terá que ser demolida a casa existente). Quando entreguei o pedido disseram-me que dentro de 1 mês teria a resposta. Mas, infelizmente já lá vão quase 3 meses e não obtive resposta! Há 1 mês pedi uma audiência com o arquitecto que está a analisar o processo, ele disse que o processo estava concluído, que o projecto estava muito bem feito, mas não seria permitida a construção de um recuado e que dentro de uma semana eu receberia a resposta! Mas, já lá vão 3 semanas e ainda não recebi nada!

Dizem-me que se já passou 1 mês e não responderam, o processo está automaticamente aprovado.
    Alguém me sabe confirmar se esta informação é mesmo verdadeira?
    E nesse caso como devo proceder?
    Qual é o passo seguinte?

Grata por alguma ajuda!
  2.  # 2

Um Pedido de Informação Prévia, é prévio à entrega de um projecto. É um pedido sobre o que pretende construir e se isso terá aprovação camarária. A resposta relativamente ao pedido e aos elementos entregues é vinculativa por um ano.

Há quem entregue, junto com o PIP, o projecto de arquitectura para averiaguar se a CM em questão aprovaria tal construção.

Para poder construir, deve ter entregue o projecto de arquitectura e fazer um pedido de licenciamento mencionando o PIP anterior e, depois de aprovado, a entrega de todas as outras especialidades.

Outro caminho é entregar todas as especialidades (onde se inclui a arquitectura) e fazer uma comunicação previa. É essa que, em caso de não haver resposta, pode considerar como aprovado para construção. Mas, isto só é possível com as taxas todas pagas e, para isso, a CM deve emitir um documento em comonão tem nada contra.

Resumindo, penso que há aqui uma confusão relativamente ao PIP e à Comunicação Prévia. O que é que fez, exactamente?

PS: Aqui no forum, há quem já tenha dado este tipo de informação com mais detalhe do que lhe estou a dar, assim no momento. Pesquise melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariasimoes
  3.  # 3

LiMatos, muito obrigada pelo seu esclarecimento!

Respondendo à sua pergunta "Resumindo, penso que há aqui uma confusão relativamente ao PIP e à Comunicação Prévia. O que é que fez, exactamente?"

O que fiz foi entregar, junto com o PIP, o projecto de arquitectura para averiguar se a CM aprovaria a construção da casa como pretendo.
    A resposta ao PIP deveria ter sido dada ao fim de um mês (foi o que me disse o funcionário quando entreguei) de submissão do pedido, mas já passaram 3 meses e ainda não recebi resposta!

Sendo assim, poderei avançar para o pedido de licenciamento, considerando o PIP tacitamente viável?
    • Gex
    • 6 julho 2011

# 4

Eu esperei 9 meses pelo resultado do meu. Penso que a aprovação tácita é só com a comunicação prévia e não com o pip. Já perguntou à câmara porque está a demorar tanto, se o arquitecto disse que já estava completo?
  4.  # 5

obrigada pelos comentários!

infelizmente, tive mesmo que recorrer aos meus conhecimentos para obter uma resposta! O meu pedido está à espera da assinatura do director municipal desde o dia 6 de Junho!

Agora a resposta deve estar mesmo por poucos dias! Enfim, é o país que temos!
    • VNCC
    • 12 julho 2011

# 6

Boa Tarde,
    Estive a ver o seu comentário e ajuda que pediu.
    Se quiser eu posso-lhe dar umas indicações e ajudas.
    [email protected] adiciona-me e falaremos melhor.
    Obrigado
  5.  # 7

Atenção que os pedidos de informação prévio, tem a validade de 1 ano, nos termos gerais. Mas continuam perfeitamente válidos, após esse prazo/data, se os pressupostos de facto e de direito se mantiverem.

O mesmo ocorre com os pareceres de entidades externas, que são válidos durante um ano, mas após essa data, continuam válidos, desde que e repito ... os pressupostos de facto , e de direito se mantenham.

Isto na área do urbanismo, pois existe um números infindável de PIP, ou comunicação prévia, na administração pública, com regulação diferente, que se aplicam noutros sectores.

0.0126 seg. NEW