Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas noites .

    Espero que me consigam ajudar pois a minha família está numa situação complicada pois não há forma de ter electricidade lá em casa.
    Mudamos de casa para um antigo terreno dos meus avós , construímos uma casa e entretanto o vizinho que há muitos anos " fornecia a luz por um fio" aos meus avós decidiu deixar de o fazer.

    O problema
    , o terreno fica no fim da rua onde vivemos e não temos poste de electricidade perto para fazer a puxada alem do poste do vizinho ! O vizinho não permite os meus pais fazerem a puxada do poste dele ( má vontade ou será proibido)

    Seja , o meu pai já pediu a 2 electricistas para analisar a situação e estes falaram em valores "custos" muito elevados : 2000 euros para pedir a instalação do poste por parte da EDP e mais perto de 2000 para o bolso dele.
    Eu penso ser um roubo valores tão altos para resolver o problema , não sabemos para onde nos virar --' não quero alugar casa e deixar os meus pais nesta situação .

    A EDP não deveria fazer a instalação do poste por pedido ou alguma "vondade"? O problema será mesmo o do costume : dinheiro..

    Será que alguma entidade poderá ajudar ? Câmara municipal ?

    Se me puderem dar uma "luz" neste problema agradeço imenso a ajuda
    Abc
    ( sou novo aqui no fórum... )
  2.  # 2

    Fez o pedido de baixada à EDP? Tem a carta com o orçamento da EDP? Se sim, o que consta da carta.

    .. ou isso foi tudo de boca com os electricistas?
  3.  # 3

    boas
    peça á edp a baixada
    eles dão o orçamento primeiro mas tinha em mente cerca de 200 euros por poste.
    um abraço
  4.  # 4

    Calma.
    Primeiro que tudo, o seu vizinho faz bem em "proibir" (apesar de não ter autoridade para tal) a ligação ao poste "dele", pois deduzo que esse seja a baixada para a casa dele, paga por ele, e para ele usufruir, e não terceiros. Contudo, só a EDP pode aplicar coimas ou definir quem pode mexer ou intervir na baixada particular de outrem.

    Antes de mais, vá á EDP e faça uma requisição de electricidade: PFE - Pedido de Fornecimento de Energia
    Apresente uma ficha electrotécnica (com 10,35kva no mínimo, de preferência), termo de responsabilidade e planta de localização (uma qualquer impressão do Goole Maps serve).
    Um electricista pode preencher estes papéis.
    Assim, a EDP apresentar-lhe-á um orçamento.

    Dependendo da distância, o valor será diferente, naturalmente.

    Pode fazer isto ao mesmo tempo que pode solicitar á Câmara o PROLONGAMENTO DE REDE eléctrica, com iluminação pública, até ao final do arruamento, onde se encontra a sua casa.
    Aliás, eu começava logo por aí: dê entrada de um requerimento na Câmara a solicitar esse prolongamento de rede.

    Não se esqueça é que depois disto tudo, para a EDP lhe ligar a luz em definitivo, você tem de apresentar o certificado da CERTIEL , pelo que terá de ter vistoria... ou seja, se a casa precisar de alterações a nível eléctrico, pode começar a trabalhar nisso.
    Concordam com este comentário: Merovingian
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Merovingian
  5.  # 5

    Acabei de ter acesso aqui a um orçamento da EDP, de Maio de 2011, para o prolongamento de rede de iluminação pública:

    Fornecimento e colocação de apoio de betão, com cabo rede aérea LXS 16mm^2 - 33m : 197.52euros
    Montagem foco IP 70w : 83.70 euros

    Portanto, por aqui já terá uma ideia sobre o custo do prolongamento de rede, com inclusão de postes, que ronda os 200euros para poste+30m de cabo.
    Concordam com este comentário: Merovingian
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Merovingian
  6.  # 6

    Isso vai-lhe ficar um pouco caro.
    Como já disseram antes tem mesmo de pedir a EDP um orçamento, e depois sempre pode pagar a uma empresa certificada pela EDP para lhe fazer a baixada que sempre fica cerca de 20% mais barato.
    Agora a questão da certiel é que é mais tramado, procure um electricista decente que lhe verifique a instalação e lhe faça as alterações necessárias.
    Prepare-se para gastar algum dinheiro.
    já agora, a casa nunca teve luz?!
  7.  # 7

    Colocado por: treladocaoCalma.
    Primeiro que tudo, o seu vizinho faz bem em "proibir" (apesar de não ter autoridade para tal) a ligação ao poste "dele", pois deduzo que esse seja a baixada para a casa dele, paga por ele, e para ele usufruir, e não terceiros. Contudo, só a EDP pode aplicar coimas ou definir quem pode mexer ou intervir na baixada particular de outrem.

    Antes de mais, vá á EDP e faça uma requisição de electricidade: PFE - Pedido de Fornecimento de Energia
    Apresente uma ficha electrotécnica (com 10,35kva no mínimo, de preferência), termo de responsabilidade e planta de localização (uma qualquer impressão do Goole Maps serve).
    Um electricista pode preencher estes papéis.
    Assim, a EDP apresentar-lhe-á um orçamento.

    Dependendo da distância, o valor será diferente, naturalmente.

    Pode fazer isto ao mesmo tempo que pode solicitar á Câmara o PROLONGAMENTO DE REDE eléctrica, com iluminação pública, até ao final do arruamento, onde se encontra a sua casa.
    Aliás, eu começava logo por aí: dê entrada de um requerimento na Câmara a solicitar esse prolongamento de rede.

    Não se esqueça é que depois disto tudo, para a EDP lhe ligar a luz em definitivo, você tem de apresentar o certificado da CERTIEL , pelo que terá de ter vistoria... ou seja, se a casa precisar de alterações a nível eléctrico, pode começar a trabalhar nisso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Merovingian
    Concordam com este comentário:Merovingian




    boa noite pessoal . estou muito contente pela vossa ajuda no meu problema muito obrigado mesmo :)

    Eu tenho de me por é a mexer as canetas porque os meus pais já não vão avante com nada disto ..
    Vou falar com eles sobre tudo o que vocês me responderam e ver a melhor forma de seguir para a frente!

    Se for 200 euros por poste e cabo 30 euros.. ...num mês ate 500 euros , eu pago logo. Agora 2000 é muito !! :X

    Eu não estava presente quando veio la o técnico da EDP analisar a situação com o meu "velhote" e estes valores tão elevados cheiram-me muito mal , tenho de ser eu a me informar de novo e entender tal valor...


    A ideia do requerimento na câmara é uma óptima ideia , eu já pensei em fazer o pedido lá mas, o meu pai bate que é inútil pois tem tudo apenas a ver com a EDP ! --'
    Requerimento por escrito ou apresento me e tento falar com o secretariado ? ( a maioria não ajudam,complicam. ) eu vou lá então.

    Quanto a isso da vistoria .. o meu pai tem ideias de fazer a maioria da instalação mas ele sabe que o contador eléctrico não é com ele , não sei como as coisas passam para a frente ou não.

    Abraço grato pela ajuda de novo.
  8.  # 8

    Colocado por: Daniel MartinsIsso vai-lhe ficar um pouco caro.
    Como já disseram antes tem mesmo de pedir a EDP um orçamento, e depois sempre pode pagar a uma empresa certificada pela EDP para lhe fazer a baixada que sempre fica cerca de 20% mais barato.
    Agora a questão da certiel é que é mais tramado, procure um electricista decente que lhe verifique a instalação e lhe faça as alterações necessárias.
    Prepare-se para gastar algum dinheiro.
    já agora, a casa nunca teve luz?!


    Empresas certificadas pela EDP isso é óptimo.
    Os electricistas são pagos para 1000 euros ? acho que pediram perto de 2000 euros ! DEUS

    Teve luz mas do fio do vizinho .. o terreno foi dado por trabalho aos meus avo e ele construiu , agora os meus pais construíram lá , instalação eléctrica ? nenhuma , toda feita pelo meu pai ..:X
    temos um pequeno painel solar já da minha avó , temos gerador eléctrico , conversor de energia e baterias . Amigo sim dá uma luz para uma tv a cinza umas lâmpadas, uma caldeira algum tempo... mas frigorífico pc etc não dá :(

    Obrigado
    Abraço
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasFez o pedido de baixada à EDP? Tem a carta com o orçamento da EDP? Se sim, o que consta da carta.

    .. ou isso foi tudo de boca com os electricistas?


    Nao tenho carta alguma , o meu pai fez as coisas faladas ...

    acho que sim foi mais boca de electricistas um ou outro era enviado pela EDP ! amanha vou me informar melhor.
  10.  # 10

    O electricista não tem que pedir 1000 ou 2000 ou seja lá o que for!

    Em primeiro lugar TÊM DE IR PEDIR LUZ Á EDP!!!

    Só eles, ou a câmara, podem mexer na rede pública! Não é o electricista!

    Mas atenção, esqueci-me de referir que, para vir o orçamento da EDP, o electricista precisa de fazer um murete com:
    - caixa de contador
    - caixa de portinhola (onde vai ligar a baixada)
    - caixa de terras
    Que é para a EDP saber onde termina o ramal a construir...

    E depois o electricista só tem de ligar o contador ao Quadro Eléctrico.



    O requerimento na Câmara também convém colocar por escrito, porque se a casa for em zona de construção, a Câmara deve apoiar o prolongamento de rede.
    Concordam com este comentário: Merovingian
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Merovingian
  11.  # 11

    Colocado por: treladocaoO electricista não tem que pedir 1000 ou 2000 ou seja lá o que for!

    Em primeiro lugar TÊM DE IR PEDIR LUZ Á EDP!!!

    Só eles, ou a câmara, podem mexer na rede pública! Não é o electricista!

    Mas atenção, esqueci-me de referir que, para vir o orçamento da EDP, o electricista precisa de fazer um murete com:
    - caixa de contador
    - caixa de portinhola (onde vai ligar a baixada)
    - caixa de terras
    Que é para a EDP saber onde termina o ramal a construir...

    E depois o electricista só tem de ligar o contador ao Quadro Eléctrico.



    O requerimento na Câmara também convém colocar por escrito, porque se a casa for em zona de construção, a Câmara deve apoiar o prolongamento de rede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Merovingian
    Concordam com este comentário:Merovingian


    Obrigado Treladocao,

    Eu irei para a semana com o meu pai a EDP daqui da zona .
    Os electricistas que lá foram a casa afinal trabalham ou que para a EDP e chamam se de "engenheiros" -.-

    Ok , mas este murete ficará entre um custo .. ate 500 euros ? Sabes ?

    Falei com o meu pai sobre o poste , na verdade são necessários colocar 3 postes eléctricos ! seja se cada um for 200 euros da 600.
    A rua tem a principal Rua do Barrouco e depois tem a Travessa do barrouco - ovar. ( google maps . ) que é onde a gente mora e lá não tem postes da rede publica não.

    Existem mais 2 grupos de famílias , os tais que tem postes na sua zona comprados por eles para eles para a filharada toda, e outros vizinhos que também já os utilizam( estão fora .) , isto facilitava que estes primeiros permitissem a gente apenas pedir a construção de um poste e ligar a um dos dele certo? é permito !

    Mas ele parece não ser obrigado a deixa-lo e disse que não mas que mKDaswq !! :X


    Não fica em zona de construção não, como o podes ver.... e a Cãmara talvez queira o parecer de toda a gente para o requerimento, não só o da minha família. ( o cínico é darem se bem com o meu pai e não darem luz ).

    Obrigado vou tentar safar a malta lá em casa .. qualquer ajuda ou informação força.
  12.  # 12

    Se os postes mandados colocar pelos vizinhos forem do tipo B200, então o ramal para a vossa casa pode ser ligado nos existentes, claro!

    o murete fica por 150~200 euros, é ´so comprar as caixas e uns tijolos e umas mangas par ainterligar entre caixas..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Merovingian
  13.  # 13

    Colocado por: treladocaoSe os postes mandados colocar pelos vizinhos forem do tipo B200, então o ramal para a vossa casa pode ser ligado nos existentes, claro!

    o murete fica por 150~200 euros, é ´so comprar as caixas e uns tijolos e umas mangas par ainterligar entre caixas..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Merovingian



    : S portanto ... murete e mesmo que fosse 3 postes e instalação tudo feito e legalizado , chegaria a 2000 euros ? mesmo assim penso que não.
  14.  # 14

    penso que sim.
  15.  # 15

    Li com atenção estas questões pois tenho um problema parecido:
    O meu vizinho pediu ligação e porque a minha baixada está mesmo a jeito tratou de ligar ao meu poste que eu paguei e está dentro do meu terreno. Assim que vi as intenções do vizinho com o qual não falo reclamei por email para a EDP em Maio, mas estes senhores fizeram uso do veto de gaveta prometeram que me dariam resposta e nada. voltei a reclamar e nada entretanto o vizinho já tem luz ligada ,eu paguei o poste e ele usufrui á borla. Não é justo!
    E a EDP não me dá resposta! Eu não quero confrontar o meu vizinho pois vai dar porráda.
    O que me aconselham?
      barreiras (4).JPG
  16.  # 16

    Bom não é esta a melhor foto.
    Esta aqui é mais elucidativa
      barreiras (3).JPG
  17.  # 17

    Colocado por: tozediasO que me aconselham


    A estar quieto.

    Que diferença lhe faz a baixada do seu vizinho começar no seu poste, tendo em conta que o mesmo está junto á extrema do terreno?
    Preferia ter ali mais um poste ao alto, é isso?

    Por outro lado, a repartição de encargos NUNCA é justa, e quem se lixa é sempre o requerente...

    Conheço quem tivesse pago cerca de 5000 euros para realizar o ramal para sua casa, uma vez que a potência que necessitava era tanta, que a EDP teve de alterar toda a rede aérea até à casa (e trocar o PT da zona por outro mais potente), logo, todos os vizinhos saíram beneficiados com a operação, e só UM é que pagou o novo ramal.
    É justo? Se calhar não... mas, se o requerente precisava, e se as condições para lhe servir o que pretendia eram aquelas, que culpa disso tem a vizinhança?

    Isto transportado para o seu caso é algo do género:
    se fosse você a necessitar de fazer a baixada, se o seu vizinho já lá tivesse o poste, e se os serviços da EDP lhe dissesem
    "Olhe, podemos ligar a partir daquele poste existente em casa do seu vizinho, fica mais barato. Ou prefere ter um poste só para si? É que fica mais caro!", o que faria?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozedias
  18.  # 18

    Colocado por: tozediasO meu vizinho pediu ligação e porque a minha baixada está mesmo a jeito tratou de ligar ao meu poste que eu paguei e está dentro do meu terreno. Assim que vi as intenções do vizinho com o qual não falo reclamei por email para a EDP em Maio, mas estes senhores fizeram uso do veto de gaveta prometeram que me dariam resposta e nada. voltei a reclamar e nada entretanto o vizinho já tem luz ligada ,eu paguei o poste e ele usufrui á borla. Não é justo!


    Aconselho a não fazer nada, até porque é inutil.

    O poste não é seu, é da EDP, e eles ligam lá o que quiserem.

    Você só o pagou, mas não é seu.

    Já agora, e os outros postes todos por onde passam os fios até chegar ao seu? Também estão no terreno de alguem... Também é justo? Ou quer uma rede inteira desde a Barragem mais próxima, só para si?
  19.  # 19

    Eu estou á espera de uma resposta da EDP.
    Existem baixadas de uso exclusivo.
    Penso ser o caso da minha, pois paguei o suporte de baixada que é o que eles chamam aos postes e este foi colocado dentro do meu terreno e não na rua como os demais.
    Agradeço a explicação dada pelos intervenientes, muito obrigado!
  20.  # 20

    Colocado por: tozedias
    Existem baixadas de uso exclusivo.

    Pois existem. E a sua é, bem como a do seu vizinho, e tal como a minha...
    O uso exclusivo refere-se ao cabo de alimentação, que é exclusivo para sua casa!

    Penso ser o caso da minha, pois paguei o suporte de baixada que é o que eles chamam aos postes e este foi colocado dentro do meu terreno e não na rua como os demais.


    E está correcto no seu pensamento, mas a colocação do poste dentro ou fora do seu terreno não tem propriamente a ver com o facto de ele (o poste) ser "seu" ou não...
    Antes é apenas e só uma opção técnica de quando executaram a sua baixada. Imagine que a rua é estreita? Se possível, pedem para colocar os postes dentro do tereno, se não causar incómodo, de modo a não constrangir a rua.
 
0.0203 seg. NEW