Gostaria de saber a vossa opinião sobre a restauração de uma escadaria que gostaria de fazer eu mesma!
O corrimao e traves em aluminio continuam aceitaveis, pelo que o problema resume-se mesmo aos degraus.
Tentei-me informar e quando me falaram em lixar a madeira, explicaram-me que por vezes não é preciso lixar em muita profundidade, uma vez que que o principal problema aqui é o de manchas de humidade (antigamente, haviam vasos em todos os degraus), mas honestamente, quantas mais opinioes melhor!
Envio-vos algumas fotos e pedia que se possível:
- me sugerissem marcas de produtos (uma vez que possuo desconto com a robbialac, mas acho os preços muito elevados!)
- me indicassem se devo lixar duas vezes
- se devo colocar um primario para proteger de bicharada (uma vez que a casa tem mais de 30 anos)
O seu problema não é a escada em si, mas sim o que está por detrás nesse canto da parede, salitre. Deve tentar descobrir a origem, tratar e depois fazer um peeling. Em relação à escada, essa tola está já oxidada e tem manchas proveniente de vasos. Deve lixar até desaparecerem essas manchas e a oxidação, dar tapa poros e um verniz para pavimentos. Verniz esse que devia ser aquoso, é mais caro mas a madeira agradece. Em relação ao corrimão deve dar uma lixagem geral, para tirar o verniz existente. Depois faz o acabamento com verniz aquoso, mas sem ser de pavimento.
SALITRE - a única hipótese (uma vez que a casa se situa na serra), é que o salitre venha da areia que foi usada na construção da casa há 30 e tal anos atrás.. será possível?
PEELING - acredito que uma lixagem nao seja suficiente? como é que normalmente se trata este problema?
ESCADA - honestamente, devido aos tratos que teve até está muito bem! Mas sem dúvida que acho que ela tem muito potencial e gostaria de o aproveitar... Aconselha a começar com lixa suave a ver se me safo, ou passar duas vezes (grossa e depois suave)?
VERNIZ - existe algum problema da escada neste momento estar tratada com cera ou desde que retire bem com a lixa, nao haverá problema?