Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

A BUDERUS, não tem sistemas de termo-acumuladores domésticos.. só acumuladores para sistemas solares e caldeiras...
    E começam nos 75Litros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rpedro
  2.  # 22

Colocado por: ?e em vez dos temporizadores e dos relóginhos e afins...invista antes numa misturadora termostática,ela ajudará nas compensações e nas variações da temperatura da fria nas diferentes épocas do ano....além da economia que irá fazer vai lhe dar outra coisa importante....o conforto na utilização,por exemplo: um duche.

blá blá blá blá blá blá blá...........

Caro ?,
    A misturadora representa um trabalho completamente distinto do realizado pelos temporizadores/reloginhos...ou será que não?

Cumps,
    •  
      FD
    • 7 julho 2011

# 23

3.  # 24

Colocado por: ?e mesmo se tiver sempre ligado,aposto,que nas fases mortas onde ele vai ligar sem ser estar a ser utilizado,no somatório do liga e desliga não vai dar as 2h e muito menos as 3h que ele precisa para aquecer a totalidade da água.....e isto sem contar com um possível "bom isolamento"

pois, muito provavelmente o liga e desliga, o ter de aquecer a água de novo, pode não compensar em relação ao facto de mante-lo sempre ligado de forma a manter a temperatura minima pre-definida. é algo para depois experimentar.

estava e ainda estou antes desta discussão inclinado para o junkers HS 80 30b ( ou 50 l) (também há um vulcano igual) ou o de aço inox que me falaram numa das lojas.
    • eu
    • 7 julho 2011

# 25

Colocado por: kugu_eluA resistência tem sempre perdas por energia luminosa, potência electrica também poderá ter (electricidade que fica acumulada ou é libertada para sistemas anexos), energia sonora, a qual é muitas vezes imperceptível

LOL... isso é que são preciosismos... que percentagem de energia eléctrica é que é radiada numa resistência do acumulador sob a forma de luz? 0,1 % ? E ainda por cima, essa luz é absorvida pela água e acumulador e transformada em... calor.

Colocado por: kugu_eluNão estou a tentar nega-lo "eu". O que disse está perto da verdade. Com esta resposta queria frisar o que disse sobre a eficiência, que esta deve ser em relação ao sistema e não só à resistência.

Mas a eficiência do sistema não depende da resistência, depende acima de tudo de outros factores, principalmente do isolamento. É o que tenho tentado dizer desde o início, relativamente à questão fundamental colocada neste tópico: 1500 W ou 2000 W ?

Concorda comigo que a eficiência não depende da escolha da potência da resistência?
  4.  # 26

Colocado por: euMas a eficiência do sistemanão dependeda resistência, depende acima de tudo de outros factores, principalmente do isolamento. É o que tenho tentado dizer desde o início, relativamente à questão fundamental colocada neste tópico: 1500 W ou 2000 W ?

Concorda comigo que a eficiência não depende da escolha da potência da resistência?

quanto mais tempo a água se manter quente no deposito menos vezes a resistência precisa de ligar. logo a necessidade de um bom isolamento. com um bom isolamento uma resistencia de 1500w poderá ser mais eficaz que uma de 2000w já que apenas terá que manter a água àquela temperatura pré-definida e nunca recomeçar o processo de aquecer a água de inicio ( o tal liga-desliga diário)

aço inox. (junkers não tem pois não?)
    bom isolamento
  5.  # 27

BUDERUS... é bom.

Outra marca portuguesa de termo-acumuladores ( Mas para a minha bolsa é caro demais - cuba cobre)
    http://www.termoventil.pt/
  6.  # 28

Catalogo VIDEIRA.
    http://www.homesunservice.com.pt/images/pdf_tecnicos/termo-electricos/videira/catalogo-termoelec-videira.pdf
    vi na net o domestico de 50l por 245€ + IVA= 301€

http://abo.no-ip.org/Tabelas/Tabela%20Cilindros.pdf
  7.  # 29

Colocado por: eu
    LOL... isso é que são preciosismos... que percentagem de energia eléctrica é que é radiada numa resistência do acumulador sob a forma de luz? 0,1 % ? E ainda por cima, essa luz é absorvida pela água e acumulador e transformada em... calor.

Mas a eficiência do sistemanão dependeda resistência, depende acima de tudo de outros factores, principalmente do isolamento. É o que tenho tentado dizer desde o início, relativamente à questão fundamental colocada neste tópico: 1500 W ou 2000 W ?

Não é preciosismo, até porque não sei quanto energia é desperdiçada, e também porque estava a comentar em relação ao ter dito que as resistências (no geral, como me fez entender) tinham eficiência de 100%.
    Em relação ao termo acumulador, quando falei na eficiência do de 1500W e do de 2000W (como sendo dois sistemas diferentes) estava a falar no sistema, não apenas na resistência. E o sistema é constituído pela resistência mas também pelo isolamento, sistema eletrico, painel de configurações e mostrador..etc.
    No que interessa estamos e acordo.
    E desculpa os preciosismos :) mas sempre que posso e sei uso-os.
    Numa estrada com 1km não utilizar o preciosismos pode ditar logo à partida um acréscimo de 5 mil metros cúbicos de escavação/aterro apenas com uma diminuição/aumento de 0.1% na inclinação.
    Mas la esta, cada caso é um caso :)
  8.  # 30

estou a ficar cada vez mais esclarecido.
    já tenho informação suficiente para no sábado ir falar com o técnico (espero que perceba alguma coisa e não seja que o tenha de ensinar) fiquei a saber mais aqui convosco do que em todas a idas a lojas e pichelarias.

a única coisa que ainda persiste poderá ter a ver com a capacidade. 50l deverão chegar para dois banhos diarios (ainda por cima desfasados) mas mesmo seguidos poderá dar. ainda se acresce a água para lavar a louça do jantar que não é muito nem tem de ser muito quente. 80L deveria ser mais seguro... mas também poderá ser sobre-dimensionado o que implica mais desperdício e mais custos no fim do mês. O Pedro Barradas deu o ex. dele e para ele chegava-lhe... (mas por certo depende do tempo de cada banho, da misturadora do chuveiro e da distância a cada ponto de água quente) sobre isto ainda vou pensar melhor.

se quiserem continuar a discussão eu agradeço...
    se não, mal tenha mais novidades digo alguma coisa.

obrigado a todos.
  9.  # 31

Quanto tempo costuma demorar a tomar banho? A água fica sempre em continuo? Se responder a essas perguntas pode ser que se possa aconselhar se é melhor o de 80l ou se o de 50l é suficiente. Saber o caudal do chuveiro também ajuda.
  10.  # 32

Colocado por: kugu_eluQuanto tempo costuma demorar a tomar banho? A água fica sempre em continuo? Se responder a essas perguntas pode ser que se possa aconselhar se é melhor o de 80l ou se o de 50l é suficiente. Saber o caudal do chuveiro também ajuda.

talvez entre 5m e 10m... é muito vago mas não tenho uma ideia mais aproximada do tempo que demoro. logo tomo um duche e vejo o tempo.
    do chuveiro também não tenho ideia. tenho de procurar na ficha técnica da marca.
  11.  # 33

Ou ver quanto tempo demora a encher um balde de 5 litros, ou de outra medida conhecida.
  12.  # 34

Meu exemplo, mais uma vez:
    - Eu em 5 m, costumo desligar a agua.
    - "Maria"... 15/ 20m, não desliga água. Tinhamos que colocar nos 55ºC.
    - Utilizamos redutores de caudal, pelo que o débito não utrapassa os 9l/m.
    - às vezes havia banhos seguidos... e com o termoestato nos 50ºC, não chegava totalmente para o 2º banho...
    - Almoços e Jantares em casa. Lavagem de louça à mão.

EDIT: não esquecer que com o termo-acumulador consegue-se tomar banho com menores caudais do que com um esquentador.
    • eu
    • 7 julho 2011

# 35

Colocado por: Pedro Barradasnão esquecer que com o termo-acumulador consegue-se tomar banho com menores caudais do que com um esquentador.

Ou ter 2 ou 3 banhos em simultâneo em WCs diferentes.
  13.  # 36

Colocado por: euOu ter 2 ou 3 banhos em simultâneo em WCs diferentes

para serem banhos em simultâneo ao menos que seja debaixo do mesmo chuveiro. é mais romântico e poupa-se água :)
    amanha vou a um sitio que me recomendaram e depois dou noticias. já tenho as bases para "negociar"

obrigado, até já
  14.  # 37

Colocado por: rpedro

para serem banhos em simultâneo ao menos que seja debaixo do mesmo chuveiro. é mais romântico e poupa-se água :)
    amanha vou a um sitio que me recomendaram e depois dou noticias. já tenho as bases para "negociar"

obrigado, até já

3 banhos em simultânea debaixo do mesmo chuveiro penso que já ultrapassa a barreira do romântico :)
  15.  # 38

Colocado por: kugu_elu3 banhos em simultânea debaixo do mesmo chuveiro penso que já ultrapassa a barreira do romântico :)

tem razão, era mesmo só 2... :)
  16.  # 39

Colocado por: rpedrotem razão, era mesmo só 2... :)

Depende.... Em certos países, até podiam ser 4,5,6...
  17.  # 40

Boa tarde a todos.

Para produção de água quente, não é obrigatório ter sistemas a gás ou termoacumuladores apenas. Existem outras soluções:
    Conhecem as bombas de calor domésticas? http://www.aristonheating.com.pt/products/bomba_de_calor.asp?op=10&mn=1

Cumprimentos.

0.0194 seg. NEW