Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.
    Estou a idealizar um projecto para turismo rural numa quinta que possuo na região de Viseu, e estou a tentar encontrar alternativas para minimizar os custos e os gastos energeticos das várias edificações que irão servir o "complexo". Tendo em conta a grande área de terreno e as 4 edificações que terei de servir com agua quente e aquecimento/arrefecimento e ainda os gastos energeticos das retantes variedades de equipamentos electricos será que vale a pena investir numa central de Micro Geração???
    • Mac
    • 9 outubro 2008 editado

     # 2

    A sua quente não é atravessada por um ribeiro, mesmo que seja pequeno? Se tiver alguma inclinação já é aproveitável.
  2.  # 3

    A minha opinião... a micro geração só compensa se vender a maior parte da produção à REDE. (esta é comprada a 4x mais cara do que a EDP vende a energia)

    O investimento anda à volta dos 20 000€.

    Para produção de AQS, aconselho o uso de unidades independentes, por ediificação, do tipo termosifão.
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasPara produção de AQS, aconselho o uso de unidades independentes, por ediificação, do tipo termosifão.

    Pergunta: Quanto custa um sistema desses para uma moradia unifamiliar (só AQS)?
  4.  # 5

    sistema termossifão constituido por: 4m2 de colectores + tanque acumulador com 300l + backup eléctrico - cerca de 2500€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Correia
  5.  # 6

    Para a parte de aquecimento de águas existem várias soluções mais ou menos económicas. Mas o meu principal problema é o aquecimento central porque aqui as amplitudes termicas são muito elevadas - no inverno chego a ter temperaturas de 0º e no verão de 30º e +. Alguma solução??
    • AnaT
    • 13 outubro 2008

     # 7

    Colocado por: MacA sua quente não é atravessada por um ribeiro, mesmo que seja pequeno? Se tiver alguma inclinação já é aproveitável.


    Pode dar mais informações sobre as mini-hídricas? Suponho que o seu comentário seja sobre esse tema.

    Algum site interessante?

    Obrigada
    • AnaT
    • 13 outubro 2008

     # 8

    Ola patnascimento.

    Parabéns pelo projecto.

    Também tenho "interesses" na Beira Alta mas a minha "quinta" só tem uma ruina que foi originalmente um abrigo de pastores ou um arrumo para alfaias agícolas.

    Tenho o "sonho" de, um dia, poder lá residir mas... Enfim...

    De qualquer modo, este sonho tem-me levado à procura de soluções um pouco como as que procura e as amplitudes térmicas da Beira são um dos "problemas" a resolver.

    Não sei se o seu projecto implica construir.
    Nesse caso, e pelas investigações que já fiz, a orientação geográfica e consequente exposição solar das casas é o mais importante na optimização energética.
    Em 2º lugar, o isolamento térmico e a ventilação.
    Só em 3º lugar vem a climatização (aquecimento/arrefecimento feito por diversos meios - lareiras, recuperadores, ar condicionado...).
    Se as casas já existem, não pode dar-lhes a orientação geográfica ideal (se é que a não teem já) mas pode investir no isolamento.

    Que os profissionais deste forum deem a sua douta opinião.

    Ah, e o aquecimento central também pode funcionar a água, creio eu...
    • AnaT
    • 13 outubro 2008

     # 9

    E, se não conhece já, pode dar uma vista de olhos nestes fóruns que tratam destes assuntos duma forma mais técnica...

    http://forum.aglobal.com/viewforum.php?f=2

    e

    http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=31
 
0.0109 seg. NEW