Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1



    Boa noite,

    Peço-vos ajuda para uma dúvida. Posso acrescentar 70cm em altura de terra junto a um muro (de pedra com 50cm espessura mas bastante antigo) ao longo de 4m e conter este rectângulo com outro muro afastado 3m? Será uma "caixa" de 3x4x0,7. Colocaria drenos se necessário. O muro ficaria com altura de 3,3m do lado da rua e 1,7m do lado de dentro. Tenho receio que comece a ceder e a fazer "barriga".
    Espero que me tenha feito entender. Será para uma zona de lazer para conseguir olhar por cima do muro.
    Obrigado

    http://img29.imageshack.us/img29/8553/foto0147vt.jpg
  2.  # 2

    Caro again,

    Na minha opinião, 1.70m de altura de terreno não deverá ter implicações num muro de pedra com 50cm de espessura, mesmo com alguma acumulação de água.

    No entanto, convém esclarecer algumas questões:

    1. Qual a altura do muro de pedra existente, apenas 1 metro?
    2. Qual o estado de conservação do muro (refere ser antigo, mas não refere o seu estado)

    (se puder colocar uma foto do existente ajudaria)

    Cumprimentos,
    Pedro Teixeira
    eng.civil projectista
  3.  # 3

    boas
    muros para caminhos públicos requerem autorização da câmara municipal e dificilmente para alem dos 2 metros.
    um abraço
  4.  # 4

    Colocado por: PedroTeixeiraCaro again,

    Na minha opinião, 1.70m de altura de terreno não deverá ter implicações num muro de pedra com 50cm de espessura, mesmo com alguma acumulação de água.

    No entanto, convém esclarecer algumas questões:

    1. Qual a altura do muro de pedra existente, apenas 1 metro?
    2. Qual o estado de conservação do muro (refere ser antigo, mas não refere o seu estado)

    (se puder colocar uma foto do existente ajudaria)

    Cumprimentos,
    Pedro Teixeira
    eng.civil projectista


    Bom dia,
    Obrigado pelas respostas e respondendo às questões:
    1. O muro tem 3,30m do lado da rua (há mais de 50 anos) e actualmente 2,30m do lado do meu terreno mas passaria para 1,60m
    2. Está direito e compacto mas sendo de pedras relativamente pequenas e argamassa de barro tenho as minhas dúvidas.

    Logo à noite colocarei fotos do muro visto de dentro e de fora.

    Cumprimentos
  5.  # 5

    caro again
    Na minha opinião pode aumentar em altura o seu terreno ,terá isso sim que por uns drenes no muro para escoar a água .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: again
  6.  # 6

    Boa noite,

    A segunda questão tinha um pouco a ver com a primeira, dado que não depreendi da sua exposição se iria aumentar também a altura do muro. Caso houvesse aumento, seria também importante conhecer o seu estado para confirmar se poderia receber o peso adicional do próprio muro.

    Para as dimensões do muro, mesmo com 1.70m de terra e para a utilização que pretende para o tardoz do muro, não põe em causa a segurança do mesmo.

    Quanto à utilização ou não de drenos, devo questioná-lo sobre qual o tipo de revestimento que irá colocar no pavimento da zona social e se o terreno existente se encontra bastante compactado. Quando referi não haver problema com acumulação de água assumi que iria colocar um pavimento impermeável, mas poderá não ser essa a sua intenção.

    Cumprimentos,
    Pedro Teixeira
    eng.civil projectista
  7.  # 7

    Caro Pedro Teixeira,

    Envio as fotos do muro visto de fora e de dentro do terreno:

    http://img51.imageshack.us/img51/6310/muroext.jpg

    http://img844.imageshack.us/img844/4466/muroint.jpg

    A terra não estará muito compactada pois era de cultivo e será para jardim ou relva.

    Vou então avançar com a obra, obrigado!
  8.  # 8

    Estamos a falar de um aumento da força vertical de quase do dobro (dependendo das características do solo existente e do solo a acrescentar (terras).
    Em termos de momento derrubador, o aumento é mais do dobro.
    O terreno a implantar é permeável, logo é necessária uma boa drenagem para não diminuir a resistência do muro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: again
  9.  # 9

    Boa tarde,

    Concordo com o colega kugu_elu. De facto, verifica-se um aumento expressivo do momento ("força de rotação") derrubador, mas para as dimensões em causa está plenamente garantida a segurança pelo momento estabilizador proveniente do peso do muro (para tipos de terrenos comuns), com um coeficiente de segurança da ordem de 2 vezes.

    Como ele também muito bem referiu, dada a alta permeabilidade do pavimento é conveniente prever uma boa drenagem para evitar a acumulação de água naquela altura adicional.
    Sugeria compactar o terreno existente e colocar ao longo da base do muro de 3.3m um tubo dreno (em PVC ou outro) com diâmetro em torno dos 100mm, envolto em manta geotêxtil, com uma ligeira pendente para onde o possa escoar (provavelmente pela base do muro de 70cm, com saída para uma valeta ou pavimento).

    Cumprimentos e boas obras.
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: again
  10.  # 10

    again,
    Na minha moradia estou a fazer um dreno para evitar que as aguas que se infiltram no terreno cheguem a casa no pico do inverno, pois o terreno e argiloso, num declive e tem sempre imensa agua a superficie e infiltrada na terra.
    Penso que sera mais ou menos como o que lhe sugerem fazer.
    de uma olhadelha nas fotos que tenho no meu blog, pode ser que o ajude a ter uma melhor percepcao do que e necessario.
    http://mynewhousesesimbra.blogspot.com/2011/07/drenodrain.html
 
0.0138 seg. NEW