Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para além de todas as estratégias económicas que circulam por todo o lado, seria também importante que muitas das pessoas que querem viver o famoso “sonho Americano” começassem a diminuir a parte fantasiosa dessa utopia!
    Quantas vezes não passo por casarões imensos (de gente pobre que vive do trabalho) com relvados eternos, de relva americana, que precisa de quantidades industriais de água para se manter verde, enquanto que a natureza nos providenciou com o escalracho – que por acaso foi sensatamente concebido para o nosso clima!
    Faz-me levantar os cabelos quando penso nas fortunas que se gastam com estes jardins consumistas; porque não pagar aos nossos jardineiros para nos fazerem uma hortazinha da qual poderemos usufruir de produtos naturais em vez de andarmos a comprá-los (repletos de químicos) do estrangeiro? Não é preciso ser um cientista de foguetões para atingir esta realidade!
    Quando vejo árvores de fruto (nespereiras, figueiras, etc.) serem abatidas por gente sem caco que depois vai utilizar o espaço para cobrir de cimento – até me faz arrepiar a alma! Estas árvores de frutos deliciosos que os nossos antepassados se preocuparam em nos fornecer estão agora a ser assassinados perante o olhar triste e amargurado de quem tanto trabalhou para poder proporcionar algo de maravilhoso aos seus descendentes! Por enquanto vão-se safando e vangloriando as oliveiras, que por mero acaso caíram na simpatia da sociedade – apenas por ser moda, claro!
    O homem tem que se virar para a TERRA! Isto não significa ter que ser escravo dela, mas sim, aproveitar o que elas nos proporciona! Em vez de ter um relvado a ocupar o terreno todo em volta da casa, porque não ter produtos consumíveis em parte do espaço?
    Nunca esquecerei a bela e vigorosa salseira que permanecia alegre no cantinho dos degraus dum prédio…essa fada esmeraldina que sem mal algum ter feito, ali foi barbaramente trucidada!

    E. Melo
    Concordam com este comentário: eu, Anonimo16062021, branco.valter, Tiagm2, fonteli35
  2.  # 2

    Colocado por: pearaltaO homem tem que se virar para a TERRA! Isto não significa ter que ser escravo dela

    O ser escravo da terra poderá ter várias vertentes...ser escravo pode ser dedicado,coisa que eu simpatizo muito,das outras vertentes,não sei quais as que refere.
    Quantos à possível proliferação de árvores de fruto,também já observei muitos locais em que a biodiversidade foi trucidada pela imposição e plantação de árvores de frutos,a biodiversidade que me refiro são as chamadas plantas silvestres e flores e até frutos silvestres...com consequente destruição de vários habitates de animais que predominavam nessas áreas,também gosto de referir os cercados e envolvências de muros e vedações atrozes que em nada abonam os animais que deveriam ter lugar na natureza como antigamente.
    Concordam com este comentário: francmad
    •  
      MRui
    • 10 julho 2011

     # 3

    Colocado por: pearaltaO homem tem que se virar para a TERRA!

    Conheço um que assim fez, mas foi preso por isso. Entretinha-se a plantar... canabis.
  3.  # 4

    Bom dia,

    Colocado por: pearalta
    Quando vejo árvores de fruto (nespereiras, figueiras, etc.) serem abatidas
    E. Melo
    Concordam com este comentário:eu

    Agradeço os vossos comentários, mas vou só explicar o que quero dizer com o abate de árvores: refiro-me aos quintais antigos, como os de alguns vizinhos meus aonde existia apenas uma árvore de cada espécie acima mencionadas...também não concordo com a plantação duma só espécie! Tudo o que é resultado da ganância traz sempre consequências negativas...
    Só acho que as pessoas que têm um pedaço de terreno, como é o caso nos campos, poderiam usufruir dele para produzir certos legumes e ervas aromáticas em vez de recorrerem constantemente aos produtos dos supermercados que são quase todos importados...há tanta gentinha a queixar-se dos preços elevados que não aproveita o que tem - sei o que digo, pois vivo na aldeia!
    PS: Até os resíduos vegetais enfiam à balda para dentro dos contentores; pessoas que têm galinhas (criadas em3 semanas) e outros animais enjaulados a comer apenas ração super-manipulada...e pensam que o produto resultante é excelente!
    Passem bem!
  4.  # 5

    Eu tenho uma pequena horta em conjunto com o meu pai, posso dizer que a minha filhota só come sopa com produtos dessa horta e grande parte da fruta é das árvores do terreno do meu pai. As galinhas comem milho partido e os coelhos ração para coelho do campo. Excepto o veneno para o escalracho, poucos quimicos são usados na horta. Acho que é por aí que se deve começar.
  5.  # 6

    Concordo com o seu estilo de vida e agrada-me muito saber que a sua filhota come sopa - parabéns! Trabalhei com crianças pequenas e a grande maioria delas ia para a escola a não gostar de nada que sai duma panela, especialmente se fosse sopa...nem na fruta tocavam, mas felizmente eu descascava a fruta e ia distribuindo pedacinhos até que a moda pegou!
    Nós também temos galinhas à solta, e 2 ovelhas para manter a propriedade limpa - parece um relvado...até há quem traga os coelhos à solta...
    Na minha opinião o homem tem mesmo que se virar para a terra, não pode ser só indústria.
    Passe bem
  6.  # 7

    O mais triste disto tudo é terem que ser as pessoas a decidir nestes assuntos tão importantes,com os governantes a destruirem cada vez mais a nossa identidade!...basta observar as contínuas deserções na agricultura e pesca que Portugal foi objecto por actitudes seguidistas da UE!
    Concordam com este comentário: branco.valter, Anonimo1710
  7.  # 8

    Sem dúvida Jorge, o nosso sector primário tem estado a saque.
 
0.0136 seg. NEW