Colocado por: oliveira99Sobre o facto de colocar 1 multisplit 3 vias para os quartos seria a solução mais racional contudo penso que no meu caso iria ter problemas porque os quarto são pequenos e iria ter problemas com os condensados interiores
Colocado por: oliveira99s questões que tenho relativamente à maquina do Hall dos quartos, são as seguintes, será que fará algum efeito nesta posição? no sitio em que está uma de 9Kbtu chegava?
Colocado por: oliveira99Estava a pensar passar as tubagens todas pelo sótão, estando pousadas na placa e depois colocava uma calha técnica (plástico ou metal) para evitar danos acidentais. As unidades exteriores estava a pensar colocar no exterior do telhado na parede interior (o prédio tem uma espécie de muro à volta do telhado) sendo que assim não seria visível do exterior.
Colocado por: oliveira99" melhor posição creio que será na parede da casa de banho ficando de frente para os quartos"
Pois isso também gostaria de ter, contudo o pé direito da casa é de apenas 2,4m como tenho que deixar pelo menos a uns 15Cm do tecto e a largura do hall dos quartos è de apenas 1,10 m
Colocado por: oliveira99UE9/12JKE a bom preço sendo que a diferença entre o de 9kbtu e 12 kbtu é de 80€ (são do catalogo de 2009)
Colocado por: oliveira99e no manual de instalação curiosamente refere também esses 15cm, os Samsung referem 30cm
Colocado por: oliveira99Sobre a climatização da sala penso será melhor um equipamento de 12kbtu na posição 1 a "atirar o ar para a zona da mesa da sala/centro da divisão". Certo?
Sobre a climatização da cozinha penso será melhor um equipamento de 9kbtu posição 2 "atirar o ar para centro da divisão". Certo?
Colocado por: oliveira99Ou Colocar 1 equipamento de 12 kbtu no centro do corredor em frente ao quarto do meio.
Colocado por: oliveira99Ou Colocar 2 equipamentos de 9 kbtu um corredor sobre a porta posição 3 e outro no quarto lado direito na parede do WC.
Colocado por: oliveira99Estava a pensar colocar todas as maquinas externas (3 ou 4) na parede exterior do telhado do lado Norte (zona cozinha e Sala) de modo a minimizar o ruído da zona dos quartos.
Colocado por: oliveira99passam ao milímetro quer no vão de escada de acesso ao sótão como pela janela do telhado
Colocado por: oliveira99De acordo com as características os modelos tem uma eficiência superior quando trabalham a pouca potencia no caso da maquina de 12Kbtu tem EER 5.29(3.3 em nominal) e COP de 6(3.63 em nominal). Será que não justifica sobre dimensionar e colocar as 3 unidades de 12Kbtu de modo a ter as 3 a funcionar a maior parte do tempo a baixa potencia logo com rendimentos elevados?
Colocado por: oliveira99Por outro lado já está definido que os equipamentos irão ficar presos na platibanda, sendo que irão ficar virados a SUL. Pelo que deverei ter que arranjar uma pala para proteger do sol directo, certo?
Colocado por: oliveira99
Vai ser necessário furar o telhado (ele é do tipo Painel Sandwich) como é comum passar os tubos? Como terá de ser feito o acabamento para evitar infiltrações futuras?
o que obviamente não é nada bom para a pintura das maquinas (riscos e outros tipos de "estragos")
mas atenção que o trabalhar a baixos regimes é somente por espaços curtos de tempo, logo não vai poupar nada por aí além
é habito usar uma gola em chapa tipo chapéu de telhado e vedar com qualquer produto especifico, sendo que as tubagens passam no interior, que depois é cheio com espuma de poliuretano
Colocado por: oliveira99vou "forrar" a máquina exterior com película aderente de modo a evitar os riscos,
Colocado por: oliveira99Se eu colocar no min. na ventilação e se deixar durante algum tempo ligado tipo um ciclo de 4 horas ela não vai ao final de algum tempo estar a trabalhar no min?
Colocado por: oliveira99Não me consegue arranjar uma imagem ou um esquema para perceber melhor como é feito?