Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite,

Venho por este meio pedir ajuda para a escolha relativamente à potencia a instalar quer à posição do equipamentos ar condicionado para minha casa.

A casa situa-se em Valongo e tem a orientação que está na planta. É o ultimo andar de um prédio de 3 andares, e tem um pé direito de apenas 2,4m.

Estava a pensar adquirir 3 equipamentos, 2 de 12Kbtu posição 1 e 3 (sala e hall dos quartos) e 1 de 9K posição 2 (cozinha). A instalação seria embutida com os condensados das maquinas interiores saírem por gravidade para ou WC, lavandaria e apenas na sala para a varanda.

Deverão serão equipamentos do tipo inverter.

Aguardo as vossas sugestões, obrigado.
      20110709.jpg
  2.  # 2

Com 3 quartos virados a sul, ultimo piso e para arrefecer,
    vai ser complicado fazer isso com uma maquina no hall dos quartos,

qual o isolamento térmico das paredes?
    tem sotão? e está isolado termicamente de alguma forma?

de qualquer forma apostava mais na solução de multisplit 3 vias para os quartos, era muito mais garantido.
  3.  # 3

O isolamento térmico das paredes é de tijolo burro (mas perfurado) Cx ar, Poliuretano projectado e tijolo comum.

O sótão é não habitado com telhado inclinado em painel (sanduíche), estando a aguardar autorização para colocar +- 5cm de isolamento (cortiça) sobre a placa.

Curiosamente o arquitecto colocou umas pequenas palas que permite que no pico do verão apenas no quarto que tem janela até ao chão entre um pouco de sol directo. No restantes quartos tem sombra no Verão e no Inverno ai sim entra sol directo para dentro dos quartos.

Sobre o facto de colocar 1 multisplit 3 vias para os quartos seria a solução mais racional contudo penso que no meu caso iria ter problemas porque os quarto são pequenos e iria ter problemas com os condensados interiores.

As questões que tenho relativamente à maquina do Hall dos quartos, são as seguintes, será que fará algum efeito nesta posição? no sitio em que está uma de 9Kbtu chegava?

Obrigado
  4.  # 4

deduzo que estará com bom isolamento e prevê até melhora-lo, se bem que existem soluções de isolamento térmico mais em conta que a cortiça, mas também depende da necessidade de uso pontual do sótão e outros produtos não o permitiriam,

Colocado por: oliveira99Sobre o facto de colocar 1 multisplit 3 vias para os quartos seria a solução mais racional contudo penso que no meu caso iria ter problemas porque os quarto são pequenos e iria ter problemas com os condensados interiores

não estou a ver em pormenor, mas creio que pode ser ultrapassável e sem grandes custos, pois a maquina exterior poderia ficar na parede exterior do quarto do meio com uma calha técnica para cada um dos 2 quartos adjacentes e para o quarto principal, acho que ganhava mais com isto do que com a maquina na cozinha, pois acredito que poderia ser dispensável para arrefecimento se as outras ficarem bem dimensionadas,

Colocado por: oliveira99s questões que tenho relativamente à maquina do Hall dos quartos, são as seguintes, será que fará algum efeito nesta posição? no sitio em que está uma de 9Kbtu chegava?

se não tem outra alternativa, sempre é melhor que nada,
    agora convém recordar que para ser eficaz tem que ter as portas abertas, o que no meu ponto de vista não é agradável, se colocar a maquina no hall a melhor posição creio que será na parede da casa de banho ficando de frente para os quartos, sempre vai baixar em muitos º a temperatura interior.
    e para isso creio que é melhor uma maquina de 12K do que uma de 9k,

uma duvida, como é que passa as tubagens até á maquina exterior, pelo sótão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oliveira99
  5.  # 5

Boa tarde,

Desde já agradeço a ajuda prestada.

"como é que passa as tubagens até á maquina exterior, pelo sótão?"

Estava a pensar passar as tubagens todas pelo sótão, estando pousadas na placa e depois colocava uma calha técnica (plástico ou metal) para evitar danos acidentais. As unidades exteriores estava a pensar colocar no exterior do telhado na parede interior (o prédio tem uma espécie de muro à volta do telhado) sendo que assim não seria visível do exterior.

" melhor posição creio que será na parede da casa de banho ficando de frente para os quartos"

Pois isso também gostaria de ter, contudo o pé direito da casa é de apenas 2,4m como tenho que deixar pelo menos a uns 15Cm do tecto e a largura do hall dos quartos è de apenas 1,10 m. Quase de certeza que seria alvo de algumas pancadas bem como inestético. O facto de deixar a porta aberta, para mim não existe qualquer problema, ela está quase sempre aberta apenas no Outono/Inverno costumo encostar durante a noite.

A razão de colocar uma maquina da cozinha seria porque a cozinha tem gás natural, sendo obrigatório as grelhas de ventilação, no inverno torna-se muito fria... Por outro lado o facto de ter estas grelhas permite que entre ar novo para a casa "respirar" o que pretendo continuar a ter.
  6.  # 6

Colocado por: oliveira99Estava a pensar passar as tubagens todas pelo sótão, estando pousadas na placa e depois colocava uma calha técnica (plástico ou metal) para evitar danos acidentais. As unidades exteriores estava a pensar colocar no exterior do telhado na parede interior (o prédio tem uma espécie de muro à volta do telhado) sendo que assim não seria visível do exterior.

completamente de acordo, até pode colocar uma caleira em "U" invertida que faz o mesmo,

Colocado por: oliveira99" melhor posição creio que será na parede da casa de banho ficando de frente para os quartos"

Pois isso também gostaria de ter, contudo o pé direito da casa é de apenas 2,4m como tenho que deixar pelo menos a uns 15Cm do tecto e a largura do hall dos quartos è de apenas 1,10 m

em 1º lugar se colocar noutra parede, não vai ter grande rendimento DENTRO dos quartos que é onde faz falta e por ultimo porque é que tem que ficar 15cm afastado do tecto? pela maquina basta 5 a 7 cm, e como as maquinas mais correntes têm somente 35 a40cm, ninguém vai "andar á cabeçada" à maquina.
  7.  # 7

Peço desculpa por não ter respondido previamente,

O facto de ter que ficar a 15 cm do tecto é por causa da moldura que tem entre o final da parede e o inicio do tecto (não sei o nome ao certo).

Agora estive a ver preços... sobre alguns fabricantes reconhecidos e encontrei uns Panasonic UE9/12JKE a bom preço sendo que a diferença entre o de 9kbtu e 12 kbtu é de 80€ (são do catalogo de 2009), e no manual de instalação curiosamente refere também esses 15cm, os Samsung referem 30cm...

Sobre a climatização da sala penso será melhor um equipamento de 12kbtu na posição 1 a "atirar o ar para a zona da mesa da sala/centro da divisão". Certo?

Sobre a climatização da cozinha penso será melhor um equipamento de 9kbtu posição 2 "atirar o ar para centro da divisão". Certo?

Sobre os quartos...está o problema principal

a) Ou Colocar 1 equipamento de 12 kbtu no centro do corredor em frente ao quarto do meio.
    b) Ou Colocar 2 equipamentos de 9 kbtu um corredor sobre a porta posição 3 e outro no quarto lado direito na parede do WC.

Estava a pensar colocar todas as maquinas externas (3 ou 4) na parede exterior do telhado do lado Norte (zona cozinha e Sala) de modo a minimizar o ruído da zona dos quartos.

Comentários por favor.
  8.  # 8

Colocado por: oliveira99UE9/12JKE a bom preço sendo que a diferença entre o de 9kbtu e 12 kbtu é de 80€ (são do catalogo de 2009)

essa tabela está desactualizada,

Colocado por: oliveira99e no manual de instalação curiosamente refere também esses 15cm, os Samsung referem 30cm

nalguns modelos sim, tem que deixar esse espaço para a maquina circular o ar e "abrir" a grelha, mas existem outros modelos nessas mesmas marcas em que não tem essa limitação,

Colocado por: oliveira99Sobre a climatização da sala penso será melhor um equipamento de 12kbtu na posição 1 a "atirar o ar para a zona da mesa da sala/centro da divisão". Certo?

Sobre a climatização da cozinha penso será melhor um equipamento de 9kbtu posição 2 "atirar o ar para centro da divisão". Certo?

sim parece bem, mas confirmar no local, em planta é subjectivo e convém contar com a decoração existente\ a existir.

Colocado por: oliveira99Ou Colocar 1 equipamento de 12 kbtu no centro do corredor em frente ao quarto do meio.

uma hipotese, se bem que não me agrade particularmente, mas se as portas completamente abertas não o incomodam, é a melhor solução.

Colocado por: oliveira99Ou Colocar 2 equipamentos de 9 kbtu um corredor sobre a porta posição 3 e outro no quarto lado direito na parede do WC.

creio que seria melhor a solução anterior, mas se colocar uma unidade nos quartos mais afastados, o quarto que fica entre eles também é fortemente beneficiado (atendendo que tem bom isolamento térmico, como parece)

Colocado por: oliveira99Estava a pensar colocar todas as maquinas externas (3 ou 4) na parede exterior do telhado do lado Norte (zona cozinha e Sala) de modo a minimizar o ruído da zona dos quartos.

o ruído produzido não creio que seja problema, quase todas as maquinas actuais são muito silenciosas,

se não existir qualquer obstrução essa a localização ideal,

consegue-se levar a maquina para lá sem grua ou andaimes? é que pode ter um custo extra, e estamos a falar de alguma dimensão e já uns 70 a 90Kgs de peso.
  9.  # 9

Boas a todos, em particular ao Sr. Jorgealves que me tem ajudado (e muito) na escolha/colocação dos AC.

Estive a verificar e em principio irei escolher o Panasonic modelo UE9JKE e/ou UE12JKE como tinha dito consigo arranjar a bom preço respectivamente 400€ e 479€ com instalação simples (3 mts).

Características técnicas aqui : http://www.climaserra.pt/ficheiros/conteudos/files/MONOFOLHA%20A4%20CS_UE9-12JKE(1).PDF .

Estive a verificar e passam ao milímetro quer no vão de escada de acesso ao sótão como pela janela do telhado...

De acordo com as características os modelos tem uma eficiência superior quando trabalham a pouca potencia no caso da maquina de 12Kbtu tem EER 5.29(3.3 em nominal) e COP de 6(3.63 em nominal). Será que não justifica sobre dimensionar e colocar as 3 unidades de 12Kbtu de modo a ter as 3 a funcionar a maior parte do tempo a baixa potencia logo com rendimentos elevados?

Por outro lado já está definido que os equipamentos irão ficar presos na platibanda, sendo que irão ficar virados a SUL. Pelo que deverei ter que arranjar uma pala para proteger do sol directo, certo?

Vai ser necessário furar o telhado (ele é do tipo Painel Sandwich) como é comum passar os tubos? Como terá de ser feito o acabamento para evitar infiltrações futuras?

Grato pela atenção dispensada
  10.  # 10

Colocado por: oliveira99passam ao milímetro quer no vão de escada de acesso ao sótão como pela janela do telhado

o que obviamente não é nada bom para a pintura das maquinas (riscos e outros tipos de "estragos")

Colocado por: oliveira99De acordo com as características os modelos tem uma eficiência superior quando trabalham a pouca potencia no caso da maquina de 12Kbtu tem EER 5.29(3.3 em nominal) e COP de 6(3.63 em nominal). Será que não justifica sobre dimensionar e colocar as 3 unidades de 12Kbtu de modo a ter as 3 a funcionar a maior parte do tempo a baixa potencia logo com rendimentos elevados?

se a sua carteira o permite, não tem nada contra, mas atenção que o trabalhar a baixos regimes é somente por espaços curtos de tempo, logo não vai poupar nada por aí além,

Colocado por: oliveira99Por outro lado já está definido que os equipamentos irão ficar presos na platibanda, sendo que irão ficar virados a SUL. Pelo que deverei ter que arranjar uma pala para proteger do sol directo, certo?

para o sol não é necessario nada, ainda que ajude uym pouco colocar as maquinas em zonas mais frescas, mas somente pelos rendimentos,
    agora atenção, não tem queda de neve ou granizo forte na sua zona? é que se assim for tem que fazer protecção contra isso,

Colocado por: oliveira99

Vai ser necessário furar o telhado (ele é do tipo Painel Sandwich) como é comum passar os tubos? Como terá de ser feito o acabamento para evitar infiltrações futuras?

é habito usar uma gola em chapa tipo chapéu de telhado e vedar com qualquer produto especifico, sendo que as tubagens passam no interior, que depois é cheio com espuma de poliuretano,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oliveira99
  11.  # 11

o que obviamente não é nada bom para a pintura das maquinas (riscos e outros tipos de "estragos")

Irei ter atenção a esses pormenores, vou "forrar" a máquina exterior com película aderente de modo a evitar os riscos, contudo ela só passa muito rente na zona dos pés.

mas atenção que o trabalhar a baixos regimes é somente por espaços curtos de tempo, logo não vai poupar nada por aí além

Não estava à espera desse comportamento das maquinas inverter... Se eu colocar no min. na ventilação e se deixar durante algum tempo ligado tipo um ciclo de 4 horas ela não vai ao final de algum tempo estar a trabalhar no min? Ou vai desligar por completo? Ambas tem amplitude de regulação entre 900W-3000/3900W em frio e 900W-4000/4700W em calor.

é habito usar uma gola em chapa tipo chapéu de telhado e vedar com qualquer produto especifico, sendo que as tubagens passam no interior, que depois é cheio com espuma de poliuretano

Não me consegue arranjar uma imagem ou um esquema para perceber melhor como é feito?

Uma vez mais agradeço muito a ajuda prestada.
  12.  # 12

Colocado por: oliveira99vou "forrar" a máquina exterior com película aderente de modo a evitar os riscos,

a película aderente não evita nada e ainda escorrega, se quiser proteger use cartão canelado e envolva a maquina toda, principalmente o condensador traseiro, mas se tiverem muito cuidado com bastante jeito a coisa deve passar sem mazelas de maior

Colocado por: oliveira99Se eu colocar no min. na ventilação e se deixar durante algum tempo ligado tipo um ciclo de 4 horas ela não vai ao final de algum tempo estar a trabalhar no min?

não percebi esta sua afirmação, mas repare que o software que vem nas maquinas privilegia os baixos consumos, logo se a maquina não precisa de trabalhar acima do regime mínimo mais do que um certo tempo (variável de maquina para maquina), vai desligar o compressor para não consumir.

Colocado por: oliveira99Não me consegue arranjar uma imagem ou um esquema para perceber melhor como é feito?

bonecos, não é definitivamente a minha especialidade nem jeito, na pratica é mais a falta do mesmo, mas a rapaziada das chaminés esta muito habituada a estas coisas, pode ser uma coisa deste tipo
    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/sombrers_fid4478.pdf
  13.  # 13

Após alguns meses de espera, finalmente foram instalados esta sexta-feira os equipamentos.

Foram 2 Panasonic UE9JKE, na cozinha e hall dos quartos e 1 UE12JKE na sala.

Relativamente aos radiadores eléctricos (4,5KW de potencia instalada) que tinha, existe uma grande diferença, sendo que neste momento posso afirmar que finalmente tenho a casa quente.

Ao nível dos consumos pelo que me foi possível medir ambos os modelos consomem 2/3W desligados, 13/15W em standby, e uma média de 400/700w a trabalhar sendo que no arranque da manhã chegam a ir aos 900w/1200W. Neste momento tenho para uma temperatura de 20º na sala, 3KWh por dia das 9h até às 24h.

Único ponto negativo até agora é a maquina UE12JKE que comparativamente à outra é significativamente mais ruidosa, mesmo no modo silencio. Pode ser que no verão me arrependa do que vou dizer, mas penso que devia ter escolhido a UE9JKE em vez da UE12JKE.

Uma coisa que me admirou é que os equipamentos após terem a temperatura correcta na divisão ficam desligados em standby, sendo o seu arranque/desligar sempre de maneira suave no consumo, a potencia é sempre aumentada ou diminuída de modo muito linear.

Falta agora completar a instalação com alguns pequenos pormenores, como remate do buracos efectuados, colocar instalação eléctrica definitiva, colocar calços nas maquinas exteriores e verificar se o isolamento do telhado ficou sem fugas.

Desde já obrigado ao jorgealves pelas dicas apresentadas.

0.0219 seg. NEW