Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O caso que vos venho expor está tornar-se casa vez mais grave.
    Em Nov. de 2009 eu e o meu marido compramos um T2.
    Para além de problemas graves que certos condónimos têm nos seus apartamentos devido à má construção dos prédios eu tb estou a passar por um problema. A minha arrecadação fica precisamente na junção dos 2 edificios e o que está acontecendo é que na junta de dialatação está a abrir uma fenda que de dia para dia aumenta. Posso até mesmo dizer que já lá cabe uma mão inteira e consegue-se tocar na parede que esta no interior da arrecadação. O condominio diz que nada pode fazer porque sendo a arrecadação uma área comum só me resta reclamar ao construtor. O construtor já sabe destes problemas todos e inclusive estiveram lá com engenheiros em Janeiro/11 a avaliar os problemas devido a má construção dos edificios. Até agora, o construtor ainda nao se resolveu a arranjar nada e o pior é que a garantia do edifico acaba em Agosto deste ano. A minha arrecadação continua a 'abrir' cada vez mais. Tenho algumas questões que nao sei bem como resolver:
    1- vou directamente ao construtor e 'chapo-lhe' as fotos da minha arrecadação na cara?
    2- Disseram que ele nada iria fazer porque o apartamento foi-me vendido pela pessoa que morava lá antes e que entao deveria pedir justificações a ela. Afinal quem é responsavel e quem deve me arranjar isto?
    3- Como posso resolver isto, ja que o condominio nao me resolve nada?
  2.  # 2

1-Pode começar por capar-nos as fotos da sua arrecadação na nossa cara :) Assim pode-ser dito algo mais.
    O que me parece é que a material isolante está deteriorado tendo perdido as propriedades elástica. É normal, a juntar estar a trabalhar. Pode estar a aumentar devido ás diferenças de temperatura levou à retracção das paredes (em algumas zonas do pais na última semana as temperaturas caíram 10ºC ou mais). A junta de um edifício é uma fissura criada propositadamente para impedir que o edifício fissura naturalmente.
    No entanto após ver as fotos pode ser dito algo mais em concreto.
    3-A resolução, caso o problema seja só o desgaste do material vedante, passara pela remoção e aplicação de novo isolamento. (algo que não deve ultrapassar os 30€/ml)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: frfp1984
  3.  # 3

amanhã mesmo vou colocar as fotos aqui.
  4.  # 4

Seguem aqui as imagens para verem o estado em que a minha arrecadação se encontra. As fotos são do interior e exteriores
      IMG_1165 (Small).JPG
  5.  # 5

nao sei como adicionar varias fotos na mesma msg
      IMG_1166 (Small).JPG
  6.  # 6

.
      IMG_1167 (Small).JPG
  7.  # 7

aguardo os vossos comentarios
      IMG_1169 (Small).JPG
  8.  # 8

a segunda foto é de onde? interior, exterior?
  9.  # 9

sim, é do interior. somente as 2 ultima sao do exterior.

alguma sugestão do que possa fazer?
  10.  # 10

Com o tempo quente o que devia acontecer era a junta fechar e não abrir...seria necessário um histórico para saber se a junta esta a comportar-se como uma junta de dilatação absorvendo os esforços térmicos, ou se está a absorver possíveis assentamentos e esforços estruturais.
    Se for dilatações térmicas é só fazer o isolamento da junta, caso a abertura a incomode. E pode-o fazer com uma junta de fundo e depois aplicação de mastique próprio para essas dimensões.
    O que me assusta é que nesta altura do ano a junta devia estar a fechar e não a abrir.
    Quanto à segunda figura o que parece é que alguém tentou tapar a junta com argamassa ou outro produto não elástico. O que é completamente errado e pode trazer problemas estruturais.
  11.  # 11

o tubo de pvc não era suposto partir?
  12.  # 12

Bem visto....não sei como ele ta fixo e a elasticidade que pode ter naquela dobra.
  13.  # 13

Como podem ver isto é mesmo grave!! Reclamo com o construtor ?
  14.  # 14

Não propriamente. A situação da figura 2 é a única que mostra problema. O resto nada se pode concluir.
    Pode é reclamar com o responsável pelo tapamento da junta da figura 2.
    Para a reparação, e para se garantir o isolamento, deve-se remover a parte danificada, com corte de disco e picagem dessa argamassa. Depois deve ser feita um reperfilamento e nivelamento das paredes na zona picada. (não tapar a "fenda"). Na zona da junta ("fenda") deve ser posta uma junta de fundo do tipo Cordão sika ou equivalente, e passado um primário do tipo Sika Primer-3 N ou equivalente, e, posteriormente, preencher a junta com mastique de poliuretano para selagem de juntas do tipo Sikaflex-HP1 ou equivalente. Não deve pintar sobre a junta nem aplicar qualquer produto. (esta reparação deve de rondar os 10-20€ por metro linear + custos fixos)
    Quanto as outras juntas, o processo é o mesmo não sendo necessário o corte e picagem da argamassa visto esta não existir.
    O construtor não pode ser responsabilizado porque essa abertura é propositada, para reduzir os esforços do edifício. O que é estranho é dizer que esta está a aumentar, quando nesta época do ano deveria acontecer o contrário. Como não se sabe o comportamento desta nos anos anteriores , nada pode ser acrescentado, pelo menos da minha parte.
  15.  # 15

penso q essa junta sempre teve essa largura, digo isto pelo tubo de pvc e pela segunda figura
  16.  # 16

Colocado por: Paramontepenso q essa junta sempre teve essa largura, digo isto pelo tubo de pvc e pela segunda figura

Pois, depende também de quando as fotos foram tiradas. Porque para uma altura de verão parece-me um pouco excessivo. Mas também depende do tamanho do edifício e do número de juntas...Se a junta apresenta um comportamento cíclico então uma solução possível é a que indiquei. Reclamar será com quem fez o tapamento da junta da figura 2.
  17.  # 17

Colocado por: frfp1984
    2- Disseram que ele nada iria fazer porque o apartamento foi-me vendido pela pessoa que morava lá antes e que entao deveria pedir justificações a ela. Afinal quem é responsavel e quem deve me arranjar isto?
    3- Como posso resolver isto, ja que o condominio nao me resolve nada?

Corrijam-me se estiver enganada, mas acho que o imóvel tem sempre os 5 anos de garantia, independentemente de ter sido vendido a outro/s proprietário/s entretanto. No seu lugar eu caía em cima do construtor porque se ficar à espera que o condomínio resolva, pela minha experiência, não sei não... Acima de tudo espero que consiga resolver a questão rapidamente, é de facto preocupante.
  18.  # 18

Não é propriamente preocupante. è uma junta, é suposto estar aberta. Se está a aumentar de dia para dia ao longo dos anos, ai o caso é diferente, mas muito pouco provável pelas situações indicadas e também como o Paramonte constatou, o tubo em PVC continua intacto e estando fixo a ambas as paredes deveria partir caso houvesse afastamento constante, ou então irá partir brevemente. A única coisa "preocupante" é a figura 2 porque ao que parece alguém tapou a junta indevidamente, "sabe-se lá porque". Neste caso deve-se "cair" em cima da pessoa que fez tal "estrago", e obriga-lo a compor a junta conforme eu indiquei no post #14 ou equivalente (poderá ser apenas posto um perfil dobrável do tipo que se utiliza nos sistemas ETICs para as juntas de dilatação).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
  19.  # 19

Hehe, compreendo que para os entendidos na matéria seja apenas uma junta e que seja suposto estar aberta, de facto sou leiga nestas coisas, mas se fosse na minha arrecadação também eu ficava assustada! =0) De qualquer forma é reconfortante saber que poderá ser um problema de solução fácil.
  20.  # 20

Ok agradeço os comentários e passo a explicar. As fotos foram tiradas ontem de telemóvel na mão. Apesar de Nao ser muito entendida nesta matéria posso assegurar que esta situação é tudo menos normal. A fenda aumenta cada vez mais tanto que já cabe a minha mão dentro e consigo tocar na parede do interior. No verão passado esta fenda Nao estava assim. Esta fenda vai desde o tecto (como podem ver na primeira foto) e atravessa a parede e todo o o chão da garagem e só termina do outro lado da garagem no cimo da parede. É como se o Edificio estivesse a ser partido ao meio!!! Nao posso aceitar isto como uma situação normal porque ninguém anda com fendas deste tamanho mesmo k hajam mudanças de temperatura. O condomínio disse pra eu reclamar junto do construtor pra eles arranjarem. 
    Nao sei mesmo o que faca pois Nao sem a quem assumir responsabilidades e Nao devo ser eu a lesada com uma trapalhada de trabalho mal feito da parte deles. Se fosse pra eu me mexer com isto quanto iria gastar ?

0.0221 seg. NEW