Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Como muitos sabem estou prestes a contratar a remodelação dos telhados de uma casa que estou a recuperar. Numa parte da casa vai ter que levar vigas com cerca de 9 metros, que segundo me informaram na estancia de madeiras, terão que ser de madeira "verde" porque só fazem estes comprimentos "por encomenda". Sei que normalmente as madeiras devem secar pelo menos 2 meses. O construtor, que é o que mais telhados faz na zona e tem mais de 70 anos, diz que é normal e que se montam as vigas o mais rapido possivel e depois se escoram por baixo para não vergarem. Deste modo secam já no telhado e não ha o risco de empenar. A madeira é pinho.

Alguém tem experiencia desta "manobra"? Será que não vão depois ficar todas tortas?

Outra questão prende-se com a secção das vigas. Nessa parte da casa a largura é aprox. 9 metros e o comprimento aprox. 10 metros. O plano é colocar 2 asnas de modo a dividir o telhado em 3, sendo os "topos" do telhado assentes nas paredes laterais. Deste modo o vão entre asnas e entre asna/parede é de cerca de 3,5 metros. Qual a secção recomendada para as vigas de 9 metros e para as vigas de ligação entre asnas?
    (espero estar a explicar-me bem porque não estou muito dentro destes termos)

Obrigado
  2.  # 2

Nestes casos, existem as vigas em lamelado colado, que para esse vão não terá problemas. O senão é o preço, pois torna-se mais caro, mas já não tem o problema do empeno proveniente da secagem da madeira já com os esforços aplicados.
    Encontra estas vigas até 12 ml , com várias secções.
    Se quiser pode dar uma saltada a este link, para ver a terminologia
    http://www.ebanataw.com.br/roberto/telhado/index.php

Leitão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  3.  # 3

Bom dia,

Obrigado pela dica, o site é optimo. Os brasileiros têm muitos sites explicativos para que toda a gente possa fazer as coisas...

Um outro construtor já me tinha proposto essas vigas em lamelado (que ainda por cima, segundo ele, é resistente ao bicho), mas esse construtor tem depois interesses com o fornecedor de madeira e quer colocar o resto da casa em casquinha. O resultado é um preço incomportável.
    Este, por outro lado, cobra o trabalho e eu compro o material. Indicou-me uma serração que tem madeira de pinho "normal" que sai a 1/3 do preço e mesmo tratada em autoclave o preço é 1/2. E assim fazem o transporte de tudo até ao local.
    Será que se comprar a madeira tratada também corre o risco de empenar?

Alguém me pode dar uma ideia das secções? ele está a propor 22x12 para as vigas de 9 metros e 20x12 para as outras

Obrigado
  4.  # 4

22x12 acho curto para 9m de vão... ainda por cima madeira sem ser lamelada.
    Também desconheço a area de influência sobre essas vigas e o peso total do sistema de cobertura. Isso tem de ser calculado...arrisca-se a haver deformação considerável.(flecha a longo prazo) que comprometerá o sistema de cobertura.
  5.  # 5

Colocado por: TenazesUm outro construtor já me tinha proposto essas vigas em lamelado (que ainda por cima, segundo ele, é resistente ao bicho), mas esse construtor tem depois interesses com o fornecedor de madeira e quer colocar o resto da casa em casquinha. O resultado é um preço incomportável.
    Se o construtor tem interesses com o fornecedor, o normal é ter um preço mais em conta.
    Se não pretende madeira de Pinus Silvestris (pinheiro casquinha), por ser cara, diga ao construtor que prefere a de Pinus Pinaster (pinheiro bravo).
    Mas lembre-se que a madeira de casquinha é muito melhor que a de pinheiro bravo.

A madeira lamelada-colada tem mais vantagens: maior resistência ao fogo, bom comportamento à acção de fumos e de emanações corrosivas de produtos químicos. Há várias piscinas públicas recentes em Portugal nas quais a estrutura da cobertura é em enormes vigas de madeira lamelada.

Uma viga com 9m, se fosse em vigota pré-esforçada, teria de ser tarugada.
    Sendo em madeira, depende da forma das asnas (com ou sem pendural, diagonais e linha, etc.).
  6.  # 6

A secção de 22x12... não estava a considerar a execução de qq asna.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  7.  # 7

Boa tarde

Obrigado pelos vossos comentários. Nada como ter mais opiniões de quem sabe...
    Efectivamente no vão de 9 metros, as vigas propostas têm a secção 22x12, mas com execução de asnas com pendural. O comprimento do telhado é cerca de 10 metros. O plano é colocar 2 asnas de modo a dividir o telhado em 3, sendo os "topos" do telhado assentes nas paredes laterais. Deste modo o vão entre asnas e entre asna/parede é de cerca de 3,5 metros. Para este vão propõem vigas de 20x12 ou 20x10.
    Que acham disto?

A nivel de madeiras talvez uma solução boa fosse ir para a lamelada nas vigas de 9 metros e fazer o resto em pinho nacional com tratamento em autoclave. Pelo que vi de preços fica mais em conta que a casquinha. Ou será que os preços da casquinha que me estão a dar são exagerados? A proposta é para casquinha vermelha por ser mais resistente.
    Dizem também que a lamelada é altamente resistente ao bicho da madeira, será verdade?

Obrigado
  8.  # 8

Se é para execução de asnas. Essa secção parece-me bem.
  9.  # 9

boas futuramente vou reconstruir uma casa antiga em xistocasa xisto e tenho de recosntruir o telhado e nao sei que tipo de madeira utilizar a que me falaram foi castanheiro mas pode-se aplicar o castanheiro verde no telhado como vigas?

obg. cups
  10.  # 10

Colocado por: agneloptboas futuramente vou reconstruir uma casa antiga em xistoe tenho de recosntruir o telhado e nao sei que tipo de madeira utilizar a que me falaram foi castanheiro mas pode-se aplicar o castanheiro verde no telhado como vigas?

obg. cups

parece ter pouco vão, 4 metros?
    pode ir para o pinho e em principio fica mais em conta.
    • fav
    • 15 julho 2011

# 11

Tenho o contacto de um vendedor de madeira, no Algarve, se esta interessado diga.
    Têm madeira pat varias secções até 13 metros de cumprimento.
    FAV.

0.0111 seg. NEW