Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde

este inverno aconteceu que apareceu bolor, tipo pó branco, nos tectos de todos os armários e roupeiros...nas paredes e tectos não tive ...como tive em casa durante o inverno sempre k o tempo dava para isso arejava a casa de forma a fazer "corrente ar"...porque terá aparecido nos tectos, tanto no 1º andar como no r/c...costumo abrir as portas dos armários...alguem faz idéia? queria previnir p o próximo inverno

obrigada
  2.  # 2

alguem pode dar umas dicas?
    será mais correcto abrir os armários ou mantê-los fechados para evitar esta situação?

obrigada
  3.  # 3

Se calhar já é muito tarde para umas fotos?XD Mas problemas de humidade normalmente gerem fungos com tonalidades escuras. Esse pó branco poderá não estar relacionado com problema de humidades. Costuma ter naftalina ou algum produto do género dentro dos armários? (não sei se estes produtos podem trazer qualquer problema, mas se esta situação ocorre apenas nos armário e roupeiros, poderá ter haver com algum produto que é apenas usado nesses mesmos).
  4.  # 4

Colocado por: kugu_eluSe calhar já é muito tarde para umas fotos?XD Mas problemas de humidade normalmente gerem fungos com tonalidades escuras. Esse pó branco poderá não estar relacionado com problema de humidades. Costuma ter naftalina ou algum produto do género dentro dos armários? (não sei se estes produtos podem trazer qualquer problema, mas se esta situação ocorre apenas nos armário e roupeiros, poderá ter haver com algum produto que é apenas usado nesses mesmos).

sim fotos não dá, porque quando me apercebi limpei logo com 1 pano seco

nafetalina não tenho mas em uns armários tenho pau de giz que me disseram absorver a humidade...mas na maioria não tenho nada e aconteceu em todos...se tivesse em todos talvez fosse isso agora assim não tem a ver...~uns são no r/c outros no 1º andar etc

obrigada
  5.  # 5

Pois, sendo assim, falta saber qual o material dos tectos, e se este é comum apenas aos mesmos armários. O problema está em ser um "pó branco" a usual mancha escura típica das humidades. Poderá ser o material a decompor-se, ou ter algum fungo/bolor.
    Abrir os armários enquanto ventila a casa, no meu ver, ajuda a evitar humidade nos mesmos. Só mais uma pergunta, Nos locais onde tem o giz, esse mesmo giz teve esse problema? ou seja, esse pó branco também apareceu no giz?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisca74
  6.  # 6

Colocado por: kugu_eluPois, sendo assim, falta saber qual o material dos tectos, e se este é comum apenas aos mesmos armários. O problema está em ser um "pó branco" a usual mancha escura típica das humidades. Poderá ser o material a decompor-se, ou ter algum fungo/bolor.
    Abrir os armários enquanto ventila a casa, no meu ver, ajuda a evitar humidade nos mesmos. Só mais uma pergunta, Nos locais onde tem o giz, esse mesmo giz teve esse problema? ou seja, esse pó branco também apareceu no giz?

o giz está intacto, já pensei deitar fora porque acho que não serve para nada

esqueci-me de referir que tambem apareceu nas tampas das cxs de estore e penso que o material é todo o mesmo, dá para envernizar mas no meio não é madeira..sabe a que me refiro?, os tectos dos roupeiros tambem são disso e dos restantes armários penso que tambem

quando me refiro aos tectos são os dos armários

obrigada
  7.  # 7

Então eu diria que o problema está mesmo no material. Não conheço-o não podendo dar uma causa concreta do porque, talvez seja um material muito poroso propicio a absorver vapor de água, ou pode ser descomposição orgânica...... No entanto, penso que talvez com um produto protector antifúngico consiga resolver o caso.
  8.  # 8

obrigada pela sua disponibilidade

vou tirar uma foto a ver se ajuda a identificar, e se consigo perceber a causa, tendo em conta que apareceu em todas as tampas de cxs estore das diversas divisões
  9.  # 9

O que é que está por trás dos armarios?
  10.  # 10

Colocado por: pc saldanhaO que é que está por trás dos armarios?

no louceiro por ex é a parede, mas não teve bolor
    os roupeiros não são forrados, as traseiras é parede e não teve bolor
    na tampa da cx de estores não sei...mas posso tirar uma tampa e ver..
  11.  # 11

Colocado por: francisca74

no louceiro por ex é a parede, mas não teve bolor
    os roupeiros não são forrados, as traseiras é parede e não teve bolor
    na tampa da cx de estores não sei...mas posso tirar uma tampa e ver..

Que paredes tem?Estuque tradicional?
  12.  # 12

Na parede do roupeiro que divisão está.
  13.  # 13

pc saldanha,
    pelo que a francisca74 disse, isto não é um problema pontual, acontece em todos os armários e até nos tampos das caixas de estore. Apareceu nestes sítios e são todos do mesmo material...Logo o problema deve estar no material, já que este se encontra em locais distintos, e foi apenas neste material onde apareceram os ditos bolores.
  14.  # 14

Bom dia

só hoje consegui tirar as fotos de alguns dos locais com madeira onde apareceram os tais bolores

p material pareceme todo igual, o que de ve variar é o acabento e os dos roupeiros parecem estar ao natural mesmo...

das comodas nem tirwei foto pois vi que o material da traseira é platex..., ganhou tb bolor e até parece um pouco "ondulado", atrás dos quadros tb tinha umas manchas de bolor, como ando sempre arejar a casa não percebo porque aconteceu...este ano como tinha um recem nascido aquecido a casa de inverno...mas lembro que nas paredes e tectos não houve bolor

esta foto é do louceiro da sala refeições
      12.jpg
  15.  # 15

esta é da tampa cx estores
      22.jpg
  16.  # 16

esta do interior do roupeiro
      32.jpg
    •  
      FD
    • 18 julho 2011

# 17

Não parece relacionado com humidade.
    Poderá ter sido um esporo qualquer que se desenvolve na madeira?
    Concordam com este comentário: kuGu_eLu
  17.  # 18

Colocado por: FDNão parece relacionado com humidade.
    Poderá ter sido um esporo qualquer que se desenvolve na madeira?

será? e acontecia por toda a casa? é que todas as cxs estore tiveram um pouco, todos roupeiros...
    e o que posso fazer para evitar que volte acontecer? aplicar algum produto?

obrigada
  18.  # 19

Sim, talvez um antifúngico para interiores, não sei s existe, convém sempre verificar a compatibilidade e emissão de gases.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisca74
    •  
      FD
    • 18 julho 2011

# 20

Colocado por: francisca74será? e acontecia por toda a casa?

Se o esporo circulou pela casa toda não vejo razão para não ter acontecido assim.

Colocado por: francisca74e o que posso fazer para evitar que volte acontecer? aplicar algum produto?

Isso já vai depender do que é... mas, não faço ideia como prevenir/impedir.

0.0169 seg. NEW